Tempo de leitura: 5 minutos
Quando o companheiro animal começa a ter alguns comportamentos estranhos, é comum buscar o porquê, não é mesmo? Assim, caso você tenha um bichinho e queira saber por que o peixe betta fica agitado, chegou no lugar certo.
Desta forma, antes de ficar preocupado com a saúde do seu peixinho, saiba que a causa ou a solução pode ser bem simples. Por isso, a nossa primeira instrução é começar a pesquisar um pouco sobre o comportamento do seu pet.
Pronto para descobrir o porquê do peixe betta ficar agitado? Então, não deixe de ler este conteúdo e conferir as principais causas de estresse do seu amiguinho, além de aprender como acalmá-lo. Dê uma olhadinha no que os nossos especialistas dizem.
O que pode deixar o seu betta estressado?
Deixar o seu peixe Betta estressado não é recomendado. Por isso, descobrir o motivo da agitação é essencial. Assim, é possível entender melhor o seu bichinho e aprender como mantê-lo calmo e saudável.
Afinal, um peixe Betta agitado é motivo de preocupação, já que o estresse o leva a lesões ocasionadas por movimentos como se debater e se jogar contra o vidro do aquário, por exemplo, além de contribuir com a imunossupressão e o aparecimento de doenças devido a debilidade do sistema imune. Às vezes, o comportamento agitado pode causar machucados graves, que exigem uma visita ao médico-veterinário.
Você quer aprender mais sobre o animalzinho? A seguir, listamos algumas respostas para explicar as causas de agitação do peixe Betta f. Leia e saiba o que pode causar esse comportamento.
Aquário muito pequeno
Às vezes, quando o peixe Betta está agitado no aquário, a causa pode ser justamente o reservatório. A casinha do animal simplesmente pode não ter as medidas indicadas.
Além de impedir o nado livre, um aquário muito pequeno pode causar algumas lesões por restrição de espaço. Isso porque, quando está estressado, é comum o peixe bater nas paredes do aquário, como mencionado.
No caso do Betta, é recomendado que todos os aquários tenham mais de 20 L, no mínimo. Inclusive, essa é uma maneira de evitar que a água fique suja rapidamente. Assim, além de ajudar na manutenção, essa opção deixa o seu peixinho mais feliz. Sabe aquele aquário minúsculo, vulgo betteira, que você comprou com seu peixinho? Livre-se dele!
Aquário com muitos peixes
Você já ouviu falar que o peixe Betta é briguento? Isso não é uma mentira! Inclusive, a recomendação é deixar o seu peixinho sozinho e juntá-lo com uma fêmea apenas na época do acasalamento.
Agora, caso você seja o tutor de uma fêmea e percebeu que seu peixe Betta está muito agitado, a superlotação pode ser a causa. A recomendação é de 1 litro para cada 1 cm do peixinho, no mínimo.
Pouca água no aquário
Se você fizer as mudanças necessárias no aquário e isso resolver o problema, não é mais necessário saber por que o peixe Betta fica agitado. Você já descobriu a causa! Porém, caso não tenha ocorrido uma melhora, entenda que o problema pode estar nas condições da água.
Para descobrir se esse é o contratempo, não deixe de conferir o pH da água, que deve estar entre sete e oito, além da temperatura, que precisa estar entre 26ºC e 28ºC. Além disso, caso o aquário esteja sujo, a falta de limpeza pode ser a causa do estresse. É sempre bom dosar os níveis de nitrito e nitrato na água também.
Ambiente agitado
Como você já deve ter percebido, os peixes são animais muito calmos. Por isso, eles precisam de ambientes tranquilos para viverem bem. Inclusive, o sol pode ser um grande incômodo. Bettas são provenientes de pântanos e culturas de arroz: gostam de se manterem escondidos em algumas horas do dia. Você já providenciou um cantinho assim para ele?
Então, caso você perceba um comportamento do peixe Betta que não seja comum, tente mudá-lo de lugar. Se tiver uma caixa de som ou até mesmo uma televisão por perto, isso já pode ser motivo suficiente para mover o aquário.
Alimentação inadequada
A alimentação inadequada também pode ser a causa da agitação do seu peixinho. Isso porque, quando ele não come bem, a imunidade baixa, afetando o bem-estar do seu animalzinho.
Assim, quando for escolher qual é o melhor alimento para o seu peixe Betta, prefira as rações flutuantes próprias para a espécie. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em procurar a opinião do seu médico veterinário de confiança.
Peixe Betta agitado? Pode ser a época de acasalamento
Além de todas as causas de agitação do peixe Betta já mencionadas, existe mais uma: pode ser a época do acasalamento do seu animalzinho. Afinal, ele pode estar em busca de uma parceira para se reproduzir.
Se esse for o caso, você pode tentar juntar um casal. Porém, lembre-se de que o peixe Betta é muito territorialista e aceita outro animal apenas quando está pronto para acasalar. Antes de fazer a aproximação do casal, consulte especialistas da área.
Como acalmar o seu peixinho?
Ao encontrar a causa da agitação do seu peixinho, basta mudar o aquário, limpar a água ou trocar o lugar onde ele vive. Porém, caso nada resolva, o melhor é buscar a opinião de um especialista, já que o comportamento pode ser resultado de algum problema de saúde.
Agora você já sabe o porquê do peixe betta ficar agitado, não é mesmo? A partir daí, é só colocar todas as dicas que comentamos acima em prática. Inclusive, caso precise de alguns acessórios de aquarismo, pode contar conosco! Acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo completo.