Tempo de leitura: 4 minutos
Nossos bichinhos de estimação são tão fofinhos que, muitas vezes, fica difícil não postar várias fotos e vídeos deles em nossas redes sociais. Pensando nisso, muitos tutores de felinos passaram a criar um perfil de gato — uma conta totalmente dedicada aos amigos bigodudos.
Se você também ama os perfis de gato no Instagram, TikTok ou qualquer outra rede social, continue a leitura! O blog da Petz reuniu diversas dicas para você criar uma conta para o seu felino e conquistar diversos seguidores com a fofura do seu amiguinho.
1. Escolha o tipo de conteúdo
O primeiro passo para criar um perfil de gato é escolher o tipo de conteúdo que você vai postar. Alguns perfis, por exemplo, são focados em adestramento. Outros preferem postar fotos fofas, enquanto existem aqueles que são mais voltados para o humor.
O tipo de conteúdo que você vai postar pode te ajudar a determinar também a plataforma onde você irá atuar. Se o seu bichano gosta de ser mais arteiro, talvez o TikTok seja o local ideal para postar os vídeos das peripécias dele. Já um perfil de gato no Instagram pode ser um espaço mais focado em fotos fofas.
Contudo, isso não significa que você jamais poderá variar o seu conteúdo. Postar algo diferente do comum pode ser vantajoso, desde que feito esporadicamente. Afinal, as pessoas acompanham perfis de acordo com o que elas acham interessante, então, variar muito além disso pode dificultar o processo.
2. Crie a conta
Agora que você já decidiu o que vai postar e onde, é hora de criar a conta do seu bichinho. Algumas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, permitem que você tenha mais de uma página associada ao mesmo perfil, o que facilita esse processo.
Já em outras plataformas, como o TikTok e o Twitter, você vai precisar ter um e-mail separado para o seu perfil de gato. Não se preocupe, porque ainda será possível acessar tanto a sua conta pessoal quanto a do seu bichinho com bastante facilidade.
Ter um e-mail separado para a conta do gato pode ser vantajoso até mesmo para as redes que permitem mais de uma página. Isso confere mais segurança, além de facilitar a comunicação com possíveis parceiros no futuro.
3. Configure o perfil
Configurar o perfil do seu gato será muito importante, especialmente no começo da conta, quando você ainda não tiver muitas publicações. Por isso, não deixe de escolher boas fotos de perfil de gato, uma bio inteligente e inserir outras informações que você acha relevante.
Uma biografia, por exemplo, pode levar trocadilhos fofinhos e até mesmo mostrar um pouco da personalidade do felino logo de cara. Procure evitar textos muito longos e que precisem de um clique para aparecerem na íntegra.
Seja preciso com os links também. Se você precisar usar mais de um, utilize ferramentas agregadoras, que mostram vários links em um só. Algumas redes sociais, como o Youtube e o TikTok, permitem que você coloque links de outras plataformas com facilidade, o que deixa o design da bio ainda mais minimalista.
4. Comece a postar
Agora que você já escolheu a foto de perfil para o TikTok, os links para o Facebook ou a biografia para Instagram de gato, é hora de começar a postar. Não importa o seu tipo de conteúdo, assegurar a qualidade dele é essencial. Para isso, você não precisa de câmeras profissionais, basta ter um bom set up.
Sempre tire fotos e grave vídeos em boa iluminação, mesmo que seja natural. Alguns celulares têm a função de fotografar bichinhos de estimação, o que pode deixar as fotos ainda mais bonitas. Se você for gravar o áudio do seu felino miando ou ronronando, prefira ambientes quietos.
Já se você não pretende usar o som original do vídeo, sempre use músicas sem direitos autorais (royalty-free) para evitar que o seu conteúdo seja reivindicado. Você também pode fazer uma narração engraçada por cima do vídeo ou até mesmo dublá-lo, como muitos canais de humor fazem.
Sempre prefira manter a descrição da postagem curta, afinal, o foco sempre será a foto e/ou o vídeo. Para alcançar ainda mais pessoas, utilize hashtags de acordo com o conteúdo da publicação. Alguns perfis criam hashtags próprias, o que pode facilitar a busca pelos usuários.
Outras dicas importantes
Ter um perfil de gato nas redes sociais também é uma responsabilidade. Por isso, manter um bom exemplo de cuidados que os felinos precisam é excelente para ajudar outros tutores a manterem a saúde e bem-estar dos gatos deles.
No entanto, nunca passe informações médicas se você não for uma pessoa especializada. Caso você queira fazer uma recomendação relacionada à saúde ou à rotina dos bichanos, sempre conte com a ajuda de um médico-veterinário para isso. Apenas um especialista pode distribuir esse tipo de conhecimento!
Se você gostou das nossas dicas, continue acompanhando o blog da Petz para acompanhar mais novidades sobre o mundo animal! Postamos conteúdos constantemente para que você esteja sempre antenado ao que o seu bichano precisa. Aproveite!