Pular para o conteúdo

Insetos em plantas: saiba quais são e como evitá-los

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Hortas, jardins e canteiros são verdadeiros ecossistemas dentro de nossas próprias casas. Além das espécies de plantas e flores presentes nesses ambientes, há muitas outras formas de vida que podem ser encontradas passeando pelas folhas, caules ou raízes. É o caso quando observamos insetos em plantas.

Manjericão

Pequenos, com antenas e muitas patas, os insetos são criaturinhas realmente impressionantes. A variedade desses bichinhos é gigante, por isso, podemos acabar nos deparando com as mais diversas espécies em nosso jardim. Vale dizer, no entanto, que algumas são mais comuns do que outras.

Mais que isso, enquanto alguns insetos no jardim são bem-vindos, outros podem se tornar verdadeiras pragas. Isso porque eles danificam as plantas, podendo até mesmo matá-las. Sendo assim, como saber quando se preocupar e quando não é preciso fazer nada contra os pequeninos?

Para que você identifique as principais espécies de insetos consideradas pragas nas plantas, preparamos uma lista com informações fundamentais sobre esses bichinhos. Assim, você saberá como identificá-los e tomar as medidas necessárias para o bem-estar do seu jardim.

Lagartas e taturanas

Quando falamos em insetos em plantas, logo pensamos nas famosas lagartas e taturanas. Esses seres são mais comuns em épocas quentes, como o verão, e costumam atacar espécies vegetais com carência de boro (mineral importante para a formação de novos tecidos).

Esses bichinhos adoram comer as folhas e, dessa forma, acabam prejudicando o crescimento das mais variadas espécies do seu jardim. Além disso, as plantas ficam feias, e você não quer isso para a área verde da sua casa, certo?

A melhor maneira de lidar com esses insetos de jardim, então, é retirando os bichinhos com uma luva de proteção. Afinal, algumas espécies de lagartas e taturanas podem causar queimaduras. Se a infestação tiver fugido do controle, prepare uma mistura de água e aginco e borrife nas plantas afetadas.

Formigas

Como você deve saber, existe mais de uma espécie de formiga. As que atacam plantas são conhecidas como cortadeiras. Elas recebem esse nome porque literalmente cortam as folhas das plantas em formas bastante geométricas, fazendo isso com a ajuda de suas presas. Normalmente, são pretas ou vermelhas.

O surgimento desses insetos nos vasos de plantas significa que o solo foi muito compactado e está com pouca oxigenação. Portanto, a medida preventiva para evitar os bichinhos é manter a terra o mais arejada possível, reforçando-a com adubos ricos em molibdênio.

Agora, se a situação fugiu do seu controle e você percebeu muitos desses insetos em plantas do seu jardim, o ideal é contar com a ajuda de inseticidas naturais ou químicos. Você também pode plantar certas espécies que afugentam insetos ou até mesmo colocar alguns predadores naturais desses seres no seu jardim.

Pulgão

Esse é, sem sombra de dúvida, um dos bichinhos mais conhecidos por quem tem problemas com insetos em plantas. Diferentemente do que o nome indica, a espécie não tem nada a ver com as pulgas que atacam a pele dos nossos pets. Na verdade, são pequenos besourinhos que aparecem em áreas macias das plantas.

O pulgão pode ser preto, amarelo ou verde. É fácil identificá-lo e, normalmente, fica localizado nos botões ou pétalas de flores. Ele se prolifera com bastante velocidade, portanto, é importante tomar os cuidados necessários para removê-lo de suas plantas.

Mudas de plantas em vasos pequenos

Os pulgões podem ser combatidos com inseticidas caseiros. No entanto, se for possível visualizá-los, o ideal é passar um algodão embebido em álcool para remover os bichinhos das suas plantas.

Cochonilha

A cochonilha também é um inseto muito comum em jardins, aparecendo em grupos que se proliferam com muita velocidade. O principal motivo para esse problema é a falta de cálcio nas plantas. O inseto é esbranquiçado e um tanto quanto gosmento. Além disso, gosta das partes rígidas da planta, como o caule.

A presença de formigas comuns (aquelas que se alimentam de açúcar e não são prejudiciais ao jardim) pode indicar que a área contém cochonilhas. Os processos para eliminá-las são parecidos com os anteriores: aposte em inseticidas caseiros e em predadores naturais.

Bônus: lesmas, caracóis e caramujos

Terminar nossa lista de insetos de jardim falando sobre moluscos pode ser um tanto quanto estranho. No entanto, os bichinhos muitas vezes são confundidos. Não é para menos: eles também podem ser considerados pragas para as nossas plantas.

Esses animais costumam surgir em áreas com grande concentração de água. Por serem noturnos, ficam escondidos em pedras ou embaixo dos vasos durante o dia. Assim, o recomendado é preparar algumas armadilhas com sal para eliminá-los.

Abelha em flor

Vale dizer que nem todos os insetos em plantas são considerados pragas. Existem, por exemplo, seres polinizadores, como abelhas, joaninhas, borboletas, etc. Assim, eles podem viver em harmonia no seu jardim. Para mais dicas, continue explorando os conteúdos exclusivos do blog da Petz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *