Tempo de leitura: 4 minutos
Com cara de desenho animado sempre pensativo, esse cãozinho conquistou de vez os corações das pessoas! O Bulldog Francês é dócil, companheiro para todas as horas, robusto, bochechudo e muito brincalhão. Quer conhecer melhor essa raça?
Esse peludo também é muito engraçado! É fácil sorrir ao ver um Bulldog Francês dando aquela disparada louca pela casa em um vídeo da internet. Não é à toa que crianças e adultos o têm como preferido entre as raças de pequeno porte.
Origem da raça
Apesar de o nome remeter à França, o Bulldog Francês é originário da Inglaterra, onde era apreciado como companheiro e caçador de ratos. Com a Revolução Industrial na Inglaterra, muita gente saiu do país em busca de trabalho, levando consigo o cão.
Chegando à França, o Bulldog foi imediatamente “adotado” pelos franceses, que desvinculam o Bulldog Inglês do Francês pelo tamanho menor e pelas orelhas mais pontudas, em pé. O cão também foi chamado de “Frenchie”, apelido usado até hoje.
Personalidade do Bulldog Francês
Como já dissemos, o Bulldog Francês é um cão dócil, mas só essa qualidade não resume completamente a raça. O filhote do Bulldog Francês é um dos mais fofos e sociáveis entre os cães de pequeno porte.
Apesar de ser bastante ativo e ter alto nível de energia, o pet é calmo e gosta de tirar longas sonecas. Facilmente, ele se deita ao lado do tutor e tira um cochilo, afinal, o Bulldog Francês é dócil e dorminhoco. Além disso, é uma raça bem silenciosa, latem bem pouco. Latem quando estão muito agitados como por exemplo, no meio de uma brincadeira.
Hábitos destrutivos
Os Bulls são cães desenvolvidos para briga. Por isso, eles têm uma mandíbula muito desenvolvida. Sendo assim, tendem mais à destruição do que outras raças.
Se não for bem estimulada, uma raça com tanta potência certamente vai desenvolver o próprio método para gastar toda essa energia, o que pode ser um tormento para o tutor. Não é incomum encontrar pessoas dizendo que o Bulldog Francês destrói tudo.
Sendo assim, precisam de atividade e distração. Fornecer enriquecimento ambiental onde possam destrinchar os brinquedos, é uma ótima pedida.
Amor ao tutor
Se você perguntar ao tutor de um Frenchie qual é a raça de cachorro mais dócil e amorosa que existe, com certeza, vai ouvir que é o Bulldog Francês. Isso é devido ao “grude” do cão com a família. Ele simplesmente ama a companhia dos humanos! Pelo mesmo motivo, podem desenvolver ansiedade por separação. E você precisa ficar atento a isso.
Sociabilidade do Bulldog Francês
Apesar de ser uma raça de cachorro dócil, o Bulldog Francês precisa de socialização com outros cães. Como já falado, os Bulls são cães de briga e isso pode virar um problemão se não for trabalhado da forma correta.
Pelos que caem (muito)
O pelo do Bulldog Francês é bastante curto, o que significa que ele cai com maior frequência que a pelagem comprida. Sendo assim, é uma raça cujo pelo cai muito.
Como agravante, o ciclo de vida dos pelos também segue um padrão sazonal, ou seja, conforme as estações do ano, os pelos caem mais. O tutor nota isso nas trocas de estações.
Para amenizar os pelos espalhados pelo chão da casa, pelos móveis e pelas roupas da família, é preciso escovar o pet diariamente com escovas de cerdas macias ou luvas, o que não é difícil, pois o Bulldog Francês é dócil.
Banhos
O pelo curto do Bulldog Francês não é de todo ruim! Essa característica traz vantagens: o banho é rápido, o cãozinho fica seco muito facilmente, e pouca quantidade de produtos é usada para deixá-lo limpinho! Porém é preciso tomar cuidado com as dobras do rabo e focinhos que podem assar caso esteja úmido o local. Não dê banhos com frequência menor que 7 dias, sendo 15 dias o intervalo ideal entre eles.
Higiene das dobrinhas de pele
O Bulldog Francês é dócil, por isso cuidar dele costuma ser bem fácil. Como todo cão braquicefálico, ele precisa que as dobrinhas de pele sejam higienizadas diariamente para evitar assaduras e dermatite.
Existem produtos específicos para realizar essa limpeza à venda em lojas especializadas. Escolha loções sem perfume para evitar futuras reações alérgicas. Limpe bem as dobrinhas, principalmente as dos olhos e da vagina da fêmea.
Por falar em braquicefálicos…
Todo tutor de cães braquicefálicos entende que esses animais não possuem um sistema de “arrefecimento” muito bom, por isso não devem ficar fora de casa em dias quentes, muito menos praticar caminhadas ou atividades físicas.
E, se você estiver pensando em um cão para fazer atividades físicas intensas, o buldogue francês não é pra você.
Agora que você já sabe que o Bulldog Francês é dócil e tem esse temperamento fofo, ficou com vontade de ter um lindinho dessa raça? Então, vá até uma das lojas da Petz e comece a preparar o enxoval do peludo!