Tempo de leitura: 4 minutos
Foi-se o tempo em que o rato era tido como um animal sujo e asqueroso. Hoje em dia, muitas pessoas escolhem os roedores como pets. Os tutores querem dar comidinhas saborosas para eles, mas será que o rato pode comer abobrinha?
Filmes e desenhos mostram que o rato gosta muito de queijo, mas será que essa é a comida predileta dele? É possível oferecer outros alimentos para os roedores, como a abobrinha? Confira a resposta para essas e outras questões a seguir.
Quem é o rato de estimação
Para quem não está habituado ao fato que existem roedores de estimação, como os ratos, isso pode parecer estranho… ainda mais pensando em agradá-los, com dúvidas do tipo “rato pode comer abobrinha?”.
Algumas espécies de roedores foram domesticadas, como o twister, o camundongo e o gerbil. O processo de criação em cativeiro eliminou o estado portador de doenças infectocontagiosas dessas espécies. Fofo e divertido, o rato doméstico (Rattus norvegicus) é um ótimo companheiro, principalmente para quem não tem muito tempo nem espaço para dedicar ao pet.
O que os ratos gostam de comer
A maioria dos ratos come o que estiver disponível, mas é responsabilidade do tutor oferecer alimentos equilibrados e de qualidade. Eles preferem alimentos com sabores adocicados, por exemplo.
Pesquisas mostram que os ratos preferem comer frutas, doces e cereais, mas evitam queijo com cheiro mais forte, como gorgonzola e parmesão. Algumas verduras e legumes também fazem sucesso com os ratinhos, portanto, se for do seu agrado, o rato pode comer abobrinha sem problemas.
Como devo alimentar o rato
Os ratos são animais onívoros, ou seja, comem de tudo, mas isso não significa que podem comer qualquer coisa a qualquer momento. Esses pets necessitam mais de legumes e vegetais do que proteínas, portanto, o equilíbrio é fundamental.
O rato de estimação deve ter uma alimentação bastante nutritiva, seguindo as necessidades da espécie. Existe ração específica para roedores, inclusive para os ratinhos. Nela, os nutrientes são balanceados para garantir o bom funcionamento do organismo animal.
Alguns tutores podem optar por oferecer alimentação natural e isso não é um problema se for devidamente orientado por um médico-veterinário. Tanto a respeito da ração quanto da comida caseira, o desequilíbrio nutricional traz prejuízos à saúde do roedor.
Alimentos para o rato
Mesmo que você ofereça comida adequada ao rato, é possível dar alguns alimentos saudáveis como agrado para complementar a dieta e deixá-lo mais feliz. A seguir, apresentamos uma lista de alimentos seguros para complementar a alimentação do rato.
Frutas
- Banana madura (não pode estar verde);
- Melão;
- Melancia;
- Pêssego;
- Maçã;
- Uva;
- Pera;
- Ameixa;
- Mamão;
- Cereja;
- Morango;
- Framboesa;
- Kiwi;
- Coco;
- Tomate.
As frutas são os alimentos mais fáceis de oferecer, pois basta higienizar e cortar em pequenos pedaços para o rato comer. É importante tirar as sementes e os caroços para evitar mal-estar e acidentes. Laranja, limão, tangerina e abacaxi devem ser evitados devido à acidez. Dê preferência aos alimentos orgânicos.
Legumes e verduras
- Ervilha (evitar enlatada);
- Couve;
- Agrião;
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Lentilha crua ou cozida;
- Cenoura;
- Brócolis;
- Rúcula;
- Batata cozida.
Cereais e sementes
- Granola;
- Cevada;
- Milho;
- Arroz branco ou integral;
- Quinoa;
- Aveia;
- Linhaça;
- Grão-de-bico;
- Nozes;
- Castanha;
- Semente de girassol;
- Semente de abóbora.
Alguns vegetais podem ser oferecidos crus ou cozidos. Ao observar o interesse e o paladar do ratinho, é possível ver qual é mais apetitoso para ele. Nas lojas destinadas para pets é possível encontrar produtos embalados e bem equilibrados com cereais e sementes para roedores.
Proteínas
- Ovo;
- Fígado;
- Frango;
- Carne Vermelha;
- Larvas (encontradas em lojas agropecuárias).
Esses alimentos devem ser sempre cozidos somente com água. Nunca utilize alho, cebola, óleo ou outros temperos na alimentação do seu roedor. Tanto o ovo quanto a carne também não devem ser servidos crus. O processo de cozimento elimina uma série de agentes que podem causar mal à saúde do seu amiguinho.
Como elaborar um cardápio para o rato
O que rato come inclui diversos tipos de alimentos. É possível variar o cardápio diariamente, sempre respeitando a quantidade de acordo com o tamanho do roedor e a orientação do médico-veterinário.
Um dia, o rato pode comer abobrinha. No outro, uma proteína animal. O importante é manter a dieta equilibrada. Por praticidade, o rato deve comer ração diariamente e outros alimentos em pequenas quantidades, somente como um agrado.
A alimentação natural é uma excelente maneira de manter o pet bem alimentado e nutrido, desde que seja balanceada e conte com a orientação de um médico-veterinário qualificado.
O rato pode comer abobrinha e outros alimentos. Com atenção ao peso e à saúde, consultando o médico-veterinário regularmente, o peludo se beneficiará de tantas variedades e sabores de alimentos. Confira o site da loja Petz para ficar por dentro de todas as novidades destinada ao mundo dos roedores.