Pular para o conteúdo

Como perceber se os animais estão com frio?

  • por

Os pets precisam de adaptações ambientais em qualquer estação do ano para se sentirem mais confortáveis ao clima. A maioria dos animais, principalmente os idosos, acaba ficando mais quieto e sonolento no inverno, procurando um lugar mais quentinho e aconchegante. Por isso, deixar os pets dentro de casa, com uma cobertinha e uma cama confortável são alguns itens básicos para esta época do ano.

Mas como perceber se os animais estão com frio? De acordo com a dra Bruna Ferreira, coordenadora do Pronto Socorro do Veros Hospital Veterinário, os bichinhos podem tremer para tentar se aquecer. Isso é uma condição fisiológica para aumentar a temperatura natural do corpo. Eles também tremem em outras situações, como ansiedade, medo etc., mas o frio está entre elas.

Roupinhas são indicadas para animais friorentos, em ambiente externo. Dentro de casa eles costumam se aquecer naturalmente (Foto: reprodução)

A especialista também indica reforçar o cuidado com o vento. Dentro de casa, os pets não precisam de roupa para se aquecer e procuram geralmente um local mais aquecido para ficar e isso costuma ser o suficiente. 

“Para os passeios fora de casa durante temperaturas mais amenas ou em horários mais frios, principalmente à noite quando estiver ventando, é indicado colocar roupinha nos animais mais friorentos. No geral, as raças que são mais calorentas nem precisam de roupa, mesmo nas temperaturas mais amenas”, afirma.

Assim como os seres humanos, os animais também ficam gripados, principalmente gatos e cachorros. Existem épocas do ano em que a doença é mais frequente pela transmissão do vírus, mas ela não está ligada necessariamente às temperaturas, por exemplo. Por ser uma doença viral, está mais ligada ao condicionamento do ambiente que o paciente vive do que ao frio propriamente dito.

Quanto à necessidade de banhos, isso depende muito da rotina e da necessidade de cada animal. Os peludos costumam tomar mais banhos para evitar nós e manter a pele e  pelo saudáveis. 

Os de pelo curto podem espaçar mais os banhos no inverno, até porque geralmente na rotina, esses animais passeiam menos e se sujam menos. Mas tendo a necessidade do banho, é só ter um ambiente climatizado com água quentinha. Geralmente os ambientes especializados para esse serviço já tem uma temperatura ambiente mais aquecida, principalmente no inverno.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Doenças articulares comprometem bem-estar dos pets, principalmente no inverno

Profissional dá dicas para quem deseja adquirir um pet no canil ou gatil

Número inédito de médicos-veterinários no SUS é aprovado em Contagem (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *