Tempo de leitura: 4 minutos
A integração das residências com elementos naturais, conhecida como biofilia, está cada vez mais presente nos projetos contemporâneos. Com isso, os jardins suspensos e vasos passam a compor a decoração, fazendo com que muitas pessoas se interessem em aprender como fazer suporte para plantas.
Eles podem ser elaborados com materiais que temos à disposição, de forma simples e gastando poucos recursos. Para você se inspirar, trouxemos algumas sugestões que ajudarão a valorizar o ambiente, além do passo a passo ensinando a confeccioná-las. Confira a seguir!
Como usar o suporte para plantas
O suporte para plantas é um ótimo complemento para locais onde o design biofílico está presente. A ideia desse conceito de arquitetura e decoração é trazer a natureza para dentro do espaço de forma que ela faça parte das nossas vidas.
Por isso, devem estar muito próximas, não apenas isoladas em áreas específicas da casa e do jardim. Nesse sentido, os suportes nos auxiliam, possibilitando a incorporação das plantas em salas, cozinhas, banheiros ou qualquer outro cômodo.
Assim, os suportes para vasos de plantas podem se transformar em uma charmosa horta vertical na cozinha, com seus temperos preferidos. Que tal ter um banheiro spa, adicionando folhagens aromáticas nas áreas da banheira e pia?
Se você ama cores, por que não adicionar um toque de elegância ao layout da sala com flores em suportes presos à parede? Os ambientes externos também podem ficar mais charmosos com um suporte para planta de chão. O que importa é usar a criatividade e desenvolver modelos que avivem o espaço.
Como fazer suporte para plantas
A primeira dica para aprender como fazer suporte para plantas é definir o local de utilização. Dessa forma, será possível determinar se ele será suspenso, de parede ou de chão.
Feito isso, basta selecionar os materiais e começar a montagem. É possível criar peças de vários estilos, como macramê e madeira, ou mesmo reaproveitar galhos de árvores, canos de PVC e até palitos de picolé. A seguir, veja algumas ideias fáceis de fazer, que embelezam e contribuem para o bem-estar na residência.
Suporte para plantas suspenso
Nossa primeira dica é o suporte para plantas suspensas de macramê, feito com madeira e cordas. O modelo não exige muita mão de obra nem produtos especiais, além de ser versátil, combinando com vários estilos de decoração.
Materiais:
- cola quente;
- martelo e pregos;
- grampeador manual;
- tesoura;
- 1 bolacha de madeira no tamanho de sua preferência;
- 3 cordas de algodão (2 m cada);
- 2 cordas de algodão (20 cm cada);
- 1 gancho para teto.
Modo de fazer:
- Junte as quatro cordas de 2 m, dobrando-as ao meio;
- Torça uma das extremidades para criar a área na qual será encaixada o gancho;
- Faça o acabamento um pouco abaixo, envolvendo a região com a corda de 20 cm e prendendo-a com cola quente;
- Divida as cordas abaixo do acabamento em três pares, torcendo cada uma até se transformarem em tranças;
- Una as três tranças e finalize o macramê, utilizando a corda de 20 cm e a cola quente, com uma margem de 10 cm até a ponta;
- Posicione o nó no centro da bolacha de madeira e estique as cordas, deixando-as centralizadas;
- Prenda-as com o grampeador manual;
- Agora, basta virar a bolacha e prender o gancho para teto na extremidade superior da corda;
- Pronto! Você já tem um suporte para pendurar plantas.
Suporte para plantas de parede
Nossa segunda dica ensinando como fazer suporte para plantas é prática e pode ser adicionado a qualquer cômodo. A ideia é pendurar paletes de madeira na parede e utilizá-los como apoio para vasos.
Materiais:
- 1 lixa de madeira grossa;
- 1 palete de madeira;
- parafusos grandes e chave de fenda;
- vasos para parede ou jardim vertical;
- fitas abraçadeira de nylon (também chamada de enforca gato);
- 1 pincel grosso;
- verniz para madeira.
Modo de fazer:
- Lixe o palete até que fique totalmente liso;
- Aplique o verniz;
- Prenda os vasos entre as treliças de madeira, utilizando as fitas de nylon. Se necessário, faça um pequeno furo na marcação dos vasos, utilizando uma faca;
- Pendure o palete na parede com a ajuda dos parafusos e a chave de fenda.
Suporte para plantas de chão
Por último, você pode aprender como fazer suporte para plantas de chão. A vantagem desse tipo de peça é que ela também pode ser apoiada em móveis, pias e até janelas. Além disso, será preciso um material muito fácil de ser encontrado: palito de picolé!
Materiais:
- 36 palitos de picolé;
- cola de madeira;
- cera líquida.
Modo de fazer:
- Cole três palitos e espere secar;
- Repita o procedimento até formar 12 trios;
- Corte os trios da seguinte forma: 4 com 10 cm (para formar a altura do suporte) e 8 com 9 cm (para a largura);
- A largura do suporte para plantas de madeira deve ser calculada de acordo com tamanho do vaso que, nesse caso, é de 9 cm;
- Cole as extremidades de 4 partes com 9 cm, formando um quadrado;
- Repita o procedimento;
- Utilizando um quadrado como base, cole quatro trios com 10 cm em cada uma de suas extremidades, com ângulos de 90º, formando a altura do suporte;
- Agora, é só colar o segundo quadrado na parte superior da estrutura, fechando o suporte.
- Finalize com a cera líquida.
Viu como é fácil aprender como fazer suporte para plantas e incorporá-los a qualquer ambiente? Agora, é só investir em produtos para deixar as flores e folhagens sempre lindas. No site da Petz, você encontra vasos, adubos, enfeites e todos os produtos necessários para o jardim ficar sempre incrível! Acesse agora!