Pular para o conteúdo

Venha descobrir como tratar fungo branco nas plantas

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem cultiva plantas em casa, seja em pequenos vasos, seja em grandes jardins, já deve ter passado por alguma situação em que as plantinhas ficaram doentes. Aprender como tratar fungo branco nas plantas é um dos primeiros passos para manter suas verdinhas crescendo e embelezando a paisagem.

imagem de planta

O fungo nas plantas é comum e pode pertencer a diferentes espécies e ter várias cores. Quando aparecem certas manchas, saliências ou protuberâncias estranhas nas folhas, caule, raízes ou até mesmo na terra, pode ser um sinal que fungos estão contaminando o cultivo. Confira mais no texto a seguir.

Quando o fungo aparece?

Ainda que existam diferentes tipos de fungos nas plantas, a maioria tem algo em comum: gosta do excesso de umidade. Portanto, todas as situações em que a terra e a plantinha fiquem bastante molhadas ou maior parte do tempo úmidas serão ideais para o crescimento de fungos. Algumas condições para isso são:

  • excesso de irrigação;
  • má drenagem (a terra fica constantemente úmida, principalmente embaixo);
  • estações chuvosas;
  • baixa luminosidade;
  • má qualidade do solo;
  • má ventilação.

Como identificar fungos nas plantas?

Como dissemos, existem diferentes tipos de fungos, e a espécie envolvida pode comprometer diferentes partes das plantas e produzir mofo. Este pode ser azul, cinza, verde, amarelo e o mais visto, que vamos tratar neste artigo: o mofo branco nas plantas.

Antes de saber como tratar fungo branco nas plantas é preciso identificar corretamente se o cultivo está realmente infestado ou há algum outro problema. Por exemplo, se a água de regar for muito “dura”, ou seja, tiver muitos minerais, pode deixar uma camada esbranquiçada nas folhas. Isso pode ser confundido com fungo.

Outra confusão bastante comum acontece com as cochonilhas, insetos muito pequenos que, quando agrupados e vistos rapidamente, sem muita atenção, são confundidos com fungo nas plantas.

Menina cuidando de planta

Como é o oídio, o fungo branco?

O fungo branco nas plantas, chamado de oídio, afeta as folhas e caules das plantas, mas, em casos mais graves, pode atingir as flores e frutos. Ele tem o aspecto de um pó branco, como farinha. Por isso, em algumas plantas naturalmente manchadas de branco, como a sálvia, a identificação pode ser mais difícil.

Por ser um pó branco, esse fungo pode ser confundido com sujeira ou poeira e ser removido com um pano seco. Porém, em pouco tempo volta a crescer e a prejudicar as plantinhas.

O oídio é mais comum em abóboras, pepinos, maçãs, orquídeas, rosas, ervas aromáticas e temperos, mas pode atingir qualquer planta. Assim, independentemente do tipo de verdinha que tenha em casa, é preciso estar sempre de olho.

Como tratar o fungo branco das plantas?

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar o surgimento de pragas na vegetação. No entanto, se notar um pozinho claro no cultivo, é melhor saber como tratar fungo branco nas plantas o quanto antes para que ele não se espalhe.

Especialistas recomendam que sejam aplicados fungicidas próprios para plantas e específicos para o fungo branco, encontrados nas lojas de jardinagem e floricultura. O modo e a frequência de aplicação devem ser seguidos de acordo com o fabricante. Esse tipo de produto, além de eliminar o fungo, não prejudica a planta.

Também é possível aprender como tratar fungo branco nas plantas com preparos caseiros. Embora esse método seja mais econômico e acessível, pode não ser tão eficiente quanto os produtos comerciais. Confira alguns:

  • misturar duas partes de água para uma de vinagre ou leite de magnésia;
  • misturar 1 litro de água a 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • fazer chá de alecrim.

Antes de borrifar em toda a planta, faça um teste em uma folha e observe se ela não vai “queimar”. Caso nada aconteça, pulverize a verdinha semanalmente ou a cada 15 dias até a planta estar curada. Não esqueça de borrifar 30 dias após a cura, pois pode ter ficado algum esporo de fungo e ele voltar a crescer.

É possível prevenir o aparecimento do fungo branco?

Sim! Para não ter o problema de lidar com o aparecimento do fungo, é possível fazer a prevenção, primeiro escolhendo um local arejado e com boa ventilação para plantar a verdinha. Também escolha um vaso com boa drenagem. Se necessário, coloque cascalho no fundo do vaso para evitar umidade.

Conheça a sua planta! Pesquise sobre suas necessidades quanto à irrigação (para não regar muito ou pouco) e exposição ao sol. Cultive-a em uma terra boa e, se necessário, utilize adubo e fertilizantes.

Os fungicidas comerciais ou caseiros podem ser esporadicamente borrifados como um modo de prevenção ao surgimento do fungo. Isso pode ser feito a cada 15 dias ou mensalmente. Fique atento à umidade do ar, afinal, em épocas mais chuvosas, talvez seja necessário pulverizar mais vezes.

Pessoas cuidando de jardim

Todas as verdinhas estão suscetíveis ao aparecimento de fungos, mas, felizmente, existem maneiras de saber como tratar fungo branco nas plantas e também é possível evitá-los. Com as dicas encontradas aqui, suas plantas ficarão lindas! Para outras informações e produtos para seu jardim, não deixe de acessar o blog da Petz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *