Tempo de leitura: 5 minutos
As araras são aves muito desejadas pelas belíssimas cores das penas e por sua interação social bastante positiva. Para manter essas penas lindas e brilhantes, a ave precisa ser alimentada corretamente. Sendo assim, será que a arara pode comer laranja?
A recomendação dos médicos veterinários é que a dieta da arara seja natural, orgânica e variada, complementada com rações extrusadas de qualidade, da linha premium ou super premium. Porém, para alimentá-la com segurança, é preciso saber quais frutas e legumes podem ser dados à ave. As frutas cítricas, como a laranja, por exemplo, são saudáveis?
Araras e laranja: uma boa combinação
Sim, a arara pode comer laranja e outras frutas cítricas, como o limão e a tangerina. O pH baixo ajuda a manter os fungos longe do estômago e do intestino da ave, além de auxiliar no processo de digestão dos alimentos. São ricas em vitamina C, que confere melhor imunidade ao organismo.
Entretanto, por serem ácidas, o tutor não deve fornecê-las em grande quantidade, principalmente se a ave estiver tomando algum medicamento que possa agredir a mucosa estomacal ou interagir com a acidez da fruta.
Como oferecer frutas cítricas para a arara?
A arara pode comer laranja cortada em cubinhos, sem a casca e as sementes. Para servir o suco, dilua em água antes de servir, pois ele concentra os açúcares da fruta e pode aumentar o peso do pet quando é dado em excesso. Sendo assim, a arara pode comer laranja, mas tendo parcimônia.
Outra opção, caso não se sinta seguro em oferecer a laranja a arara, é a laranja ilhoa. Considerada a menos ácida das laranjas, ela faz parte do cardápio de frutas de bebês e idosos e seu sabor é leve e adocicado.
Caso a ave não coma toda a fruta que você colocou, retire os restos e jogue fora. Essa recomendação serve para a laranja e tudo mais que você servir para a ave, pois essas sobras atraem moscas que podem transmitir doenças para ela e podem putrefar, proliferando bactérias patogênicas.
Além das frutas cítricas, o que mais a arara pode comer?
A alimentação da arara deve ser o mais próxima possível daquilo que ela encontraria se estivesse em vida selvagem. A linda ave habita florestas de árvores altas e várzeas com palmeiras e altitude média de 500 m.
Com isso, é de se imaginar quais alimentos a ave tem à disposição na natureza: buriti, mangaba, pequi, murici, araticum, graviola, cupuaçu e umbu são exemplos de frutas que a ave come em vida selvagem.
Esse tipo de alimento não é muito conhecido pelos moradores das cidades da região Sudeste do Brasil e nem é muito fácil de encontrar, por isso pode ser substituído por alternativas mais conhecidas e fáceis de comprar.
As frutas que as araras mais gostam são: banana, maçã e pera (sem sementes), manga, goiaba, maracujá, mamão, morango, acerola, pitanga, figo, abacaxi, melancia e kiwi.
Os outros alimentos que podem ser dados a ave são a vagem (com os frutos), milho-verde, brócolis, pimenta-dedo-de-moça, espinafre, couve, castanhas, ovo cozido e amêndoas.
As misturas de sementes são uma boa alimentação para a arara?
O chamado mix de sementes pode até ser bem balanceado conforme as necessidades da ave. No entanto, ela é capaz de selecionar as sementes que mais gosta e não ter os nutrientes que necessita. Assim, o mix de sementes não é o melhor alimento para as araras.
Sementes de girassol e amendoim
As sementes de girassol e amendoim são oleaginosas, portanto ricas em gorduras. Elas são muito saborosas para as aves chamadas de psitacídeos, como as araras, papagaios e calopsitas, que até ficam viciadas nesse tipo de alimento, sendo muito difícil tirar esse hábito.
Além disso, se não tiverem uma boa procedência, esses alimentos podem estar contaminados, principalmente pelo fungo Aspergillus sp, com as chamadas aflatoxinas, que causam alterações no fígado da ave e são cancerígenas.
Como alimentar um filhote de arara?
Uma arara bebê ainda não vai comer o mesmo alimento que as adultas. A dieta é feita com papinhas específicas para a espécie. Elas são vendidas em lojas especializadas e são feitas em pó para misturar com água filtrada, mineral ou fervida em quantidades determinadas pelo fabricante.
Faça a mistura com água morna. Uma nova mistura a cada refeição, nunca reutilizando uma sobra, mesmo que tenha ficado na geladeira. A quantidade a ser fornecida deve ser suficiente para encher o papo da ave, mas sem deixá-lo muito repleto.
Faz parte do aprendizado sobre como alimentar um filhote de arara só oferecer uma nova refeição quando o papo da ave já estiver vazio. Caso contrário, ela pode desenvolver uma doença conhecida como “papo azedo”, uma infecção causada pelo fungo Candida albicans.
Essa alimentação vai ser fornecida até aproximadamente os três meses de idade da ave. Por volta dos dois meses e meio, a arara pode comer laranja e os demais alimentos que citamos. Ela não vai abandonar de vez a papinha, mas aos poucos vai se habituar a nova dieta. É importante tanto no início da alimentação quanto no momento da transição de dieta procurar auxílio profissional para que o processo seja executado de forma correta, a fim de garantir a saúde e bom desenvolvimento da ave.
Características da ave
Para complementar as informações ao tutor, citaremos algumas curiosidades sobre o comportamento e as características da arara, então continue nos acompanhando!
A arara é o maior dos representantes dos psitacídeos. A maioria deles não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, não é possível identificar o macho e a fêmea pelas características físicas, e é monogâmica, ficando com o mesmo parceiro pela vida inteira.
Elas são aves muito inteligentes e capazes de falar em torno de meia dúzia de palavras. Além disso, elas podem aprender diversos comandos, reproduzem alguns sons e imitam movimentos humanos.
Gostou de aprender se arara pode comer laranja e como alimentar o filhote da ave? Sabia que você pode encontrar tudo que o pet precisa na loja da Petz? Visite-nos e surpreenda-se!