Pular para o conteúdo

Cachorro entende a linguagem humana?

  • por

 A comunicação dos cães é por meio da linguagem corporal e sinais vocais como: rosnados, grunhidos e latidos. Mas será que cachorro entende a linguagem humana?

Talvez já tenha visto alguns daqueles vídeos populares recentes de cães falantes, onde  apertam botões emissores de som para se comunicar com seus donos. Parece que esses cães estão usando palavras humanas para se comunicar, para dizer aos seus tutores que querem mais passeios ou mais petiscos.

Como funciona?

Qualquer tipo de  brinquedo para cachorro tem uma função que vai além da diversão, servem para estimular, especialmente, a cognição do pet ao mesmo tempo que gasta a energia física. 

O quadro de botões é baseado em dispositivos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (AAC) que oferecem às pessoas não-verbais uma maneira de se comunicar. As placas de som para cães possuem botões circulares com palavras, cada uma pré-gravada para dizer a palavra quando pressionada.

A ciência por trás dos botões

Até o momento, mais de 700 gatos, cachorros e cavalos estão participando de estudos, onde está sendo analisada a possibilidade destes animais se comunicarem com pessoas que não são os seus tutores para definir o quanto, efetivamente, eles entendem sobre a comunicação humana.

Ainda não foi comprovado a possibilidade dos animais se comunicarem com humanos, pois é preciso juntar uma quantidade maior de dados para chegar nesta conclusão. Até o momento a comunicação não-verbal de um animal é totalmente ligada às ações de seus tutores.

Os cães possuem muita facilidade em aprender algumas palavras e gestos, como “senta” ou “vem”. Possuem uma capacidade incrível de entender frases contendo um objeto preposicional, verbo e objeto direto. Por esta razão, o quadro de botões é organizado por  categoria de palavra para facilitar o entendimento do cão.

As categorias geralmente incluem:

  • Sujeitos: nomes humanos, nomes de cães;
  • Objetos: brinquedo, bola, comida;
  • Lugares: cama, sofá, caminhada, fora;
  • Ações: banheiro, brincar, vir;
  • Descritores: bom, mais tarde, tudo feito;
  • Social: te amo, oi, quero;

Como configurar este mecanismo

  • Após retirar da embalagem, o tutor deve configurar o acessório com a gravação do comando. Use uma palavra por botão e fale de forma clara.
  • Faça o teste do som e, se estiver tudo certo, o próximo passo é treinar o cachorro. 
  • Para que a estratégia funcione, é importante que o pet saiba o básico de adestramento. Ou seja, o cachorro deve saber ouvir e atender o tutor, além de obedecer comandos básicos: sentar, dar a pata, vem, vai e fica.

Dicas de como usar

Vá devagar 

Cada cão é diferente, é normal que alguns levam semanas para demonstrar interesse nos botões e talvez não desenvolvam esse interesse.

Mantenha o dispositivo por perto

Recomenda-se um local centralizado para o quadro de botões, de preferência onde seu cachorro costuma ficar mais tempo.

Preste atenção

Não ignore as outras formas de comunicação do seu cachorro, como linguagem corporal e sinais vocais. Você não está mudando a forma como ele se comunica, está apenas adicionando outra opção.

Não force

Nunca force seu pet a apertar os botões pegando a pata dele e colocando no botão.

Quando seu cão começar a apertar os botões, não o recompense com petiscos ou ração. Na verdade, isso pode prejudicar seu progresso, porque em vez de entender que é uma forma de comunicar suas necessidades, eles vão aprender que é uma maneira de recompensa.

Entretanto, é importante lembrar que naturalmente os cães oferecem um amplo sistema de comunicação que deve ser prestado atenção de perto. Explorar o mundo dos botões, no mínimo, fornecerá enriquecimento mental para seu cachorro, além de fortalecer o vínculo entre você e o animal.


0.00 avg. rating (0% score) – 0 votes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *