Tempo de leitura: 4 minutos
Em determinadas épocas do ano, alguns alimentos estão mais presentes na mesa das pessoas. No Natal, é comum os tutores questionarem se gato pode comer uva-passa.
Cresce a busca por informações a respeito da saúde e da alimentação dos pets, incluindo a ingestão de comidas naturais. Apesar dos pets comerem principalmente ração, não é proibido dar alguns petiscos industrializados ou não, mas é preciso ficar atento aos alimentos que fazem mal para gatos.
Nenhum pai ou mãe de pet quer ver o filho de quatro patas doente! Vale ficar atento aos sinais que indicam um problema e evitá-lo. Ainda que frutas e legumes sejam ricos em vitaminas e sais minerais, a uva, incluindo a uva-passa, não pode fazer parte da dieta do gato. Entenda melhor, a seguir!
Características da uva-passa
A uva-passa é classificada como um fruto seco, obtido da desidratação. Esse processo mantém os nutrientes da fruta no estado natural, porém de uma forma mais concentrada.
É repleta de vitaminas do complexo B, A e C, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. O sabor ainda gera polêmicas, mas não se pode negar os benefícios para a saúde dos seres humanos. Por outro lado, gatos podem comer uvas e ter sérios problemas!
Por que gato não pode comer uva-passa?
Mesmo sendo um alimento natural, a uva é muito perigosa para o bichano. Ainda não se sabe qual componente da fruta causa danos à saúde do pet, mas animais que comem uva-passa podem desenvolver desde sintomas brandos até consequências mais sérias, como a insuficiência renal.
Sinais de alerta quando o gato come uva-passa
Caso o bigodudo tenha comido uva-passa por desconhecimento do tutor ou acidente, é necessário mantê-lo em observação. Os sintomas podem ser únicos e passageiros ou evoluir e comprometer a vida do pet. Confira os principais sintomas causados por um alimento tóxico para gatos:
- vômito;
- diarreia;
- falta de apetite;
- salivação intensa;
- deixar de água ou sentir sente muita sede e vomitar;
- sonolência e apatia;
- tremores;
- cólicas abdominais.
O pet pode apresentar um sintoma ou todos. A intensidade varia muito em cada bichano. Em geral, o animal que tem vômito, diarreia, não está se alimentando e ingerindo água fica desidratado, piorando o quadro clínico.
Em casos mais graves, além dos sintomas mencionados, o gato pode comer uva-passa e ter um quadro de insuficiência renal, ou seja, alteração e danos ao funcionamento do rim, o que pode levar o animalzinho a óbito.
Uva-passa sempre faz mal?
A uva-passa está entre as frutas que gatos não podem comer porque não é possível prever se um determinado animal vai passar mal ou não. Há pets que comem grande quantidade e não apresentam nenhum sintoma, já outros podem comer uma única unidade e desenvolver o quadro mais grave de intoxicação.
Por um consenso geral, quanto mais uva-passa o gato comer, maiores serão as chances dele passar mal. Sendo assim, não vale a pena expor o bigodudo a um risco desnecessário. É melhor escolher outros alimentos mais seguros para variar a dieta do bichano.
O que fazer se o gato comeu uva-passa?
Caso o pet tenha comido a uva-passa acidentalmente, procure ajuda do médico-veterinário antes de notar o primeiro sintoma. Em um primeiro atendimento, podem ser feitas lavagem estomacal ou indução ao vômito caso o pet tenha comido a uva recentemente.
Em alguns casos, podem ser realizados exames para analisar se os rins estão sofrendo algum prejuízo e instituir o tratamento para amenizar os sintomas. Em situações com risco de intoxicação, o pronto atendimento pode ser o diferencial que vai salvar a vida do bichano.
Outros alimentos que gato não pode comer
Geralmente, alimentos que gatos não podem comer levam a quadros de intoxicação, anemia, convulsões, gastroenterites e outros problemas. Veja os principais e não os ofereça em nenhuma hipótese para seu bigodudo:
- chocolate;
- café;
- carne e miúdos crus;
- ovo cru;
- qualquer tipo de comida temperada com alho e cebola;
- produtos enlatados, como sardinha e atum;
- doces;
- frituras.
Frutas que gato pode comer
Se o gato pode comer uva em mínimas quantidades e correr riscos, é melhor ter certeza sobre quais petiscos oferecer para ele. Felizmente, há muitas opções saudáveis para o gatinho:
- banana;
- maçã sem as sementes;
- pera;
- melão;
- melancia;
- morango.
Os cuidados com os petiscos para gatos são bem simples. Antes de oferecer, pergunte ao médico-veterinário ou consulte fontes confiáveis. Higiene bem, tire as sementes e corte em pequenos pedaços. Fique de olho na quantidade para evitar o sobrepeso do animal.
Se o gato pode comer uva-passa e adoecer, ela não deve ser oferecida. Entretanto, outras frutas e verduras agradam ao paladar do bichano. Para saber melhor como variar o cardápio alimentar do pet de forma segura, acesse o blog da Petz com dicas sobre a saúde e as preferências alimentares de cada espécie.