Tempo de leitura: 4 minutos
A castração é um ato de amor com o bichano e dever de todo tutor responsável, assim como zelar pela saúde do pet após a cirurgia no que diz respeito à alimentação. Por isso, vamos explicar a dúvida “por que gato castrado tem que comer ração para gato castrado?”.
A esterilização cirúrgica tem vários benefícios para a saúde dos gatos. Por outro lado, muitos estudos demonstraram que os felinos apresentam ganho de peso significativo após esse procedimento. Veja outras alterações, a seguir.
Alterações fisiológicas que levam ao aumento de peso pós-castração
As alterações fisiológicas pós-castração explicam a dúvida “por que gato castrado tem que comer ração para gato castrado?”. As pesquisas mostraram mudanças nas respostas de prolactina, colecistoquinina, leptina e fator de crescimento insulino-dependente.
Com a retirada dos ovários e dos testículos, ocorre diminuição de estrogênio, estradiol e testosterona, respectivamente, na concentração sanguínea.
O estrogênio estimula a leptina, o que ocasiona o descontrole da regulação do apetite e da saciedade. Além disso, é responsável pela manutenção da atividade física em níveis altos. Com a diminuição, o bichano fica menos ativo.
Já a diminuição do estradiol causa o aumento na ingestão de alimentos. A queda da testosterona também causa a diminuição da atividade física do macho, uma vez que ele para de buscar uma parceira sexual e perambular para defender o território.
Mudanças no hábito alimentar do gato após a castração
A grande maioria dos tutores adota a alimentação ad libitum para os bichanos, ou seja, comida à vontade! Esse é o primeiro dos cuidados pós-castração do gato que o veterinário costuma mudar. Como o aumento da ingestão de alimento ocorre após a castração, isso explica a pergunta “por que gato castrado tem que comer ração para gato castrado?”.
Um estudo que acompanhou gatos por 3 meses após a cirurgia mostrou que os machos ganharam 30,2% de peso e as fêmeas, 40%. Os filhotes ficaram 24% mais pesados que os gatos não castrados com a mesma idade.
Outro estudo objetivou quantificar a taxa metabólica do gato castrado e a comparou com a dos felinos não castrados. O resultado foi que as fêmeas castradas têm metabolismo 33% menor, enquanto os machos, 28%.
Como o metabolismo é menor, o ganho de peso é maior. Dessa forma, a indicação para evitar esse aumento no peso dos gatos é que a alimentação não seja fornecida ad libitum, mas de acordo com a recomendação do fabricante da ração.
Malefícios da obesidade em gatos
A obesidade está associada a diversas doenças. Dos gatos obesos, 80% desenvolvem diabetes. As artropatias ocorrem 5 vezes mais em felinos acima do peso. Eles ainda têm 3 vezes mais doenças de pele de origem não alérgica.
Ocorre aumento de 7 vezes de risco de desenvolvimento de cálculos urinários de oxalato de cálcio e 3,5 vezes de formação de urólitos de estruvita e desenvolvimento de diarreia crônica. Tudo isso justifica a indagação “por que gato castrado tem que comer ração para gato castrado?”.
Qual é o alimento correto para o gato castrado?
A ração para o gato castrado deve ter uma restrição na energia metabolizável de 20% a 30%. O teor de proteína precisa ser alto, já que ela fornece menos calorias que a gordura e o carboidrato, preserva a devida massa muscular e auxilia no controle da glicemia.
Um alto teor de fibras ajuda a aumentar a saciedade e faz certa diluição da energia metabolizável, auxiliando na manutenção do peso. A adição da L-carnitina ajuda na queima de calorias.
Esse alimento para gatos castrados precisa ser iniciado tão logo o bichano esteja recuperado da cirurgia. A troca da ração deve ser realizada de forma gradual para evitar alterações gastrointestinais.
A ração de gato castrado possui a mesma variedade que a comidinha comum. Existem rações para filhotes, adultos e idosos castrados. Dessa forma, além do controle do peso, elas suprem as necessidades nutricionais para cada idade.
Outras recomendações para evitar o ganho de peso
A promoção de brincadeiras, principalmente as de caça, aumenta o gasto energético, assim como o enriquecimento ambiental, como colocar prateleiras altas, arranhadores, tocas e brinquedos inteligentes.
As visitas mensais ao veterinário nos três primeiros meses (ou mais, se for necessário) após a esterilização cirúrgica ajudam o tutor no controle do peso do bichano, bem como no envolvimento de todas as pessoas da família.
Benefícios das rações úmidas
A ração úmida para gatos é completa e balanceada, com a vantagem de ter mais água na composição, o que ajuda na prevenção das doenças do trato urinário dos bichanos.
Ela possui maior teor de proteína que a ração seca, por isso, realiza melhor controle do peso e evita um gato obeso. A composição é muito parecida com a das presas que o bichano comeria se estivesse em vida selvagem. Dessa forma, é considerada um dos melhores alimentos para os felinos.
Por que gato castrado tem que comer ração para gato castrado? Agora, você já sabe! Manter a boa saúde do pet é dever do tutor, por isso, agende uma consulta em uma loja da Petz para zelar pela saúde do bichano!