Tempo de leitura: 4 minutos
Se tem um alimento que causa controvérsia é o jiló! Ainda que ele esteja muito presente nos pratos dos brasileiros, há quem não coma de jeito nenhum! Porém, quando se trata dos animais, é difícil saber o que eles podem ou não comer. Por exemplo, será que periquito pode comer jiló?
Quando se tem um pet em casa, é normal que o tutor queira alimentar seu bichinho de estimação com comidas além das convencionais – a ração e as sementes. Além da ave gostar de provar novos sabores, alguns alimentos fazem tão bem para as pessoas quanto para os animais.
Não é todo alimento que pode ser oferecido para nossos filhos de penas. Felizmente, o periquito pode comer jiló e outros alimentos e usufruir das propriedades benéficas para a sua saúde. Confira mais sobre esse assunto!
Benefícios do jiló para o periquito
O jiló pode estar presente na alimentação das aves, como os periquitos, e contribuir para uma boa digestão. Ele proporciona uma maior absorção de nutrientes a serem aproveitados pelo organismo, melhorando sua saúde.
Outro benefício do jiló para periquitos é melhorar as funções do coração e da visão, devido às vitaminas e minerais contidos nesse vegetal. Veja as principais a seguir.
Vitamina A
É muito importante que na comida para periquito a vitamina A esteja presente em abundância. Isso porque esse nutriente ajuda a prevenir de um modo geral uma variedade de doenças, pois é um excelente antioxidante.
Os antioxidantes melhoram o funcionamento das células de todo o corpo, prevenindo o envelhecimento e combatendo os radicais livres. Essa ação aumenta a imunidade das aves, diminuindo os riscos de doenças, além de contribuir para a saúde dos olhos.
Vitamina B
A vitamina B é conhecida como complexo B, pois existem algumas variações desse nutriente contido nos alimentos, como:
- vitamina B1 (tiamina);
- vitamina B2 (riboflavina);
- vitamina B3 (niacina);
- vitamina B5 (ácido pantotênico);
- vitamina B6 (piridoxina);
- vitamina B7 (biotina);
- vitamina B9 (ácido fólico);
- vitamina B12 (cobalamina).
As vitaminas do complexo B executam uma variedade de funções e proporcionam muitos benefícios ao corpo, como a ação antioxidante (assim como a vitamina A). Eles ainda atuam na saúde do intestino, sistema nervoso e imunológico.
Outro ponto positivo do complexo B é sua atuação na produção de glóbulos vermelhos do sangue. O periquito pode comer jiló e se beneficiar das suas propriedades, como a prevenção da anemia.
Vitamina C
A vitamina C contida no jiló é muito importante para a saúde dos periquitos. Essa vitamina aumenta a absorção de ferro e outros minerais pelo organismo, além de possuir propriedades antioxidantes.
Cálcio
Um dos principais benefícios do cálcio é proteger a saúde dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes. Além disso, ajuda a melhorar a função do músculo do coração, o miocárdio, ajudando na contração e no relaxamento do órgão.
Ferro
O jiló é rico em ferro, fundamental para auxiliar no transporte de oxigênio do sangue. Ele faz parte da hemoglobina, proteína responsável por carregar o oxigênio para todo o corpo.
O ferro é um mineral que deve estar presente nos alimentos para periquitos, pois contribui positivamente para o funcionamento cerebral, muscular e digestivo e ainda evita alguns tipos de anemias.
Potássio
Uma das principais funções do potássio é auxiliar na formação e recuperação da massa muscular. Participa da condução dos impulsos nervosos, importantes para o funcionamento dos órgãos. Também melhora a circulação sanguínea e o metabolismo celular.
Outros alimentos que pequito pode comer
Como vimos, o jiló é um alimento muito nutritivo e traz diversos benefícios para a saúde da ave, mas é muito importante manter uma dieta equilibrada para o correto funcionamento do organismo. Veja outros alimentos que periquitos podem comer:
- banana;
- berinjela;
- cenoura;
- chicória;
- couve;
- espinafre;
- frutas vermelhas;
- laranja;
- melão;
- melancia;
- mamão;
- pêssego (sem semente).
As frutas e verduras oferecidas aos periquitos, além de serem fonte de vitaminas e sais minerais, auxiliam na hidratação por conterem água (principalmente em dias mais quentes). Além disso, são excelentes em proporcionar o enriquecimento ambiental, fornecendo um momento de descontração e bem-estar da ave.
Como oferecer alimentos para os periquitos?
Mesmo que muito nutritivas e naturais, as frutas e vegetais devem ser oferecidos com moderação. Uma boa opção é alternar ao longo dos dias da semana e variar entre elas. Dessa maneira, a ave terá acesso a uma gama maior de nutrientes, além de experimentar sabores e texturas atrativas a cada dia.
É importante higienizar os alimentos. Se necessário, retire a casca e as sementes. Tenha cautela quanto à quantidade. Uma dieta balanceada não é composta somente por frutas e verduras, mas também por ração, sementes e grãos. Por isso, é importante ofertar a dieta própria para o periquito e acrescentar os vegetais no dia a dia.
Alimentos proibidos para periquito
Já sabemos o que periquito come, mas tão importante quanto isso é conhecer também os alimentos que fazem mal à saúde da ave. Para evitar acidentes, confira quais são eles:
- alface;
- abacate;
- café;
- cebola;
- chás;
- cogumelos;
- leite e derivados;
- carne e derivados cárneos;
- limão e frutas mais ácidas;
- embutidos;
- açúcares em geral;
- produtos industrializados;
- alimentos gorduroso;
- frituras e condimentos.
Para ter uma saúde melhor, o periquito pode comer jiló e muitos outros vegetais, mas é importante estar atento ao que pode prejudicar sua saúde. No site da Petz, você encontra alimentação adequada para sua ave e muitas outras informações.