Tempo de leitura: 4 minutos
Quem possui um jardim ou plantas em sua residência sabe que não há nada mais desagradável do que perdê-las para insetos que se alimentam de suas folhas e de outras partes. Muitas vezes, se faz necessária a utilização de produtos químicos para afastar essas pragas. Pensando nisso, você sabe como aplicar inseticida nas plantas?
Os insetos podem aparecer nas plantas em diversas fases do crescimento, desde a germinação até a colheita, o que pode se tornar um fator de preocupação para os jardineiros e cuidadores das plantinhas. Por isso, é importante obter produtos que realizem essa função com eficácia e não prejudiquem a saúde delas.
Para compreender como aplicar inseticida nas plantas e tirar outras dúvidas sobre esse processo, desenvolvemos este artigo especial. Assim, você fica por dentro de tudo para manter os cuidados adequados com seu jardim e deixar sua plantação bela e saudável.
O que é inseticida?
Os inseticidas para plantas são substâncias químicas ou biológicas destinadas a realizar o controle de pragas e insetos nas plantações. Dessa forma, você consegue prevenir o surgimento e o acúmulo de pragas que podem prejudicar o desenvolvimento de uma planta.
Como citado anteriormente, as pragas podem surgir em diversos momentos do desenvolvimento da planta. Além disso, podem aparecer diferentes tipos de insetos em cada fase, o que exige dos jardineiros uma análise para saber qual é o produto mais recomendado, levando em consideração as espécies de plantas e pragas.
Existem diversos tipos de inseticidas, sendo os principais: piretroides, organofosforados, glifosato, óleo de neem e fumo. Alguns deles possuem composições naturais, enquanto outros apresentam substâncias químicas mais potentes, que são capazes de afastar os invasores de forma mais rápida.
Como aplicar inseticidas?
Quer saber como aplicar inseticida nas plantas? Independentemente do tipo de inseticida escolhido, é importante ter em mente que ele deve ser aplicado com muito cuidado. O item pode ser disponibilizado em forma líquida ou granulada.
Devido à presença de compostos químicos e outros componentes, alguns inseticidas podem prejudicar a saúde das plantas a curto prazo. Por isso, lembre-se sempre de utilizar EPI (equipamento de proteção individual) ao manusear esses produtos, além de um pulverizador no momento da aplicação.
Outro fator importante para saber como aplicar inseticida nas plantas de maneira adequada é se atentar às condições climáticas. Algumas temperaturas e outros eventos, como chuvas, tempestades e ventanias, podem ser prejudiciais para a aplicação, comprometendo a eficácia do produto.
Separamos a seguir os tipos mais comuns de inseticida para plantas de jardim e suas principais formas de aplicação. Entretanto, sempre fique atento às recomendações de cada fabricante, pois o método de aplicação pode variar com base na composição do produto e outras exigências.
Piretroides
Os piretroides são considerados inseticidas naturais que afastam diversas pragas, como pulgões, lagartas, formigas, entre outros. Eles são disponibilizados em forma líquida e geralmente são aplicados diretamente sobre as plantas. Entretanto, se você possui gatos, mantenha-os longe do produto, pois ele é prejudicial ao seu organismo.
Organofosforados
Os organofosforados são utilizados em plantas que são atacadas por pragas maiores que se alimentam das folhas. Entretanto, na maioria dos casos, o uso desse inseticida é restrito à aplicação por profissionais especializados.
Glifosato
O glifosato é um dos inseticidas com componentes químicos mais poderosos, sendo desenvolvido em laboratório. Ele deve ser aplicado em jardins e pequenas hortas. Entretanto, diversas organizações levantam hipóteses sobre a utilização desse componente devido às consequências que pode gerar à saúde.
Óleo de neem
Se você busca outra opção de inseticida natural, o óleo de neem pode ser a mais adequada para uso. O produto deve ser diluído em água e aplicado nas folhas das plantas e em seus galhos.
Fumo
O fumo é um inseticida natural que possui propriedades do tabaco. Muitos especialistas acreditam que elas são eficazes para o controle de pragas. Para aplicar, ele deve ser diluído e colocado na quantidade correta, para que não prejudique a saúde das plantinhas.
Plantas repelentes
Se você lida com insetos no jardim, mas não deseja utilizar inseticidas para afastá-las, seja por não querer usar produtos químicos ou por qualquer outra razão, saiba que existem plantas que possuem ação repelente contra insetos. Elas são muito utilizadas e fáceis de serem encontradas. Confira algumas abaixo:
- citronela;
- alecrim;
- alfazema;
- manjericão;
- arruda;
- boldo;
Cuidados na aplicação de inseticidas
Para saber como aplicar inseticida nas plantas, é importante ter em mente que isso varia conforme o tipo escolhido, as plantinhas que vivem no seu jardim e as pragas que surgem no dia a dia. Por isso, é importante seguir as instruções de uso contidas no rótulo de cada produto a fim de aproveitar todos os benefícios.
Por muitos deles se tratarem de compostos químicos, deve-se evitar o contato dos produtos com a pele. Portanto, utilize luvas no momento de usar o item. Se você não se sente seguro para aplicar o veneno para insetos, contrate um especialista para executar o serviço.
Agora que já sabe como aplicar inseticida nas plantas, que tal ficar por dentro de outros cuidados importantes com o seu jardim? No blog da Petz, você aprende uma série de dicas e curiosidades sobre as plantas e a manutenção desse ambiente.