Tempo de leitura: 5 minutos
Você já ouviu dizer que, se cortarmos os bigodes dos bichanos, eles ficam perdidos e não conseguem encontrar o caminho de volta para casa? Apesar de ser um mito, isso mostra a importância desses pelos para o animal. Então, por que gato tem bigode?
Primeiro, vamos dar o nome certo para esses pelos, mas não tem problema chamar de bigode! As vibrissas são pelos sensoriais, ou táteis, e fazem parte dos órgãos dos sentidos dos mamíferos e das curiosidades sobre gatos.
Curiosidades sobre as vibrissas
Os gatinhos possuem em torno de doze vibrissas em cada lado da bochecha. As vibrissas superiores possuem movimentação independente das inferiores, o que lhes permite fornecer informações mais precisas ao pet e explica por que gato tem bigode.
Ele também possui esses pelinhos no queixo, acima dos olhos e das patas da frente. Os folículos capilares são maiores e as raízes, três vezes mais profundas que as dos pelos normais, por isso eles são mais resistentes e caem com menor frequência.
O comprimento do bigode de gato varia entre os animais e cresce em torno de 1 cm ao mês. Ele costuma ter a mesma extensão que a parte mais larga do corpo do bichano, mas essa relação não vale para animais acima do peso.
Curiosidades sobre as vibrissas de outros animais
Você sabia que o leopardo fecha os olhos enquanto morde a presa? Isso serve para que ela não machuque os olhos dele. Então, como ele percebe que a presa morreu? As vibrissas dele abraçam a presa e detectam o menor movimento, mesmo que venha da respiração. Assim, quando os movimentos cessam, ele abre os olhos e saboreia a comida com segurança.
As focas não enxergam muito bem, por isso possuem longas vibrissas para se localizar embaixo da água. Os elefantes, rinocerontes e hipopótamos possuem poucas vibrissas, mas ainda percebem se há algo perto ou longe por meio delas.
O morcego é outro animal que se beneficia das vibrissas. Além do sonar, os bigodes o ajudam a se orientar durante o voo, recebendo vibrações dos sons que ele emite para se orientar.
Os cavalos têm vários bigodinhos em frente à boca. Eles também são pelos táteis e ajudam o animal a sentir melhor o terreno enquanto pasta. Se as vibrissas tocarem em algo duro, o cavalo desvia para não se machucar.
Os coelhos são presas natas, por isso possuem os olhos posicionados nas laterais da cabeça. Isso deixa um ponto cego na ponta do seu nariz, então as vibrissas funcionam como sensores do ambiente para ele.
Qual é a função das vibrissas?
Para explicar por que gato tem bigode, podemos enumerar as várias funções desses pelos táteis, que não servem apenas para deixar o bichano ainda mais fofo! Eles facilitam a vida do gatinho.
Como o comprimento coincide com a largura do corpo do pet, o bigode o ajuda a passar por frestas sem ficar entalado. Além disso, os 24 fios formam um tipo de sonar que fornece informações sobre o ambiente.
Ao vibrarem, eles dão orientações sobre objetos à frente ou presas no escuro. As vibrissas também auxiliam na manutenção do equilíbrio, fazendo os gatos saltarem e subirem com segurança.
Os bigodes indicam o humor do bichano!
Observando a posição dos bigodes do gato, é possível saber se ele está calminho ou prestes a dar um bote. Em muitos casos, quando as vibrissas estão voltadas para trás, coladinhas nas bochechas, isso indica que o bichano está com medo e na defensiva. A percepção para movimentos próximos ao gato, pela falta de ajuste de foco, tem uma diferença de 30 cm de distância da face.
Já se elas estiverem voltadas para frente, isso é sinal de que ele está pensando em atacar uma possível presa ou a perna do tutor que está passando ao lado. Caso estejam posicionadas ao centro, elas indicam que o gato está relaxado e pronto para receber um carinho!
Por falar em carinho, é possível acalmar um bichano fazendo carinho perto das vibrissas. Para isso, passe os dedos nas bochechas dele como se estivesse “penteando” as vibrissas para trás, evitando os fios do bigode.
Além de todos os fatores emocionais, pesquisas recentes revelam que a posição das vibrissas pode ajudar a detectar a dor em gatos, juntamente com observação da postura corporal e facial.
Elas também indicam o estado nutricional do gatinho
As vibrissas são pelos longos e grossos, e qualquer alteração da qualidade delas pode indicar a falta de nutrientes na dieta do bichano. Desta forma, sempre observe como elas estão.
Se estiverem quebradiças e finas, com queda acentuada ou atraso no crescimento, o gatinho precisa de uma consulta com o veterinário e exames para detectar o que está errado com ele. Entendeu a importância do bigode do gato?
Pode cortar o bigode do gato?
Sabendo por que gato tem bigode, fica fácil responder a essa pergunta! Os pelos fazem parte de um órgão sensorial importante para o bichano, podendo ficar deprimido sem ele.
Então, não se pode cortar o bigode do gato. Sem as vibrissas, ele ficará desorientado e pode ter falta de equilíbrio. Ele pode calcular de forma equivocada um pulo e se machucar ou se prender em alguma fresta. Além disso, ele pode ficar inseguro, frustrado e irritado.
Se os bigodes do bichano forem cortados por acidente, não há muito que fazer a não ser esperar que cresçam. Como dissemos, eles crescem a uma velocidade de 1 cm ao mês. Então, após 3 a 4 meses, serão novamente úteis.
Agora, você já sabe por que gato tem bigode e como ele é importante para o pet! Então, se precisar de uma tosa no bichano, visite uma das lojas da Petz e conheça nossos profissionais especialistas em felinos para garantir o melhor atendimento para ele!