A prefeitura da cidade de Santos (SP), no litoral do Estado, está cadastrando estabelecimentos para ampliar o atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. Os serviços envolvem castrações, cirurgias ortopédicas e terapêuticas de tecidos moles (como mastectomia, esplenectomia, nefrectomia, enterectomia, cirurgia para retirada de corpo estranho em estômago e intestinos, entre outras), internação, anestesia e consultas emergenciais.
As clínicas também serão habilitadas para a realização de exames como ultrassonografia de abdome, radiologia, ecocardiograma e eletrocardiograma pré-operatórios e exames laboratoriais.
O edital de chamamento público para credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Município pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) na última quarta-feira (02). Os interessados em participar devem apresentar o termo de adesão e a documentação exigida no edital na sede da Semam, na Praça dos Expedicionários, 10, no 9º andar, no bairro Gonzaga. O chamamento permanecerá durante o período de um ano.
Uma comissão de credenciamento fará a análise da documentação apresentada e os habilitados serão considerados credenciados após a homologação do resultado, quando será convocado para assinatura do contrato.
“A gente mantém a prestação de serviço, que já ocorre na Codevida (Coordenadoria de Defesa da Vida Animal), mas, com esse credenciamento, amplia a atuação sem precisar aumentar a estrutura. Com isso, passamos a ter cirurgias ortopédicas e exames laboratoriais e de imagens, que não oferecemos atualmente”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
Outro benefício da medida é que essas clínicas veterinárias também farão consultas de emergência em horários em que a Codevida não funciona.
Fonte: Prefeitura de Santos, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Serviços e produtos para veterinários: você está atento às novidades do mercado?
Saiba como proteger seu pet durante o sobe e desce das temperaturas
Humanização dos pets beneficia mercado de petfood