Pular para o conteúdo

Proteínas derivadas do plasma sanguíneo auxiliam função imunológica dos animais

  • por

Cláudia Guimarães, da redação

[email protected]

Muitos são os insumos utilizados na produção de pet food: carnes, cereais, frutas, farinhas, raízes, entre outros. Mas, além desses, citamos, aqui, o plasma sanguíneo, um dos ingredientes mais estudados na nutrição animal, são mais de 600 artigos publicados em revistas científicas que documentam sua eficácia.

De acordo com o médico-veterinário e diretor de Serviços Técnicos para América Latina da APC, Luís Rangel, a história do plasma começou há mais de 35 anos, quando os cientistas da APC descobriram o poderoso papel que as proteínas funcionais derivadas do plasma sanguíneo desempenham no apoio e na manutenção da função imunológica normal dos animais. “Desde o início, nossos cientistas observaram resultados significativos, consistentes e eficazes em suínos e em outras espécies. Os produtos da APC, hemácias e plasma spray dried (SDP), são utilizados na alimentação de animais para melhorar a nutrição e saúde animal, por meio de propriedades exclusivas que impactam positivamente bilhões de animais a cada ano”, descreve.

Como observado pelo executivo, os tutores de animais de companhia têm se tornado cada vez mais experientes para identificar os melhores ingredientes para seus pets. “A APC sabe que a indústria de alimentação de pets precisa de ingredientes que sejam, ao mesmo tempo, altamente digestíveis, funcionais, label friendly e palatáveis. Os animais, rapidamente, tornam-se membros da família e os tutores querem alimentá-los da melhor forma. Isto é um dos motivos pelo qual existe uma demanda por proteínas de alta qualidade para serem adicionadas aos alimentos secos, úmidos e petiscos”, comenta.

Segundo Rangel, as proteínas derivadas do plasma não apenas satisfazem as necessidades dos clientes, mas, também, trazem muitos benefícios para os fabricantes. “Os ingredientes da APC são uma solução única, não apenas para atender exigências de formulação, mas, também, por proporcionarem benefícios para saúde sem igual. O plasma aporta suporte imunológico e saúde digestiva, além disso, impacta positivamente nos músculos, articulações, pele e pelagem com resultados visíveis. Além disso, melhora a digestibilidade das fórmulas em que é adicionado e isso diminui o volume de fezes excretadas pelos animais diariamente”, garante.

O plasma aporta suporte imunológico e saúde digestiva, além disso, impacta positivamente nos músculos, articulações, pele e pelagem (Foto: reprodução)

Impacto do plasma na saúde dos pets

Rangel reforça que o plasma é um ingrediente natural estudado cientificamente por décadas de pesquisas que demonstram um efeito em todo o organismo de forma sistêmica, atacando a inflamação em sua origem. “As proteínas funcionais do plasma, consumidas por via oral, não interferem na resposta imunológica natural do organismo à inflamação, mas, em vez disso, colaboram com o sistema imune para que responda de forma mais rápida e eficiente”, discorre.

Segundo ele, o plasma contém uma mistura complexa de proteínas funcionais, que incluem a transferrina, responsável por reduzir o ferro livre e impedir a sobrevivência bacteriana, a lisozima, que possui ação antimicrobiana, fatores de crescimento, que estimulam a regeneração celular, as citocinas, que possuem um efeito anti ou pró-inflamatório, e as imunoglobulinas que possuem ação contra toxinas e patógenos. “O plasma tem múltiplas ações nos animais, mas, em termos gerais, o consumo de plasma via oral ajuda o sistema imune a responder aos desafios de forma mais rápida e eficiente. Os efeitos do plasma são sistêmicos, o que significa que afeta o sistema imune por completo e tem um efeito amplo e sustentado na eficiência da resposta total do sistema imune ao estresse”, expõe.

A principal diferença do plasma e que o destaca como um ingrediente único em comparação às outras fontes de proteína, conforme dito por Rangel, é a funcionalidade. “Além de possuir um perfil com mais de 78% de proteína bruta, conter aminoácidos essenciais e ter uma altíssima digestibilidade, o plasma contém importantes componentes biológicos que apoiam a saúde imunológica e vão além da nutrição. Todo o efeito das imunoglobulinas, citocinas, transferrinas, fatores de crescimento e lisozimas fornecidas por meio da dieta, garantem um apoio ao sistema imune dos animais, sendo positivo para a sua saúde integral. O plasma é um ingrediente multifacetado que promove melhor digestibilidade, palatabilidade e saúde nos animais. Por ser um co-produto derivado do sangue, é um ingrediente muito rico nutricionalmente e apresenta níveis mais elevados de aminoácidos essenciais, até mesmo quando comparados ao ovo”, detalha.

O AP 920, plasma spray dried da APC, contém mais de 78% de Proteína Bruta (Foto: divulgação)

Produto testado e aprovado!

Nos últimos 25 anos, Rangel conta que o plasma spray dried (SDP) tornou-se um ingrediente aglutinante (binder) comumente utilizado em alimentos úmidos para pets. “No entanto, além das propriedades tecnológicas funcionais, o plasma é um excelente palatabilizante para cães e, especialmente, para gatos, esse novo atributo passou a ser reconhecido rapidamente pela indústria de pet food”, argumenta.

O plasma, de acordo com o profissional, pode melhorar, efetivamente, a textura e suculência dos chunks, ao mesmo tempo que mantém a coesão dos diferentes ingredientes da receita. “A partir do processo de secagem por atomização (spray drying) do plasma, obtém-se um pó muito fino que mantém muitas propriedades funcionais do plasma in natura. Algumas propriedades físicas do plasma são a capacidade de produzir um gel termoplástico (quando diluído em água e submetido a elevadas temperaturas ou pH extremo), elevada capacidade de retenção de água e de emulsificação de gorduras. Devido a essas propriedades tecnológicas, o plasma é usado em chunks in gravy (carne em molho), patês, em sachês, em latas e diferentes alimentos úmidos ou semiúmidos para cães e gatos. O uso de plasma contribui efetivamente para melhorar a textura dos chunks e para manter uma excelente coesão dos diferentes ingredientes da receita”, elucida.

O produto comercializado é o AP 920, plasma spray dried da APC, que contém mais de 78% de Proteína Bruta, além de excelente balanço de aminoácidos essenciais e alta digestibilidade.

O executivo salienta que a APC tem a missão de ajudar animais a atingir o melhor desempenho por meio do uso de proteínas funcionais inovadoras que impactam positivamente a saúde animal. “Esperamos contribuir com o mercado pet food ao criar novas opções de alimentos e petiscos que tenham o plasma spray dried como um ingrediente diferencial. Queremos fornecer mais que apenas uma fonte de proteína, temos o objetivo de  adicionar funcionalidade para as rações,melhorar a saúde e a qualidade de vida dos animais”, compartilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *