Tempo de leitura: 4 minutos
A lentilha é uma leguminosa altamente nutritiva, rica em proteínas, saborosa e muito utilizada nos lares brasileiros. Apesar de ser tão substancial para os tutores, pode surgir a dúvida: será que gato pode comer lentilha?
Já que os gatos precisam de muita proteína na dieta, e a lentilha é rica em proteínas, é comum relacionar essa leguminosa ao animal. Porém, você sabe se ela é um dos tipos de comidas humanas que gatos podem comer?
É possível dar lentilha para o gato?
Sim, o gato pode comer lentilha. Ela possui bastantes fibras, vitaminas e ferro. Em relação às outras leguminosas, ela abaixa o colesterol, controla a glicemia e tem pouco teor calórico.
Vale lembrar que o tipo de proteína oferecida pela lentilha não é o mesmo daquele que o gato consegue metabolizar e utilizar. Sendo assim, ele aproveita muito pouco desse benefício da leguminosa.
No entanto, ele pode absorver os demais nutrientes, por isso o gato pode comer lentilha. Sé é preciso saber prepará-la. Caso contrário, o bichano terá flatulência e desconforto abdominal.
Antinutrientes: substâncias que atrapalham a absorção de nutrientes
Os grãos possuem um antinutriente chamado ácido fítico. Os antinutrientes são substâncias presentes nas plantas, responsáveis pela defesa, mas que interferem na absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos.
O ácido fítico se liga ao cálcio, ao magnésio e ao ferro, diminuindo ou bloqueando a absorção deles, fazendo com que a pessoa ou o animal que o ingeriu tenha deficiência desses minerais.
Como preparar a lentilha para o gato
É preciso eliminar o ácido fítico da lentilha antes de oferecê-la para o bichano. Para isso, basta deixar o grão de molho na água por, pelo menos, oito horas! Algumas pessoas adicionam gotinhas de limão ou vinagre.
Isso força a fermentação do grão e libera o ácido fítico na água. O líquido também degrada o glúten e as demais proteínas, facilitando a digestão e jamais sendo reutilizado.
A dieta do bichano deve ser acompanhada por um veterinário
O gato pode comer lentilha, mas a leguminosa deve fazer parte de uma alimentação natural elaborada por um médico-veterinário especialista em nutrição animal após a avaliação clínica e laboratorial do bichano.
Não realizar esse acompanhamento ao oferecer comida natural para gatos pode colocar a vida do pet em risco devido a uma série de doenças que comprometem os órgãos, decorrentes do desequilíbrio nutricional causado pela dieta desbalanceada.
Agora que você já sabe que o gato pode comer lentilha, se sua ideia é oferecê-la para como petisco, existe uma regra básica: a quantidade dessa leguminosa não deve ultrapassar 10% das calorias diárias ingeridas pelo pet.
Outras leguminosas que o bichano pode comer
As leguminosas são plantas da família Fabaceae, cujas frutas ou sementes são comestíveis e, no geral, se desenvolvem em vagens, ricas proteínas, minerais e fibras. Não é algo que o que gato gosta de comer, mas ele pode aceitá-las.
Grão-de-bico
O grão-de-bico é muito utilizado para fazer pastas e saladas. Ajuda a equilibrar o colesterol, fortalece o sistema imunológico, combate a prisão de ventre, controla a glicemia e previne a anemia. É uma das comidas que pode dar para gatos.
No entanto, cada 100 gramas possui 130 calorias e 16,7 gramas de carboidratos. A quantidade oferecida deve levar em consideração essas informações, para o gatinho não ganhar uns graminhas a mais.
Amendoim
O amendoim é um petisco muito apreciado pelos brasileiros. Ele é rico em ácido fólico, por isso combate a anemia. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.
Mesmo com esses benefícios e não sendo considerado tóxico para os gatos, o amendoim é rico em gorduras, ou seja, colabora para o ganho de peso. Além disso, existe um potencial risco de alergia a ele.
Feijão
Existe uma variedade muito grande de tipos de feijão. Pode ser comido diariamente pelos humanos, rico em ferro e cálcio.
Entretanto, não dá para afirmar com certeza que o feijão seja tão benéfico para os bichanos, pois não faz parte do cardápio usual da espécie. Sendo assim, existem petiscos melhores.
Petiscos são boas ideias para o gato?
O interesse em variar a alimentação do bichano é comum entre os tutores. Ma às importante lembrar que gatos são monótonos alimentares e quanto menos a alimentação variar, é melhor, para evitar distúrbios gastrointestinais.
Os petiscos são boas ideias para promover essa variedade. É possível oferecer biscoitos, sachês, carnes e peixes desidratados, frutas, legumes e ovo cozido.
Hoje, você aprendeu que gato pode comer lentilha, mas o melhor é dar petiscos mais apropriados para a espécie. Visite a loja da Petz e confira diversas opções de guloseimas para o seu bichano!