Pular para o conteúdo

Gato pode comer peixe frito? Descubra aqui! I Petz

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

O alimento certo é a chave para boa saúde e longevidade. Por isso, saber escolher o que oferecer ao bichano faz parte do dia a dia do tutor. Sendo assim, entenda se o gato pode comer peixe frito.

gato olhando para frente

Os felinos são insistentes quando querem algo, sendo muito difícil negar um pedacinho de comida humana para eles. Entre os pratos, parece que o cheiro do peixe os atrai bastante, sendo quase irresistível para eles. Então, o peixe é saudável? Faz mal ou não?

Peixe é saudável para o gato?

Esclareça de uma vez por todas se o gato pode comer peixe frito, cru, enlatado ou cozido! Esse alimento é muito saudável, mas existem alguns detalhes que o tutor precisa saber.

1- Peixes crus podem estar contaminados

Assim como qualquer proteína de origem animal, o peixe cru é facilmente contaminado pela água em que vivia ou pela forma como foi manipulado na produção/pesca.

Sendo assim, é possível que, ao fornecer esse peixe ao bichano, ele tenha alterações gastrointestinais, como vômitos ou diarreia, por causa de parasitas ou bactérias presentes na carne ou na vísceras.

Por outro lado, isso não quer dizer que é impossível que o bichano coma peixe cru. Existe um processo feito em casa para garantir que esses possíveis microrganismos sejam exterminados: o congelamento preventivo.

O que é o congelamento preventivo?

Também chamado de congelamento profilático, esse processamento é realizado para minimizar os riscos das carnes in natura. Trata-se de congelar a proteína antes de servir ao bichano.

O congelamento preventivo é um método eficaz de prevenir a proliferação de microrganismos e até inativar alguns. É bem simples: no caso dos peixes, basta congelar a -18ºC por 48 horas, com exceção do salmão selvagem, que deve ficar nesse processo por 7 dias. Existem estudos em cães associando dieta crua à disbiose.

Após realizar o congelamento profilático pelo tempo correto, é preciso muito cuidado no descongelamento: coloque o peixe na geladeira, em um recipiente bem fechado, 24 horas antes de servir.

Para manipulá-lo, lave bem as mãos, a faca e a pia ou a bancada em que irá cortá-lo. Faça isso rapidamente e volte a colocá-lo na geladeira até o momento de servir ao bichano.

2- Consequências da queda de tiamina

A tiaminase é uma enzima presente em alguns peixes crus, principalmente os de água doce, que degrada a vitamina B1 (tiamina). Com a ingestão frequente de peixe cru, o gato pode ter deficiência dessa vitamina. Os sintomas são falta de apetite, fraqueza muscular e até convulsão.

3- Peixes cozidos são mais seguros

Após a limpeza do peixe, realize o cozimento. Esse processo inativa os microrganismos e a enzima citada acima, o que torna o alimento bem mais seguro para o bichano. Essa é uma das melhores formas de aprender como preparar peixe para gato.

gato olhando para frente

4- Fritura é ruim por causa do excesso de óleo

A preocupação em saber se o gato pode comer peixe frito é porque a fritura não faz bem à saúde, pois a quantidade de óleo usada nesse procedimento é grande.

Então, a resposta óbvia para a pergunta “gato pode comer peixe frito?” é não! Por outro lado, se o tutor possuir uma fritadeira elétrica, que frita os alimentos com ar quente, o bichano pode comer peixe frito.

5- Peixes enlatados não são as melhores opções

Os peixes enlatados podem ser conservados em água ou óleo. À primeira vista, a primeira opção parece ser ideal para os bichanos. No entanto, ela possui alto teor de sódio para a conservação. Sendo assim, nem o óleo, nem a água são bons exemplos de tipo de alimentação do gato.

6- Presença de metais pesados em peixes carnívoros

Quanto mais alto o animal estiver na cadeia alimentar, maior é a chance dele possuir alto teor de metais pesados na carne. Dessa forma, procure oferecer peixes que não são carnívoros ao bigodudo.

Vale evitar o atum. Apesar de ser um dos peixes para gato com melhor aceitação por parte dos felinos, ele está no topo da cadeia alimentar. Alguns tutores até dizem que ele é “viciante”. Sendo assim, não o apresente ao bichano.

7- Peixe não deve ser o único alimento da dieta do gato

Diversificar os alimentos é a melhor forma de obter a maior parte dos nutrientes necessários para a boa saúde. Sendo assim, não faça uma comida natural para gatos somente à base de peixe.

Uma dieta equilibrada é a melhor forma de alimentar o peludo!

Como visto, o gato pode comer peixe, mas existem muitos detalhes que o tutor pode desconhecer. Por isso, o ideal é procurar um médico-veterinário especialista em nutrição para desenvolver uma dieta equilibrada e personalizada para o gato.

gato comendo em potinho

Gostou de aprender se o gato pode comer peixe frito, cru, cozido ou enlatado? Nas lojas da Petz, você encontra petiscos saudáveis à base de peixe. Não perca tempo e faça uma visita. O seu bichano vai adorar conhecer novos sabores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *