Tempo de leitura: 4 minutos
As classificações do mundo animal podem gerar algumas confusões. Por exemplo, você sabe o que são equinos, muares e asininos? Alguns termos ou palavras podem soar familiares, mas nem sempre compreendemos seu significado. Em outras situações, ainda, podemos associar a palavra a significados que não estão corretos.
Para entender o que são equinos, é mais simples relacionarmos o nome à espécie do animal. Para nunca mais esquecer, lembre-se de que os muares são os burros, e as mulas, os asininos, jumentos e jumentas. Por fim, os equinos englobam o cavalo e a égua. No mundo selvagem, a zebra também está entre os equinos.
Qual é a diferença entre os três?
O cavalo e o jumento (tanto macho quanto fêmea) são animais de espécies diferentes e capazes de se reproduzir. Quando há o cruzamento entre essas duas espécies, nascem animais híbridos, ou seja, que não são capazes de procriar. Veja a seguir:
- burro(a) ou mula: cruzamento da égua com o jumento;
- bardoto(a): cruzamento do cavalo com a jumenta.
A característica reprodutiva é um importante fator para diferenciar o que são equinos. Além disso, o cavalo e a égua possuem outras características visuais e anatômicas que os diferem do jumento e do burro.
Tipos de equinos
O cavalo faz parte da família Equidae, do gênero Equus. Diferenciamos essa espécie em cavalo selvagem (Equus ferus) e cavalo doméstico (Equus ferus caballus). Quanto às zebras, existem três espécies: Equus grevyi, Equus quagga e Equus zebra.
Os cavalos selvagens, assim como as zebras, vivem em bandos, são um pouco menores do que os cavalos domésticos e, por não terem contato próximo com os seres humanos, são agressivos. Os cavalos selvagens, diferentemente dos domésticos, estão em perigo de extinção.
Principais características dos cavalos
A domesticação do cavalo se iniciou por interesse dos seres humanos em usá-lo para ajudar no trabalho. Devido à sua extrema força (uma das principais características equinas), inicialmente, puxava carroças e servia como meio de transporte.
Com o passar dos anos e diversas seleções genéticas, o cavalo tornou-se um animal dócil, sociável e muito próximo às pessoas. Hoje em dia, além do trabalho, é usado para lazer e até mesmo companhia e terapias (equoterapia).
Características dos cavalos domésticos
Os equinos, como o cavalo doméstico, apresentam um tamanho em torno de 1,40 m a 1,70 m (medida entre as patas dianteiras até o fim do pescoço). Pesam em torno de 400 kg, mas algumas raças podem pesar mais.
A gestação da égua dura aproximadamente 11 meses, e os potros (filhotes de cavalos) são amamentados até os 7 meses, geralmente. Os cavalos vivem em torno de 25 a 30 anos, dependendo da alimentação e dos cuidados recebidos.
As cores dos cavalos são as mais variadas e recebem alguns nomes específicos, como alazão, baio, colorado e pampa. Outras cores são comuns, como o branco e preto. Porém, quando se trata de pelagem, até mesmo as manchas, cor da crina e do rabo são consideradas.
Uma característica não só dos equinos, mas dos asininos e muares, é o casco. Ele nada mais é do que a unha do cavalo, porém bastante grossa e fundamental para sua locomoção, equilíbrio e sustentação.
Cavalo dado não se olha os dentes
Certamente você já ouviu essa expressão. Essa frase da cultura popular nos ensina que devemos agradecer um presente ganho e mostrar satisfação, mesmo que não tenha agradado tanto.
Em algumas culturas, é comum ser presenteado com um equino. Como a idade do cavalo pode ser estimada por meio da avaliação dos seus dentes (que sofrem um desgaste natural com o avanço dos anos), esse presente poderia ser um cavalo idoso, que não agradaria muito. Daí a origem dessa expressão!
Curiosidades sobre os cavalos
Agora que você já sabe o que são equinos, sendo o cavalo a espécie mais comum, vamos conferir algumas curiosidades que somente esse animal tão nobre tem e que o torna tão especial.
- podem “sorrir”: os cavalos fazem uma expressão mostrando os dentes, semelhante ao sorriso, o que permite que sintam cheiros com facilidade;
- possuem boa memória: são capazes de lembrar de pessoas, lugares e situações;
- têm um campo de visão de quase 360 graus, mas não conseguem enxergar na parte da garupa e abaixo do nariz;
- podem dormir em pé;
- podem alcançar velocidade de até 60 km/h, dependendo da raça;
- escutam muito bem;
- não conseguem vomitar.
Raças de cavalos
Como vimos anteriormente, o cavalo tem muitas funções que ajudam os seres humanos em diversas atividades. Estima-se que existam mais de 100 raças de equinos ao redor do mundo.
Cada raça possui características específicas, assim, cada uma será destinada a uma função diferente. O hipismo é a prática esportiva com os equinos, como saltos e adestramento. Também há cavalos de corrida, tração e lazer. Confira as mais conhecidas:
- Appaloosa;
- Quarto de milha;
- Andaluz;
- Bretão;
- Campolina;
- Cavalo Árabe;
- Cavalo Crioulo;
- Lusitano;
- Mangalarga;
- Mangalarga marchador;
- Nordestino;
- Pampa;
- Puro-sangue Inglês;
Você viu que não é difícil compreender o que são equinos, sejam selvagens ou domésticos. Se você também é um apaixonado por cavalos, o blog da Petz está recheado de curiosidades sobre eles. Não deixe de acessar!