A Clínica Veterinária da PUC-Campinas, instalada no Campus II da Universidade, faz uma série de parcerias com a Prefeitura de Campinas (SP) e outras instituições que trabalham com animais. Além de atender animais do Bosque dos Jequitibás, que é do município, profissionais da clínica, junto a professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária, participam de campanhas de castração, de vacinação e de microchipagem de cães e gatos.
Agora, uma segunda unidade da clínica está funcionando na Avenida Iguatemi, 584, próxima ao Shopping Iguatemi, ampliando os serviços oferecidos pela Universidade e atendendo outra região do município.
A primeira clínica atende animais de moradores da comunidade externa, principalmente os da região do Campus II. São diversos serviços, como clínica geral, cirurgias e especialidades (oncologia, nefrologia, cardiologia, ortopedia, atendimento para animais silvestres, oftalmologia, neurologia, pneumologia e endocrinologia, entre outras).
A clínica também tem sala cirúrgica especializada para atendimento de animais de médio e grande porte, com espaço adequado e equipamentos para içá-los para as cirurgias. Além de cavalos e vacas, também estão sendo realizadas operações em animais selvagens.
Recentemente, foi realizada uma cirurgia em uma anta do Bosque dos Jequitibás, de Campinas. O animal, de nome Madalena, estava com um tumor no maxilar e com suspeita de estar prenha. Uma equipe, que contou com professores e estudantes do curso de Veterinária, além de profissionais externos, realizou a operação, que demorou cerca de duas horas.
Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Encontro debate inserção do veterinário na saúde pública
Pandemia elevou número de tutores em 30%
Documentário expõe comércio de peles de animais silvestres