Pular para o conteúdo

Você sabe se gato pode comer jaca? Vamos descobrir!

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Cuidar da alimentação é um cuidado e até mesmo um dever de todos os pais e mães de pet. Para que eles cresçam e se mantenham saudáveis, livres de acidentes alimentares, é importante saber o que eles podem ou não comer. Pensando assim, será que gato pode comer jaca?

gato dormindo em parapeito de janela.

Além da ração seca ou até mesmo dos sachês ou latinhas de ração úmida, os tutores gostam de dar alguns alimentos naturais para seus pets, e isso é muito bom! As frutas contêm nutrientes essenciais para a saúde dos seres humanos e também dos animais.

Ainda que o gato seja um carnívoro estrito, ou seja, precise da proteína da carne para que seu organismo trabalhe bem, uma frutinha saborosa também é bem-vinda no dia a dia. Por isso, hoje vamos conversar sobre as frutas que o gato pode comer, incluindo a jaca! Confira!

Posso dar fruta para o gato sem medo?

Nem todos os gatos aceitam qualquer tipo de alimento, seja a própria ração, petiscos artificiais ou naturais, como as frutas. Porém, se alguma fruta agradar ao paladar do pet, ela pode ser oferecida em pequenas quantidades.

Para poder dar uma fruta sem medo para o pet, é necessário que ela não contenha nenhum elemento que prejudique sua saúde. Por isso, vamos conhecer as principais frutas benéficas para o bichano.

  • jaca;
  • pera;
  • maçã sem semente;
  • melancia;
  • melão;
  • morango;
  • manga;
  • banana.

Frutas proibidas para gatos

Como vimos, há várias opções de frutas seguras para o gato, enquanto outras precisam ser evitadas. Fique sempre atento ao que o bichano come, até mesmo escondido, para evitar qualquer tipo de problema.

Evite frutas cítricas, como kiwi, laranja e tangerina, para não afetar o estômago, causando azia e falta de apetite. A uva não deve ser oferecida, pois pode causar lesão a nível renal, e o abacate e a macadâmia também devem ser restringidos.

Origem e benefícios da jaca

A jaqueira é uma espécie oriunda da Índia e foi introduzida na alimentação do brasileiro há muitos anos. No nosso país, encontramos as variedades jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga.

Considerada a maior fruta comestível do mundo, é rica em vitaminas B e E, que têm ação antioxidante, e vitamina A, que auxilia a visão, a produção de hormônios e o fortalecimento dos pelos e da pele.

Como dar jaca para o gato?

O gato pode comer jaca desde que alguns cuidados sejam tomados, como tirar a casca, que pode ser indigesta e causar diarreia e vômito. Um problema ainda maior é se o gato comer a casca e não mastigar corretamente. A casca da jaca pode causar constipação ou até mesmo obstruir o intestino do bichano.

gato olhando para baixo.

Sendo assim, após retirar a casca, corte um pedaço de aproximadamente 3 cm da polpa da jaca e ofereça ao gatinho. Se ele gostar, a jaca pode ser oferecida duas ou três vezes por semana, somente nessa quantidade. Pode parecer pouco, mas lembre-se de que os gatos são animais de pequeno porte,  então, a quantidade de alimento recebido deve ser de acordo com suas necessidades calóricas.

Por falar nisso, a jaca é uma fruta bastante calórica, então, é necessário acompanhar o peso do pet para garantir que o peludo possa ganhar esse agrado. Animais que estão acima do peso não devem comer essa fruta, e sim optar por outras mais leves, de preferência após a recuperação do peso ideal.

Outras opções de petiscos

O que o gato pode comer como petisco vai além de frutas! Muitos bichanos gostam de cenoura, pepino, ervilha, abóbora, batata-doce, alface, tomate, couve-manteiga, chuchu e tantos outros.

Ainda com os alimentos naturais, há uma infinidade de maneiras de serem preparados. Alguns podem ser servidos crus, outros refogados (sem alho, cebola ou sal). Nos dias quentes, os vegetais podem ser deixados na geladeira por uns instantes e serem oferecidos bem geladinhos para o bichano se refrescar, assim como através das frutas. Adicionando água filtrada, é possível preparar um delicioso picolé!

Inventar diferentes modos de preparo com alimentos saudáveis e não tóxicos para os pets, além de trazer benefícios para o organismo, contribui para o bem-estar. É uma forma de enriquecer e entreter o pet, basta usar a imaginação e testar qual agrada mais o animalzinho.

Como equilibrar a alimentação do gato?

Ainda que as frutas contenham vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo, não devem ultrapassar o limite diário de consumo. Lembre-se de que a principal fonte de alimentação do gato deve ser a ração. Nela estão todos os nutrientes essenciais para a espécie, e não há necessidade de suplementação.

Tenha certeza de que o bichano come a porção diária recomendada da ração. Caso ele esteja com o peso ideal e não tenha nenhuma restrição de saúde, o  gato come fruta, legumes e verduras de maneira benéfica.

jacas no pé.

Como vimos, o gato pode comer jaca, frutas diversas, legumes e verduras. Oferecer esse tipo de variedade alegra o dia a dia do seu amigo! No blog da Petz há muitas dicas relacionadas à saúde e também à alimentação, desde o preparo e o que pode ou não ser oferecido para o gato. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *