Pular para o conteúdo

como escolher o modelo ideal?

  • por

Um portão para cachorro pode ser um excelente investimento para tutores que se preocupam com a segurança e bem-estar dos seus amigos peludos. O acessório pode ser útil para delimitar o espaço do pet dentro da casa e evitar que acidentes aconteçam. 

Essa necessidade pode aumentar quando há cãezinhos bagunceiros ou filhotes que ainda não têm tanta noção de espaço. Porém, o investimento nesse item vai além: é uma forma de cuidado, deixando claro que aquele espaço é seguro para ele ficar. 

Pode parecer um desafio, mas escolher um portão para cachorro é mais fácil do que você imagina. Nós explicamos tudinho no post. Confira! 🐶

Vantagens do portão para cachorro 

Você já deve saber o quanto o território é parte importante na vida dos cachorros. Eles são seres que evoluíram dos lobos, animais extremamente territorialistas e que dependem do próprio espaço para conseguir sobreviver. 

Quando esse território não é demarcado, é comum que eles possam se sentir perdidos e estressados. Essa insegurança vai ocasionar diversos problemas, como latidos em excesso, comportamento destruidor, necessidades fisiológicas espalhadas pela casa, entre outros contratempos. 

O portão para cachorro pode colaborar para que o cão se sinta mais dono do espaço e, consequentemente, mais feliz e parte da família

Adaptar o cão que acabou de chegar

Se o pet acabou de chegar na sua casa, é natural que ele se sinta perdido, sem saber muito bem em qual lugar deve dormir, fazer suas necessidades ou comer. Ao delimitar um espaço com a grade de um portãozinho, essa tarefa se torna mais fácil.

Foto de cachorro destruindo papel higiênico
Cãezinhos recém-chegados tendem a se sentir mais perdidos e solitários. 

Por ser um espaço mais reduzido e cercado por todas as partes, o cão se sente mais seguro e corajoso, sabendo exatamente o ambiente que deve ficar. 

Saiba que não será do dia para a noite que ele vai se habituar, ou seja, é um processo que leva tempo e persistência. 

Evitar acidentes

Um cachorro que anda muito solto pelo ambiente pode ser um risco para si e para as outras pessoas da casa, principalmente para crianças. Acidentes com objetos pontiagudos, itens de cozinha, brinquedos e eletrodomésticos são mais comuns do que você imagina. 

Restringir o espaço ao pet permite que você tenha o total controle do que ele tem acesso, onde vai brincar, dormir e comer. Além disso, você ganha mais tranquilidade por saber que seu pet ficará bem e em segurança no espaço que foi reservado para ele. 

Proteger cachorros filhote

Filhotes são exploradores, ativos, brincalhões e não abrem mão de uma bagunça. Toda essa fofura tem um preço, é claro: eles podem acabar se machucando, engolindo objetos e indo a áreas perigosas da casa, como escadas, cozinha e banheiro. 

Por essa razão, torna-se fundamental reduzir o espaço para manter o controle do ambiente e preservar pela segurança deles. Quando são incentivados logo cedo a um ambiente restrito podem se tornar cães mais conscientes do próprio espaço e menos bagunceiros. 

Isolar estímulos externos

Alguns cachorros têm grande dificuldade para lidar com estímulos externos, como pessoas passando na frente do portão, cachorros vizinhos latindo, barulhos de carro, moto ou sirenes. Lidar com essas situações só deixam o cão mais nervoso, estressado e inseguro. 

A melhor saída em casos como esse é aderir ao portão, isolando o cão desses fatores externos. 

Tipos de portões para cachorro

Existem muitos modelos de portões para aplicar na sua casa. As chamadas “grades” são opções viáveis financeiramente e superpráticas para instalação em qualquer cômodo. 

Grade de Porta Mascotito

Sua fixação é feita sob pressão, sem a necessidade de parafusar nenhuma das partes do portão. É fácil de montar e totalmente ajustável, pois vem com um extensor de 10 cm junto, possibilitando que você modele e deixe o acessório bem firme. É um típico portão expansivo para cachorro. 

