Pular para o conteúdo

Gato pode comer maçã com casca ou faz mal? I Petz

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos tutores têm o hábito de oferecer algumas frutas para os pets. Na maioria das vezes, esse gesto não faz mal, porém nunca é demais ficar atento a alguns detalhes com a alimentação dos bichanos, como descobrir se o gato pode comer maçã com casca!

gato filhote deitado olhando para o lado

A maçã é uma fruta rica em vitaminas que auxilia diversos processos do organismo. Por ser facilmente encontrada em todas as regiões do país, é uma das preferidas e mais acessíveis.

Felizmente, essa fruta não faz mal e não é tóxica para os pets. Contudo, em certas situações, o gato pode comer maçã com casca e apresentar alguns problemas.

Há problema em oferecer maçã com casca para o gato?

O gato pode comer maçã, mas é melhor retirar a casca! Como ela pode ser grossa, caso o gatinho não a mastigue bem, pode causar asfixia. Por isso, é importante evitá-la.

Se o tutor achar importante e houver indicação nutricional do médico-veterinário, é possível cortar a casca em pedaços muito pequenos junto da fruta para diminuir as chances de engasgo.

O gato pode comer maçã com casca nos preparos de snacks ou outros petiscos próprios para pets, como bolos, elaborados e produzidos por um nutrólogo veterinário. Quando a casca é incrementada nos ingredientes, o animal pode usufruir das vitaminas contidas nela.

Benefícios da maçã para gatos

Os benefícios da maçã para gatos são muito similares aos dos seres humanos. Entre os principais nutrientes encontrados nessa fruta, estão: vitamina C, B1, B2, B6, cálcio, potássio, fósforo e antioxidantes.

As frutas com fibras, como a maçã, contribuem para o trânsito intestinal. Por isso, ajudam os gatinhos que apresentam fezes ressecadas ou prisão de ventre. As vitaminas contidas na fruta possuem efeito anti-inflamatório e diminuem o quadro de diarreia.

Como dar a maçã de forma segura para o gato?

O gato pode comer maçã com casca e se engasgar. Por isso, a primeira dica de como incrementar o cardápio do bichano é retirando a casca. Caso o tutor persista em oferecer a fruta com casca, ela deve ser cortada, bem higienizada ou estar contida nas comidas prontas para pets.

Os alimentos orgânicos são preferíveis por não conterem agrotóxicos, extremamente nocivos à saúde. Sempre que houver essa opção, é a melhor escolha. O cabo não é adequado para o consumo. As sementes devem ser retiradas, pois contêm uma substância chamada cianeto, tóxica à saúde.

Além disso, as sementes devem ser retiradas, pois são tóxicas por possuírem cianeto. Por último, as frutas para gatos devem ser cortadas (com ou sem casca) em pedaços de, no máximo, três centímetros. Isso evita engasgos e facilita a digestão.

foto de maça

Mantendo uma dieta equilibrada

Ainda que a maçã e as outras frutas que o gato pode comer não causam intoxicação ou indigestão, é preciso ter um equilíbrio. As frutas são ricas em frutose (açúcar). Quando consumidas em excesso, podem ser prejudiciais.

A principal fonte de nutrientes oriundas da alimentação deve vir da ração. Nela, encontram-se todas as vitaminas e sais minerais necessários para a manter o bichano saciado e saudável.

As frutas e os demais vegetais ou petiscos de sachês (ração úmida) devem ser oferecidos esporadicamente para não desequilibrar a dieta. Mesmo que sejam naturais e, na maioria das vezes, pouco calóricos, podem contribuir para o ganho de peso daqueles animais que têm predisposição.

Outra preocupação com os agrados é não deixar de alimentar os pets com a ração. Alguns acabam se acostumando com os petiscos (que são mais saborosos) e perdem interesse pela ração seca. É preciso ficar atento para isso não acontecer.

Quando a maçã não é recomendada?

O tutor precisa estar ciente de que comida o gato pode comer. Isso não somente por algumas serem tóxicas ou indigestas para os pets, mas porque existem situações relacionadas à saúde do bichano que podem restringir o acesso a alimentos que, a princípio, não trariam prejuízo.

Os animais obesos, com diabetes ou alterações renais devem sempre ser avaliados minuciosamente em relação à dieta para que nada altere o equilíbrio e a saúde geral. Geralmente, animais com doenças consomem uma dieta terapêutica específica que não deve ser alterada.

Por isso, antes de adicionar algum alimento ao cardápio do bichano, é necessário fazer uma ampla pesquisa e se informar com o médico-veterinário a respeito da dieta ideal para o gatinho.

O gato só pode comer maçã?

A maçã é uma das frutas mais populares oferecidas aos pets. Porém, o cardápio pode ser variado. Existem diversas frutas saborosas, saudáveis e seguras para os gatos. Basta testar qual agrada ao paladar do bichano. Confira outras opções:

  • melão;
  • banana;
  • pera;
  • melancia;
  • pêssego;
  • morango.

gato sentado em mesa olhando para trás

Os cuidados com todas elas devem ser referentes à higienização, à retirada das sementes e da casca, pois o gato pode comer maçã com casca e se engasgar. Além disso, cortá-las em pequenos pedaços evita acidentes. Para mais dicas de petiscos naturais para gatos, acesse o blog da Petz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *