Tempo de leitura: 4 minutos
Tangerina, mexerica ou bergamota: não importa o nome, essa fruta é conhecida por ser saudável, ter cheiro marcante, alto teor de vitamina C e sabor característico. Porém, será que o gato pode comer tangerina?
Para os humanos, a comida tem um significado maior que a obtenção de nutrientes. É motivo de prazer e união com as pessoas amadas. Sendo assim, repartir alimento com os pets faz parte da vida.
Por outro lado, vale lembrar do dever de fazer isso com responsabilidade. Oferecer alimentos de qualidade, que não façam mal para os animais, contribui para a longevidade e o bem-estar. A alimentação para gatos deve ser levada a sério!
Afinal, gato pode comer tangerina?
Será que o gato pode comer tangerina? Apesar de a fruta ter cultivo antigo, a resposta é não! Infelizmente, ela não faz bem para o bichano.
O tutor de gatos precisa conhecer os alimentos que os gatos não podem comer para não cometer um erro sem querer, pois, mesmo alguns produtos naturais podem fazer mal para eles.
Você sabia que o gato é um carnívoro estrito?
O gato é um carnívoro estrito, ou seja, dependente da proteína de origem animal. Alguns alimentos de origem vegetal não são bem digeridos por ele, causando gastrite e diarreia.
As frutas cítricas são excelentes exemplos disso. Como são ricas em vitamina C (ácido ascórbico), causam a inflamação da mucosa gástrica do pet, o que provoca vômitos e dor estomacal. Então, o gato pode comer tangerina, mas vai passar mal.
Por isso, não ofereça mexerica, limão, laranja e outras frutas parecidas para o bichano. A boa notícia é que o gato não suporta o cheiro delas, então não vai nem pensar em roubá-las da fruteira!
Veja quais frutas estão liberadas para o gato
Você já descobriu se o gato pode comer tangerina. agora, será que todas as frutas são proibidas na dieta dele? A resposta também é não! Felizmente, existem algumas opções que o bichano pode comer com segurança.
No entanto, como as frutas possuem grande quantidade de frutose (açúcar das frutas), são dispensáveis da dieta do felino. Se o seu bichano não quiser nenhuma fruta, não se preocupe: ele não ficará desnutrido.
Frutas permitidas
As frutas que gatos podem comer podem ser oferecidas como petisco, em quantidade moderada, de forma que não substituam a base da alimentação do pet, que deve ser as proteínas de origem animal.
Atenção: pode dar frutas para gatos, mas antes de fornecer um cardápio variado delas, é preciso saber se ele não terá uma indisposição gastroentérica, mesmo com aquelas permitidas para a espécie.
Comece oferecendo somente um pedacinho da fruta. Se ele ficar bem, no dia seguinte, dê um pouquinho mais, e assim por diante. Nunca introduza mais de uma fruta ao mesmo tempo, pois, se ele tiver um desarranjo intestinal ou vômito, você não saberá qual delas causou isso.
Banana
A fruta preferida dos brasileiros também é a mais querida dos gatos! O sabor agrada à maioria da espécie. É rica em potássio, por isso, se seu bichano tem problemas renais, pergunte ao veterinário se você pode dar banana para ele.
Melão
O melão é uma excelente fruta nos dias quentes, pois é rico em água. Também possui bastante vitamina A e B, importantes anti-inflamatórios naturais. Forneça a fruta sem casca e sem sementes.
Maçã
A maçã é uma fruta muito conhecida pela proteção da mucosa gástrica, sendo excelente para o gato. Ela pode ser fornecida com a casca, se for bem higienizada, mas nunca com as sementes.
Melancia
Outra fruta cheia de água e permitida para os bichanos, ideal para hidratar e refrescar o pet, é a melancia! Rica em fibras, promove a saciedade e regula o trânsito intestinal. Também retire as sementes antes de oferecer para o animal.
Pera
Assim como a maçã, a pera é um excelente snack para o gato. Crocante e rica em vitamina A, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Retire as sementes e o talo para dar ao pet.
Mamão
O mamão é muito bom para aqueles gatinhos que vivem constipados, pois a papaína presente na fruta solta um pouco o intestino. Por outro lado, pode provocar diarreia em alguns animais, então, comece dando pouco, sem as sementes e a casca, observando as fezes.
Frutas proibidas para o gato
Atenção para as frutas que gatos não podem comer: além das cítricas, uva (in natura ou passa), kiwi, abacate, abacaxi, carambola, figo, tomate e manga devem ser riscados do cardápio do bichano.
Agora, você já sabe se gato pode comer tangerina. Caso precise de mais orientações sobre a dieta do bichano, consulte um dos veterinários das lojas da Petz.