Tempo de leitura: 4 minutos
O Poodle é uma das raças de cachorros mais queridas do mundo! A fama não vem só por esse cãozinho ser belo e fofo, mas também por ser inteligente, companheiro, afetuoso e independente. Mas você sabia que existem vários tamanhos de Poodle?
É isso mesmo! Eles podem ser divididos nas seguintes categorias: Poodle toy, anão, médio e grande. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse pet fofo. Confira!
Os diferentes tipos de Poodle
Muito popular, o Poodle tem ótima capacidade de memorização e é fácil de treinar. Esse lindo cãozinho é considerado o segundo mais inteligente do mundo. Ele também é superfiel aos tutores e, quando bem-adestrado, tende a obedecer às ordens sem grandes problemas.
É considerado o segundo cão mais inteligente, ficando atrás apenas do Border Collie. Os Poodles eram criados sem muito padrão e poderiam ter diversos tamanhos, até que os criadores da raça de todo o mundo entraram em acordo e definiram quatro tamanhos que você confere a seguir.
Poodle gigante ou standard: o original
O Poodle gigante ou standard foi o primeiro da raça a ser criado. Era disputado por muitos nobres. Entre seus tutores famosos estavam os reis da França Luís XVI e Maria Antonieta.
O pet mede entre 45 e 65 centímetros. A altura dos cães é medida do chão até a cernelha (região dos ombros), e não até a cabeça. Se formos contar com ela, ele chega a quase 80 centímetros!
Como é bastante esguio, não é muito pesado. Os machos são mais robustos do que as fêmeas e pesam de 22 a 30 kg. Já elas pesam entre 18 e 25 kg. Com um porte ereto e elegante, é um cachorro muito singular, belo e leal ao tutor.
O Poodle grande também é superdócil e brincalhão. Além disso, ele late menos, consegue ficar sozinho e é mais tranquilo do que os menores. Sua expectativa de vida é maior do que a maioria dos cães de raças de grande porte, podendo chegar facilmente até os 16 anos.
Poodle médio: o mais popular
Muito parecido com o tipo grande, o Poodle médio também é inteligente e dócil. Esse pet mede entre 35 e 45 cm, por isso, é muito comum confundir os dois tipos. Ele se dá bem em qualquer ambiente familiar, inclusive onde há crianças pequenas.
Por pesar entre 10 e 15 kg, alguns clubes de criação colocam o Poodle médio e o gigante na mesma categoria. Sua pelagem é mais encordoada, por isso, precisa de mais cuidados. Foi a segunda variante da raça a ser criada.
Esse tipo é um pouco mais apegado ao tutor do que o Poodle standard. Ele gosta bastante de ficar perto da família humana, mas não é de querer a atenção sempre para si e também consegue ficar sozinho por algum tempo.
É o tipo ideal para casas com crianças, pois, como é mais corpulento do que as variantes menores, aguenta melhor as brincadeiras com os irmãos humanos sem se machucar. Ele é mais agitado que o gigante, por isso, também ajuda a gastar a pilha da criançada!
Poodle anão ou mini: o Poodle “furacão”
Entre os tamanhos de Poodle, existe o Poodle miniatura ou anão. Ele mede entre 28 e 35 centímetros e pesa de 5 a 8 kg. São cães bastante agitados e precisam de bastante atividade física para não ficarem ansiosos ou estressados.
Eles são muito inteligentes e gostam de observar, aprendendo tudo com facilidade. Além disso, são brincalhões, gostam de latir e de receber bastante atenção por parte de seus humanos, seguindo-os por toda a casa.
Sua socialização enquanto filhote é muito importante para evitar que ele tenha um comportamento agressivo com outras pessoas e animais, já que é mais desconfiado do que seus irmãos de porte maior.
Poodle toy: o cachorrinho de bolso
Dos tipos de Poodle, esse é o menor de todos. O Poodle toy ou pequeno parece até um ursinho de pelúcia, de tão fofo e pequeno, medindo em torno de 24 a 28 cm. Ele também é conhecido como Poodle micro toy, quando não ultrapassa os 25 cm de comprimento.
É tão pequeno que não ultrapassa os 4,5 kg, por isso, é considerado ideal para apartamentos pequenos. Devido a esse tamanhinho todo, também é ideal para tutores que adoram viajar de avião, pois sempre vão na cabine!
Além disso, o Poodle toy é dócil, obediente e esperto. Por isso, ele pode aprender diversos truques com facilidade. No entanto, gosta de estar acompanhado e não se adapta muito bem ao ficar sozinho. Ele também é agitado e precisa fazer exercícios diariamente.
Tamanhos diferentes, características físicas parecidas
Apesar de serem de tamanhos de Poodle diferentes, todos eles possuem pelagem encaracolada e abundante. Suas cores também não variam entre os portes e são sempre sólidas: branco, preto, abricot, cinza, fulvo e chocolate.
O Poodle é conhecido como uma das poucas raças que não soltam pelos, sendo perfeito para pessoas mais exigentes com a limpeza da casa. Antigamente, sua cauda era cortada, mas esse procedimento hoje é proibido e considerado uma mutilação animal.
Agora que você descobriu os detalhes sobre os tamanhos de Poodle e as particularidades da raça, aproveite para conhecer outras dicas no blog da Petz que fazem a diferença na vida dos animais. Aproveite!