Tempo de leitura: 4 minutos
Os cavalos são conhecidos por sua elegância, nobreza e proximidade com os seres humanos, que aconteceu há milhares de anos. Seja para trabalho, transporte, diversão ou lazer, a verdade é que todos se encantam com esse belo animal, que possui várias raças. Já parou para pensar o que é um cavalo puro-sangue?
O nome “puro” já indica: são cavalos que não possuem em sua genética características de raças diferentes, ou seja, cujos antecedentes eram todos da mesma raça. Por isso, são considerados animais de raça pura.
Como se originaram os animais puro-sangue?
Para entender o que é um cavalo puro-sangue, vamos voltar alguns séculos. Os seres humanos buscavam um animal com características específicas para determinada função, por isso, escolheram machos e fêmeas específicos e obtiveram potros descendentes desses animais.
O cavalo puro-sangue Inglês, como o próprio nome diz, é originário da Inglaterra. Certamente é o mais famoso de todos e surgiu a partir de três garanhões (que saltavam muito bem) que procriaram com fêmeas de temperamento calmo e forte.
O cavalo puro-sangue Árabe é provavelmente o cavalo mais antigo do mundo, e sua origem é um pouco incerta. Junto com o cavalo puro-sangue Inglês, dá origem a diversas outras raças espalhadas pelo mundo. Ao longo dos anos, cruzamentos foram feitos até obter características de cavalos desejáveis.
Todo cavalo de raça é puro-sangue?
Não! Não basta fazer o cruzamento entre dois animais da mesma raça para dizer que o animal é puro-sangue e agregar valor comercial, por exemplo. Existe uma associação oficial chamada Stud Book (livro de registros genealógicos) que organiza e guarda os registros genealógicos das raças puras.
Ao fazer o registro do animal, todas as informações relacionadas à sua origem e parentesco também são registradas, garantindo que a linhagem é verdadeira. Somente animais registrados no Stud Book devem ser cruzados para que se tenha um animal puro-sangue, caso contrário, pode haver mistura de raças.
Quando essa organização se iniciou, somente os cavalos puro-sangue Inglês eram registrados. Hoje em dia, porém, outras raças de cavalo, como o puro-sangue Árabe, também são registradas. Aliás, até mesmo os criadores de animais de raça pura de outras espécies, como cães e gatos, fazem o registro nesse sistema.
Características do cavalo puro-sangue Inglês
As características do cavalo puro-sangue Inglês são definidas tanto pelo temperamento quanto pelos aprumos (características físicas). Algumas características marcantes são seu tamanho, força e velocidade. Por isso, é tido como um dos cavalos mais rápidos do mundo. Além disso, é necessário apresentar:
- dorso curto;
- tórax largo;
- pelagem sedosa;
- garupa alta;
- canelas curtas;
- cabeça com perfil reto ou ondulado;
- olhos grandes e expressivos;
- narinas elípticas;
- orelhas de tamanho médio;
- cernelha entre 1,62 e 1,67 m;
- cores variadas, mas geralmente uniformes (castanho, alazão, negro ou tordilho);
- elegância.
Características do cavalo puro-sangue Árabe
Assim como o Inglês, o cavalo puro-sangue Árabe precisa atender às características dos cavalos dessa raça. O árabe é conhecido também pela beleza exuberante, resistência e aptidão para a prática de enduro. Ainda apresenta:
- cabeça curta e fina;
- orelhas curtas e pontiagudas;
- narinas dilatadas;
- chanfro subcôncavo;
- pescoço fino;
- dorso retilíneo;
- garupa alta;
- cores variadas (castanho, alazão e tordilho são mais frequentes);
- uma costela e uma vértebra a menos.
Como criar cavalo puro-sangue?
A criação de cavalos exige muito empenho e dedicação, principalmente para animais atletas ou de exposição. São animais muito valorizados economicamente e também necessitam de cuidados médico-veterinários constantes, espaço adequado para atividades e descanso.
Esses animais também requerem todos os cuidados básicos, como alimentação de qualidade, água limpa e fresca, vacinação, vermifugação, etc. Se o intuito é ter esse cavalo para fins recreativos e companhia, esses cuidados são os principais. No entanto, se o cavalo puro-sangue é de alta performance, é necessário ter uma equipe.
Os cuidados no dia a dia dos cavalos atletas e de exposição vão desde treinos, fisioterapia e avaliações até peso, rendimento e afinidade com o treinador, cavaleiro e todos os envolvidos em seus cuidados. A rotina de um cavalo consiste em:
- escovação dos pelos;
- banhos para refrescar, limpar e cuidar da pelagem;
- avaliação dos cascos;
- avaliação dos dentes;
- limpeza das baias e das camas.
Para alta performance, é importante manter uma rotina com horários estabelecidos de treinamento e descanso, hora da alimentação e recreação, assim como suporte do médico-veterinário para reabilitação de possíveis lesões, administração de medicamentos, vitaminas e alimentação adequada.
Quanto custa um cavalo puro-sangue?
O valor de um cavalo puro-sangue varia de acordo com a sua linhagem. O puro-sangue Inglês custa, em média, 18 mil reais. Porém, um cavalo chamado Galileo está avaliado em 200 milhões de euros. Como esses animais participam de competições, o retorno financeiro para os compradores pode ser muito elevado também.
Agora, com as informações sobre o que é um cavalo puro-sangue, que tal conferir mais curiosidades sobre a criação desses animais? Aqui, no blog da Petz, você encontra tudo que precisa saber. Acesse já!