Tempo de leitura: 4 minutos
Quando ouvimos que a saúde começa pela boca, isso tem tudo a ver com o roedor. Para conseguir oferecer os melhores cuidados para o pet, saber quantos dentes tem um hamster, suas particularidades e como cuidar deles faz todo sentido!
Sempre que você olha para o dentucinho, lá está ele está mastigando ou roendo algo. E é assim mesmo, os roedores passam boa parte do dia (quase 90% do tempo que estão acordados) com alguma coisa na boca. Será que hamster tem quantos dentes, então?
Características dos dentes do hamster
Sabe quantos dentes tem um hamster? 16! Pouco, né? Mas eles são supereficientes! São dois incisivos superiores e dois incisivos inferiores que possuem raízes abertas, ou seja, têm crescimento constante. Além disso, os inferiores são mais longos que os superiores.
Essa é uma das características dos dentes incisivos do hamster: eles crescem continuamente. Por isso, precisam ser desgastados também de forma contínua. Caso contrário, o pet terá problemas com esses dentes.
Os outros 12 dentes são todos molares, sendo seis dentes embaixo e seis em cima, três em cada hemi-arcada. O pequeno roedor não tem nem caninos, nem pré-molares. Os molares são de raízes fechadas. Isso quer dizer que eles não são de crescimento contínuo.
O dente de hamster é amarelo, enquanto o pet é jovem ou alaranjado, quando ele é idoso. Ele nunca é branco, ou melhor, se for branco, é um sinal de falta de nutrientes da dieta.
Curiosidades sobre os hamsters
Agora que você já descobriu quantos dentes tem um hamster, vamos falar sobre algumas curiosidades sobre a espécie: suas bochechas especiais, reprodução e fofurices!
Recém-nascidos com dentes
Você já viu algum recém-nascido com dentes? Apostamos que não, a não ser que você tenha um casal de roedores que procriou em casa.
Então, quantos dentes tem um hamster ao nascer? Todos os seus dentinhos! É isso mesmo. Os hamsters não possuem dentes de leite, por isso, não trocam de dentes e já nascem com todos que em breve vão usar, já na primeira semana de vida!
Precisa escovar os dentes do hamster?
Não, não precisa! A própria alimentação se encarrega da função de limpeza dos dentes de hamster. Ela também é responsável pelo desgaste dos incisivos, que crescem sem parar.
Dessa forma, fornecer alimentos específicos para esse desgaste é essencial para a boa saúde do pet. Além da ração, forneça feno e gramíneas. Os brinquedos de roer devem ser fornecidos e trocados sempre que estiverem gastos e se despedaçando.
O nome “hamster” é por causa das bochechas especiais!
Hamster vem de “hamstern”, palavra alemã que significa armazenar. O pet armazena comida nas suas bochechas. Elas são capazes de suportar até 1/3 do peso do animal.
Existe um relato que diz que um hamster sírio conseguiu colocar nove pedaços de cenoura do tamanho de sua cabeça ao mesmo tempo! O dentucinho faz isso para levar a comida para um lugar seguro ou para seus filhotes.
Eles não enxergam muito bem
Os grandes olhos pretos do hamster são lindos, mas pouco eficientes. Isso porque, na natureza, eles possuem hábitos noturnos e de noite não usam muito a visão, usufruindo mais do olfato e do tato.
Hamsters são exímios corredores
Os hamsters selvagens são capazes de correr até 7 km em uma única noite para procurar alimentos e podem atingir a velocidade de 6,5 km/h. Por isso que o dentucinho fica tanto tempo na rodinha de correr!
Aliás, esse acessório é imprescindível para a boa saúde física e mental do pequeno roedor. Sem ela, ele não tem como gastar tanta energia e vai acabar ficando com uns graminhas a mais. Mas cuidado ao escolher a rodinha. Hamsters costumam prender as patinhas entre as grades das rodinhas e acabam lesionando o membro. Prefira as de plástico contínuo.
Eles são muito inteligentes
Você já viu algum vídeo na internet com hamsters se saindo muito bem em labirintos? Saiba que a maioria deles consegue fazer isso muito bem! Eles também aprendem seus nomes e vários truques!
A reprodução deles é bem rápida
Sendo animais com expectativa de vida tão pequena (dois a três anos), é de se esperar que sejam bastante prolíferos, e eles realmente são! A partir dos dois meses de idade já são capazes de se reproduzir.
A fêmea tem cio a cada três ou quatro dias. A gestação dura, em média, de 15 a 20 dias. Ela pode gerar em torno de seis filhotes por vez. O intervalo entre os nascimentos é de mais ou menos dez minutos.
Os filhotes nascem sem qualquer pelo no corpo, mas, aos 15 dias de vida, já são capazes de comer sólidos e beber água, apesar de permanecerem na amamnetação até os 30 dias. Após este período devem ser separados da mamãe e seguir com suas vidas. A fêmea pode ter um parto a cada dois meses!
Os hamsters são proibidos em alguns países
No Havaí, no estado da Califórnia – Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia é proibida a entrada e a criação de hamster. Como são locais com clima favorável à sua procriação, caso um deles seja solto na natureza, pode causar um grande desequilíbrio ambiental.
Não tem como não se apaixonar por esse fofucho! Agora que você aprendeu quantos dentes tem um hamster e algumas curiosidades sobre a espécie, deve ter ficado com vontade de ter um, certo? Então, corre na loja da Petz para montar o enxoval dele!