Tempo de leitura: 4 minutos
Não é novidade para ninguém que este animal adora roer, mas por que o hamster rói a gaiola? Apesar de comum, esse tipo de comportamento não é normal e merece atenção do tutor. Porém, não se preocupe, vamos explicar direitinho o que pode estar acontecendo com o roedor!
A gaiola é o porto seguro do hamster: é onde ele deixa os preciosos tesouros assim que os retira das bochechas, descansa, come e bebe. Contudo, ela é apenas a casa dele. Imagine-se preso em casa durante 24 horas por dia. Estressante, não é?
O mesmo ocorre com nosso amiguinho. Apesar de adorar ir para a gaiola e deitar na “cama”, assim como nós, ele precisa de tarefas diárias para executar e distrações para passar bem o dia. Quando não consegue fazer isso, ele fica frustrado e pode ter alterações de comportamento.
Sinais de estresse no hamster
Um hamster estressado pode até parecer mal-educado, mas ele está pedindo ajuda na verdade. É muito comum ele se tornar mais barulhento e agressivo, com “birras”, como fazer xixi e coco fora da caixinha de areia ou do local de costume.
Apesar de ser um roedor, ver o hamster roendo gaiola não é como se ele estivesse roendo um brinquedo específico para esse fim. Os materiais do brinquedo e da gaiola são diferentes, e ele “sabe” disso.
O hamster roendo a grade ou o bebedouro/comedouro está canalizando a energia para esse hábito. É um roer nervoso e insistente, bem diferente daquele usado para desgastar os dentes com objetos ou feno. É como quando nós roemos as unhas.
Causas de estresse do hamster
Agora que já sabe que o hamster mordendo gaiola, ou qualquer objeto fora do comum, está estressado, você deve estar se perguntando: o que ocasionou esse estresse? As causas mais comuns são:
- uma gaiola muito pequena;
- falta ou poucas atividades físicas;
- enriquecimento ambiental insuficiente;
- insegurança (lembre-se de que os hamsters são presas!);
- ambientes muito barulhentos e movimentados;
- presença de outros hamsters no mesmo cômodo;
- presença de outros animais na casa.
Sabendo desses motivos, comece a observar melhor o pequeno roedor para entender por que o hamster rói a gaiola. A partir daí, siga as nossas dicas abaixo e melhore a qualidade de vida dele!
Desestressando o pequeno hamster
Saber como desestressar um hamster não é difícil: basta corrigir o que não agrada, para que ele fique mais satisfeito e feliz. Para tanto, basta investir um pouco de tempo e se dedicar ao trabalho de deixar tudo como o hamster gosta!
Enriquecimento ambiental
Tanto se fala nisso, mas você sabe dizer o que é enriquecimento ambiental? É um conjunto de ações realizadas no habitat do pet que o auxiliam a expressar os comportamentos naturais dele, conferindo maior qualidade de vida e bem-estar.
Para imitar o habitat dele e todas as aventuras que o hamster pode escolher quando está em vida selvagem, o tutor precisa saber como é esse ambiente de onde o roedor se originou e por que o hamster rói a gaiola.
Esse animal vive em áreas quentes e desérticas da Europa e da Ásia. Assim, você pode pensar que ele não tem muito o que fazer no deserto, não é mesmo? Acredite, você está enganado! Ele constrói túneis e tocas subterrâneas que podem ter centenas de metros de comprimento. Além disso, em um único dia, ele corre até 8 km em busca de alimento ou fuga de predadores. Vidinha agitada, não?
Então, dá para entender por que o hamster rói a gaiola! Com tanta atividade assim, ficar confinado em um lugar pequeno e sem ter muito que fazer justifica esse comportamento.
Por isso, existem tantos acessórios para o pet à venda nos pet shops! Ele realmente precisa deles. Túneis para explorar, rodinhas para correr, bola de exercícios fora da gaiola, brinquedos de roer, tocas para se esconder e uma boa quantidade de substrato são essenciais para o animalzinho!
Como ajudá-lo a se sentir mais seguro
Novamente, vamos recorrer ao enriquecimento ambiental. As tocas e as casinhas são os esconderijos ideais para o hamster. Tenha mais de um na gaiola, pois ele pode preferir um, e não o outro.
Além disso, mantenha a gaiola em um local tranquilo e distante da presença de outros animais, pois eles são ameaçadores para o pequeno animal. Como são animais territorialistas, a presença de outro hamster, principalmente quando são dois machos, também é estressante.
Por isso, caso tenha mais de um hamster na casa, mantenha-os à distância, em outro cômodo, se for possível. Sempre que você manejar um deles, lave as mãos para pegar o outro, assim um não sente tanto o cheiro do outro.
Já no caso de uma fêmea e um macho, isso também pode ser estressante para ambos! Se a fêmea estiver no cio e o macho não tiver como acessá-la, ambos ficarão angustiados e nervosos. O ideal é colocá-los juntos para cruzarem, depois voltar a separá-los.
Deu para entender a importância dos detalhes e por que o hamster rói a gaiola? Então, o que você está esperando? Corra agora para a loja Petz mais perto de você e faça o enriquecimento ambiental que o seu animalzinho merece!