Tempo de leitura: 4 minutos
A incrível capacidade de associação dos cães muitas vezes surpreende seus tutores. Afinal de contas, os bichinhos costumam se familiarizar com barulhos, cheiros, gestos e, é claro, pessoas. Hoje, você entenderá como o cachorro sabe quem é seu dono.
É certo dizer que quase todos os cachorros sabem quem são seus donos e quem são estranhos. Eles mudam o jeito de agir com pessoas de fora: latem, se escondem, ficam agitados ou até mesmo nervosos. A resposta a desconhecidos pode variar de pet para pet, podendo ser mais ou menos evidente.
No entanto, os pets sabem muito bem quem são aqueles que moram na mesma casa que ele, que lhe dão alimento, carinho e proteção. Por isso, quando falamos de cachorros e seus donos, acaba sendo bastante perceptível que os animais reconhecem os tutores na maioria dos casos.
No entanto, se os cães não têm a mesma capacidade de raciocínio lógico que nós, humanos, de que forma isso é possível? A seguir, você entenderá como é feito esse tipo de associação. Assim, será mais simples entender como o cachorro sabe quem é seu dono e quais pessoas são estranhas ao seu ambiente.
Como funciona a identificação?
Quem já passou muito tempo longe do mascote sabe bem que os cães não costumam esquecer quem são seus tutores. Eles não apenas demonstraram nos reconhecer de longas viagens, como deixam bem claro que estavam sentindo muitas saudades. Afinal, é conosco que eles dividem a casa e a rotina.
Mas de que forma os pets fazem esse reconhecimento? Como o cachorro sabe quem é seu dono? É de conhecimento geral que os cães não têm a melhor visão do Reino Animal. Sendo assim, como é possível os bichinhos diferenciarem pessoas, uma vez que a aparência pouco importa?
De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro.
Esse é um dos motivos que explicam por que o cachorro reconhece seu dono depois de muito tempo. Afinal, eles fazem essa associação pelo cheiro, desconsiderando um pouco a parte visual. Sua voz também pode ficar marcada, uma vez que a audição dos animais é muito poderosa.
Além disso, a rotina influencia bastante nesse processo de reconhecimento. Afinal, o cachorro conhece o dono pelo cheiro apenas porque passa muito tempo ao seu lado. No entanto, ele sabe que seu tutor é aquele quem brinca com ele, dá comida, banho e faz carinho.
Como o cachorro escolhe um membro da família favorito?
Você já sabe como o cachorro sabe quem é seu dono. No entanto, em famílias grandes, o animal pode acabar se apegando mais a uma pessoa específica. É quase como se o animalzinho tivesse um “favorito” entre seus tutores. Porém, como é feita essa decisão?
Normalmente, os pets acabam se apegando mais a quem passa o máximo de tempo com eles. Se há uma pessoa que sempre brinca, coloca comida e faz carinho rotineiramente, ele certamente interpretará esse indivíduo como sendo seu tutor principal.
Alguns comportamentos específicos ajudam a descobrir quem é o “preferido” do pet. Por exemplo, se o bichinho costuma seguir você o tempo todo (e não faz o mesmo com outros integrantes da família), ele provavelmente o adotou como tutor ou tutora. Outro indício é ele mostrar brinquedos e chamar você para brincar.
Muitos se perguntam por que cachorro lambe o dono, e a explicação é que essa é uma forma que os animais têm de demonstrar carinho. Dessa forma, se você é constantemente atacado(a) por “lambeijos”, saiba que, muito provavelmente, o pet está indicando quem é seu favorito.
Outras maneiras de associar os tutores
Como o cachorro sabe que seu dono está chegando em casa? Alguns pets demonstram animação antes mesmo de os tutores abrirem os portões de suas residências e entrarem em contato com os pets. Eles latem, pulam e até choram de emoção — sendo que outros membros da família podem nem reparar na chegada daquele indivíduo em específico.
Esse tipo de reconhecimento pode acontecer pelo horário em que o dono costuma chegar em casa do trabalho, por exemplo, ou pela associação de algum som, como o barulho do carro encostando na garagem, por exemplo. É comum, inclusive, que os pets fiquem de prontidão para receber seus tutores.
Agora que já entendeu como o cachorro sabe quem é seu dono, é só passar ainda mais tempo com o peludo para que ele jamais esqueça o seu cheirinho! Se quiser continuar aprendendo sobre seu mascote, continue explorando o blog da Petz. Temos conteúdos gratuitos e exclusivos sobre as mais diversas espécies por aqui!