Tempo de leitura: 4 minutos
Os gatos são animais que ficam bastante tempo dormindo e, muitas vezes, não respondem quando são chamados. Esse comportamento felino criou o mito de que eles não são apegados aos tutores. Afinal, será que gato tem sentimento?
Se você é tutor de um gatinho e convive com mais pessoas na mesma casa, já deve ter notado por quem ele é mais apegado. Geralmente, é aquele indivíduo a quem ele pede comida, por exemplo. Porém, também tem aquela pessoa que ele não chega muito perto.
Diante disso, será que podemos afirmar que o bichano sente algo por cada uma dessas pessoas? Ou apenas aprendeu como lidar com cada uma delas? Para entender se gato tem sentimento, continue lendo.
Emoção X sentimento
Antes de tudo, é preciso diferenciar emoção de sentimento. A emoção é uma sensação física provocada por um estímulo ambiental e pela experiência com esse estímulo. É algo que “mexe” com o ser vivo e produz uma reação imediata e rápida. Enquanto isso, o sentimento é algo duradouro.
Para entender melhor, vamos a um exemplo: você convive diariamente com uma pessoa do trabalho e gosta muito dela. Toda vez que ela se aproxima, seu coração palpita. O gostar é o sentimento, e o coração batendo mais forte, a emoção.
Sendo assim, as emoções são básicas e diretas, já os sentimentos são frutos de pensamentos e reflexões. As emoções, em geral, estão bem à vista, e os sentimentos, escondidos. Quando observamos a linguagem do rabo do gato, por exemplo, percebemos as emoções dele.
Como o gato sente?
Historicamente, os animais são vistos como seres que não eram capazes de sentir dor. Porém, no século 19, isso mudou, e eles foram reconhecidos como seres sencientes, ou seja, capazes de sentir algo de forma consciente.
Diante disso, é possível afirmar que gato tem sentimento. Talvez eles não sejam exatamente iguais aos nossos, mas os pets podem avaliar as ações próprias e as dos outros, tendo ciência das consequências e formulando sentimentos com algum grau de consciência.
Um estudo sobre os sentimentos dos gatos
Uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, provou que os gatos possuem os mesmos sentimentos em relação aos seus tutores do que as crianças têm em relação aos pais. Isso ajuda a entender um pouco o significado do comportamento de gatos.
A experiência feita com os bichanos foi exatamente a mesma feita com crianças: os animais e seus tutores eram colocados em uma sala em que eles nunca estiveram antes e que possuía câmeras para filmar seu comportamento.
Os tutores ficavam com os gatinhos, que tinham de três a oito meses, por dois minutos explorando a sala. Após esse tempo, as pessoas saíam do cômodo e se ausentavam por mais dois minutos. Depois, regressavam.
Um resultado surpreendente
Durante a ausência dos tutores, os gatos demonstraram sinais de ansiedade e vocalizaram bastante. Aos seu retorno, 64,3% deles acalmaram e voltaram a explorar a sala.
Os outros bichanos, que representavam 35,7% do grupo, ainda se mostravam ansiosos mesmo na presença do tutor. Eles se agarraram aos proprietários e ficaram hesitantes entre voltar a explorar ou ficar com o humano, demonstrando que o gato sente falta do dono.
A surpresa nesse estudo ficou por conta das porcentagens, que foram muito próximas às obtidas com o mesmo experimento com crianças humanas: 65% se acalmavam com o retorno dos pais, enquanto 35% ainda ficavam inseguras.
Mas o que isso tudo significa?
Significa que o gato tem sentimento! Claro que ainda são necessários muitos estudos para definir quais são eles e com qual profundidade existem. Por isso, quando o bichano estiver deitado olhando para você, pode ser admiração, afeto e até amor!
Sim, o gato tem sentimento pelo dono. Ele é menos dependente do que o cão, é verdade, mas demonstra seus sentimentos muitas vezes: quando se esfrega nas nossas pernas, ronrona e dá cabeçadas pedindo carinho.
Saiba se os gatos sentem saudades
Como saber os sentimentos dos gatos? Os bichanos, assim como os humanos, possuem memória de longo prazo. Assim, assimilam a rotina de sua vida com a dos seus humanos. Por isso, quando um familiar se ausenta, existem impactos em sua vida.
É bastante comum o relato de gatinhos que ficam à espera de seu tutor, na porta de casa, na hora em que é costume ele chegar. Quando ele chega, fica tagarelando e ronronando. Essa é uma demonstração de saudades e amor.
Como os gatos nos enxergam?
Um especialista em comportamento felino, John Bradshaw, da Bristol University, afirma que os gatos nos enxergam de um jeito bem diferente dos cães. Ele diz que o cão brinca com os humanos de forma distinta daquela brincadeira com os outros cachorros.
No entanto, quando vemos um bichano socializando com um humano, ele deixa a cauda no alto bem ereta, enrosca-se em nossas pernas, senta-se ao nosso lado e nos seduz: exatamente o que faz com outros gatos! Ou seja, ou ele não se adaptou socialmente ou nos vê como gatos grandes.
Sabendo que o gato tem sentimento por nós, fica muito difícil não amá-lo, não é mesmo? Como retribuição, visite uma loja da Petz e encontre muitos mimos para o bichano. Ele merece!