Itens inclusos Portão + extensor
Altura do portão 75 cm
Comprimento do portão 70 cm 
Comprimento do extensor 10 cm
Foto de modelo de portão para cachorro da marca Mascotito
botão para portão para cachorro da marca mascotito

Kit Grade de Porta Plus Preto Tubline

O produto é bem leve, resistente e consegue ser fixado em qualquer lugar da casa. Na cor preta, esse kit conta com dois extensores para ajustar o portão na medida certa e evitar que seu cãozinho consiga pular.  Além do mais, possui um sistema de abre e fecha, reforçando ainda mais a segurança. 

Itens inclusos Portão + 2 (dois) extensores
Altura do portão 75 cm
Comprimento do portão 70 cm 
Comprimento do extensor 10 cm / 20 cm
Foto de modelo de portão para cachorro da cor preta da marca Tubline
botão para portão para cachorro preto da marca tubline

Grade de Porta Plus Tubline

Se o seu pet é mais forte e agitado, vale a pena investir em um modelo mais firme e resistente. Este modelo Plus da Tubline é perfeito para esses casos e pode servir como um portão para cachorro de 1 metro tranquilamente. Leve, sólido e com tecnologia de abre e fecha, vai evitar que seu peludo derrube ou quebre a estrutura da grade. 

Itens inclusos Portão 
Altura do portão 85 cm
Comprimento do portão 70 cm 
Foto de modelo de portão para cachorro da cor branca da marca Tubline
botão para portão para cachorro da marca tubline

O que considerar na hora de escolher o portão ideal? 

A primeira coisa a se considerar é o porte do cão. Se ele for mais forte e robusto, vale a pena investir em um modelo de portão para cachorro grande, que realmente vai evitar que ele derrube a grade. Se o doguinho é menor e sem muita força física, os modelos mais comuns suprem tranquilamente as necessidades. 

O local de instalação também é outro aspecto que deve ser levado em consideração. Fixar o portão na parede, no batente da porta e na base de escadas pode ser bastante diferente na aderência do portão e nas medidas para instalação. 

O material conta bastante. O portão de ferro para cachorro realmente é o mais indicado para aguentar o tranco. 

Como treinar meu cachorro para usar o portão em casa?

Com muito adestramento e reforço positivo. Por isso, o ideal é iniciar essa prática logo quando o cachorro é filhote, dessa forma ele entende desde cedo a importância do próprio território e onde não deve perambular pela casa. 

Você pode oferecer um biscoitinho ao pet sempre que ele permanecer no local restrito ao portão. Outra dica é encher o ambiente de brinquedos e itens de apego do peludo, como bolinhas, roupas, meias e panos. 

Tenha em mente que não será nada fácil, mas com muito esforço e persistência, ele logo vai entender e respeitar o seu treinamento. 

É fácil fazer a instalação de portões para cachorro?

A maioria dos portões para cachorro são muito simples de montar e não vão exigir um nível alto de conhecimento em montagem de móveis. Os modelos atuais não demandam a instalação de parafusos, pois já contam com extensores totalmente moldáveis no momento de fixar o portão. 

Se mesmo assim surgirem dúvidas sobre essa instalação, é só assistir este vídeo do canal Maju Augusto Pet sobre como fazer a montagem do portão:  

Onde comprar portão para cachorro 

A resposta é simples: no pet shop online da Tudo de Bicho! A loja oferece diversos modelos de portões, grades, escadas e itens de segurança para o seu peludinho, pensando sempre no bem-estar do pet e também do tutor. 

Basta clicar no banner aqui embaixo e conferir todas as opções de portões no site. Esperamos você por lá! 

banner portão para cachorro

Author: Sarah

Publicitária, pedagoga, apaixonada pela vida e extremamente curiosa.

Leitora voraz de vários assuntos, vidrada em tecnologia e desbravadora do mundo pet.

Vamos juntos saber mais sobre os cuidados com os nossos bichinhos?


0.00 avg. rating (0% score) – 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *