Pular para o conteúdo

Como determinar a idade do seu gatinho

  • por

Pode ser que você tenha se tornado tutor e não saiba a idade do gato. É normal, já que isso pode ser difícil de definir. Determinar quantos anos tem o seu bichano pode proporcionar mais qualidade de vida para ele, já que você sabe o que oferecer em cada etapa da vida. 

O veterinário será o seu melhor parceiro para determinar a idade de um gato, bem como para assegurar ao seu bichano saúde, qualidade de vida e longevidade.

Continue a leitura do conteúdo para saber como identificar a idade do seu bichano e como as partes do corpo dele podem ajudar nessa tarefa. Confira! 

Quantos anos vive um gato? 

A longevidade de um gato depende de alguns fatores essenciais que envolvem a qualidade de vida do peludo ao longo dos anos. 

Exercícios físicos regulares, boa alimentação, estímulos mentais e enriquecimento ambiental são circunstâncias que vão influenciar na idade que o felino pode chegar. 

De modo geral, gatos vivem entre 14 e 20 anos. Porém, como dissemos, esse período pode se estender ou encurtar de acordo com rotina de vida levada pelo animal 

Fases da vida de um gato

Assim como os humanos, os gatinhos apresentam fases ao longo da vida. Cada uma delas corresponde à faixa etária do bichano, assim como as suas necessidades e mudanças corporais. 

1ª fase: filhote | 0 a 12 meses

É o início da vida desses bichinhos. Nesse período, eles ainda estão descobrindo o próprio corpo, os dentinhos de leite começam a nascer, as orelhas começam a tomar forma e o gato começa a se conscientizar do próprio espaço e também do seu instinto de caça. 

2ª fase: adolescência | 1 a 2 anos

A partir do momento que passam a infância e entram na adolescência, é comum os gatos já serem bastante autônomos, além de terem bastante energia para caçar, brincar, correr e receber carinho. A mudança física mais evidente nessa etapa é o início do tártaro nos dentes. 

3ª fase: adulto | 3 a 6 anos

O tártaro, nesse momento, já toma boa parte da dentição dos felinos, o que exige dos tutores muita atenção e cuidado com a saúde bucal dos animais, a fim evitar a queda dos dentes na velhice. 

Foto de um gato adulto na caminha
Gatos têm um crescimento acelerado ao longo da vida. 

4ª fase: maduro | 7 a 10 anos

A cor da gengiva passa por pequenas mudanças, assim como há uma tendência ao tártaro em todos os dentinhos. Os cuidados com a saúde bucal nesse momento já não são suficientes. Ao chegar perto da velhice, cuidados com a alimentação, musculatura e hidratação são fundamentais. 

5ª fase: sênior | 11 a 14 anos

A idade de gatos nessa etapa da vida já pode se enquadrar na velhice, e por isso merece cuidados especiais, visando manter uma boa qualidade de vida. A ração já deve ser específica para a idade, assim como os brinquedos e o ambiente que o gato vive. 

6ª fase: super sênior | 15+

Gatinhos que chegam na super senioridade já são idosos e apresentam vários problemas característicos da idade, como dificuldade de se locomover, perda no interesse em brincadeiras e uma forte tendência ao ócio. 

Gatos mais velhos do mundo

É possível um gatinho ultrapassar a média de idade prevista para a espécie? Sim! Apesar de raro, existem pelo mundo vários bichanos que contrariaram as estatísticas e viveram muito além do esperado. 

Veja os 10 gatos mais velhos já registrado pelo mundo: 

Nome Idade Raça País
Creme Puff 38 anos e 3 dias Gato malhado misto Estados Unidos
Baby 38 anos Gato preto Estados Unidos
Puss 36 anos e 1 dia Gato malhado Reino Unido
Ma 34 anos e 5 meses Gato malhado Reino Unido
Grandpa Rexs Allen 34 anos e 2 meses Sphynx–Devon rex Estados Unidos
Sarah 33 anos e 6 meses Nova Zelândia
Miez Maz 33 anos Suíça
Sasha 33 anos Gato escama de tartaruga Reino Unido
Rubble 31 anos e 2 meses Maine Coon Reino Unido
10º Nutmeg  31 anos Gato malhado Reino Unido

Como determinar a idade do meu gato? 

Um exame veterinário completo de todo o corpo do gato geralmente ajuda a determinar sua idade aproximada. Entretanto, os veterinários tendem a olhar para algumas partes do corpo ao tentar estimar a idade do gato. 

Dentes

Os primeiros dentes de leite de um gato surgem entre 2 e 4 semanas. A dentição permanente se desenvolve acima dos dentes de leite, quando o gatinho tem 3 ou 4 meses de idade, que é o momento que começam a deslocar os dentes de leite (também chamados de dentes decíduos). 

Normalmente, todos os dentes adultos estão no lugar por volta dos 6 meses de idade.

Em gatos mais velhos, a quantidade de manchas ou tártaro também é um indicador da idade. No entanto, se esse bichinho foi cuidado com a prática de higiene bucal, o tártaro pode não ser um bom indicador. 

Foto de um gatinho mostrando os dentes
Os dentes do bichano podem revelar a sua idade. 

Tamanho

Até os gatos terem cerca de 4 a 6 meses de idade, uma boa regra é que eles ganham meio quilo a cada mês. Então, um filhote de 1kg tem aproximadamente 2 meses, um gatinho de 2 kg tem 4 meses e assim por diante.

No entanto, se o gato estiver com a saúde debilitada, o peso não poderá ser um indicador confiável.

Maturidade Sexual

Os gatos machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5 meses. Os sinais de puberdade incluem a pulverização territorial e os testículos que ficam mais proeminentes.

As gatas terão seu primeiro cio em algum momento entre os 5 e 12 meses, podendo haver alguma variação se caso estiver com peso acima ou abaixo. 

Os sinais do cio são bem visíveis: a gatinha irá ficar muito ativa e vocalizando muito mais. Inclusive, a fêmea pode engravidar e dar à luz por volta dos 7 meses e meio de idade.

O que pode impedir a verificação de idade em uma gatinha é se caso ela seja castrada, o que é uma prática muito comum hoje em dia. A esterilização logo quando filhote ajuda não só a prevenir a gravidez precoce (que é mais difícil tanto para as mães quanto para os gatinhos), mas a cirurgia em si é considerada mais fácil para os gatos em idade mais jovem.

Pelagem

O pelo de um filhote é fino e macio, como os pelinhos de um bebê. Porém, à medida que o gato envelhece, sua pelagem fica mais espessa e áspera. Ele também pode mudar de cor, tornando-se mais escuro ou mais claro.

Quando um gato atinge o status de idoso, ele pode até desenvolver manchas de pelos brancos ou grisalhos, assim como os humanos fazem com o envelhecimento. Embora não seja uma garantia de idade, as alterações na pelagem ajudam o veterinário a determinar a idade do bichano.

Além disso, o quão bem um gato se cuida pode ajudar a indicar a idade do gato. Os gatos são criaturas incrivelmente limpas, mas um gato mais velho pode não ser tão cuidadoso quando atinge uma idade avançada.

Olhos

Gatos filhotes ou mais novinhos ​​possuem olhos muito límpidos e brilhantes, sem evidência de lacrimejamento ou secreção.

A maior parte dos felinos em idade avançada, porém, podem desenvolver uma aparência turva de seus olhos, incluindo lacrimejamento e/ou secreção. Isso geralmente não acontece até que o gato tenha pelo menos 10 anos de idade.

Foto de um gato de olhos verdes
Os olhos do gato dizem muito sobre a sua saúde, aparência e idade. 

Vale ressaltar que determinar a idade de um gato sem saber sua história é realmente um jogo de adivinhação.

Podem ser analisados os olhos e os dentes do gato, fazer exames de sangue e ver como diferentes órgãos estão funcionando, ouvir o coração e até medir músculos e gordura. Entretanto não há um atributo específico que nos permita dizer com segurança a idade do felino. 

Idade do gato em comparação aos humanos

Afinal, é possível comparar a idade de gatos para humanos? Apesar de não ter comprovação científica, existe um método muito utilizado por veterinários e profissionais da medicina veterinária e da biologia. 

O gato tem um crescimento muito rápido nos primeiros 2 anos de vida. Os 12 meses iniciais, por exemplo, correspondem a 14 anos dos humanos. O período dos 12 aos 18 meses condiz com mais 10 anos de vida humana. 

Portanto, 24 anos da idade humana representam somente 24 meses da vida de um gato. A partir dessa etapa, a cada ano de vida do bichano soma-se mais 4 anos da idade dos humanos. 

Entenda melhor como fazer a conta da idade dos gatos na tabela abaixo: 

Idade do gato Idade humana
3 anos 28 anos
4 anos 32 anos
5 anos 36 anos
6 anos 40 anos
7 anos 44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos
10 anos 56 anos
11 anos 60 anos
12 anos 64 anos
13 anos 68 anos
14 anos 72 anos
15 anos 76 anos

Dicas para o gato ter uma vida longa e saudável

Independentemente da idade do seu gato, há muitas maneiras de ajudá-lo a se manter saudável e feliz. Para viver bastante, o bichano precisa que suas necessidades básicas sejam supridas e, acima de tudo, receba todo carinho dos seus tutores

Por isso, invista em uma alimentação de qualidade e que supra todas as carências nutricionais do seu peludinho. Rações Premium e Super Premium são alternativas saudáveis e completas. 

A castração é fundamental para que ele viva bastante. O método é capaz de diminuir as chances de doenças futuras e melhorar a qualidade de vida do pet. O procedimento é extremamente seguro e recomendado pelos profissionais da área. 

Aposte também no enriquecimento ambiental do gatinho e permita que seus estímulos naturais sejam supridos. Bolinhas, arranhadores, mordedores e brinquedos interativos podem proporcionar melhora na saúde física e mental do pet.

O pet shop online da Tudo de Bicho tem tudo que o seu gatinho precisa para se divertir! Basta clicar no banner abaixo e escolher o melhor brinquedo para as aventuras do bichano. Assim, você oferece mais qualidade e longevidade para ele. Te esperamos por lá! 😸

banner produtos para gatos

Author: Sarah

Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.

Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.

Vamos juntos saber mais sobre os cuidados com os nossos bichinhos?


2.75 avg. rating (59% score) – 4 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *