Tempo de leitura: 3 minutos
O cachorro Chow Chow é perigoso? Vamos acabar com essa dúvida de uma vez por todas! Afinal, esse cão em forma de urso é muito fofo. A vontade de todos é abraçá-lo e apertá-lo, mas será que é possível se comportar desse jeito com o Chow Chow?
Entendendo a raça Chow Chow
O Chow Chow é uma raça criada para ser um cão de guarda. Partindo desse ponto, ele pode ser um pouco desconfiado, afinal, ele precisava ficar alerta o tempo todo.
Por volta de 1220, o Chow Chow ia para as batalhas nas guerras promovidas pelo conquistador mongol Gengis Khan. Então, dá para entender que ele não teve uma vida muito fácil, não é?
Ele também possui comportamento pouco efusivo e bastante reservado. Não é de demonstrar longas abanadas de rabo para estranhos, nem de se deixar acarinhar por qualquer um.
A partir de hoje, toda vez que você olhar um Chow Chow vai vê-lo de forma diferente. Esse é o passo mais importante para entender todos os detalhes dessa raça incompreendida.
A pelagem abundante da juba atrapalha a visão
Você já deve ter percebido que a pelagem da juba do Chow Chow é abundante, mas sabia que ela diminui o campo de visão? Sendo assim, ao se aproximar dele pelos lados ou por trás, você pode assustá-lo, provocando uma reação “violenta” na tentativa de se proteger.
Para evitar que isso aconteça, ao se aproximar do Chow Chow, faça com que ele perceba que tem alguém chegando perto dele: vá pela frente ou faça algum barulho (não muito alto) para ele se virar e ver você. Ainda acha que o Chow Chow é perigoso?
Os cães da raça Chow Chow são reservados, lembra? Os carinhos do tutor são bem-vindos, mas com estranhos o animal é desconfiado. Por isso, segure a vontade de lhe dar um abraço de urso, a não ser que você já o conheça, e ele o aceite como amigo.
Qual raça é mais perigosa?
Perguntar se Chow Chow é mais perigoso que Pitbull ou qualquer outra raça não faz sentido, pois isso generaliza que determinadas raças são perigosas ou bravas, o que não é verdade.
Tudo é uma questão de criação
Os cães são reflexos da criação. Com o Chow Chow, não é diferente. Um cão que não é socializado adequadamente será naturalmente aversivo àquilo que não conhece, por isso a socialização do peludo é essencial para o bom desenvolvimento psíquico dele.
Socialização do Chow Chow
É imprescindível socializar o cãozinho desde filhote. Apresentá-lo para o maior número possível de estímulos ajuda o animal a não ter medo de outros pets e pessoas estranhas, nem a se assustar facilmente com barulhos ou movimentos bruscos. Ainda acha que o Chow Chow é agressivo ou já consegue compreendê-lo?
Isso pode parecer contraditório, uma vez que, nessa idade, o pet ainda está na primovacinação, e todo veterinário é bem taxativo, dizendo que o filhote não pode sair de casa, nem entrar em contato com outros animais. Então, como socializar o filhote?
Ele pode sair na rua no colo ou ficar olhando a rua com o tutor, mostrando os carros e as motos passando. Assim, a frase “o cachorro Chow Chow é perigoso” não faz parte da rotina!
Também não impede que as pessoas visitem e brinquem com o bebê. Se outros animais da casa estiverem com a saúde em dia, o filhote pode ter contato com eles. Então, mesmo em processo de vacinação, o filhote pode ser socializado!
Acostumando o Chow Chow com a rotina de higiene
Mais uma vez, é preciso que isso ocorra desde filhote. Ele precisa entender que irá tomar banho, terá os olhos e os ouvidos limpos, os dentes escovados e as unhas cortadas com certa frequência. O cachorro Chow Chow é perigoso como qualquer outro se não for bem manejado.
Para fazer com que ele se acostume com isso, mexa no pet todos os dias. Abra a boca, coloque o dedo no ouvido, segure os dedos, limpe a genitália e faça a escovação. Com isso, qualquer atitude desse tipo será considerada “normal” por ele.
Esperamos ter desmistificado que o cachorro Chow Chow é perigoso! Você tem um cão dessa raça? Então, venha nos visitar com o peludo! Nas lojas da Petz, ele é sempre bem-vindo!