Tempo de leitura: 4 minutos
Os tutores de gatos amam a ideia dos bichanos de enterrar o cocô, assim, o cheiro não se espalha pela casa. Mas por que gato enterra fezes? O que se passa na cabecinha dele para ter esse comportamento?
Existem algumas teorias a respeito de por que gato enterra fezes que foram retiradas de observações sobre os felinos selvagens. Mesmo não vivendo nesse ambiente hostil, os gatos domésticos continuam repetindo a conduta de forma instintiva.
Enorme senso de limpeza
Por que os gatos cobrem suas fezes? Os gatos são conhecidos pela sua higiene. Não passa muito tempo após um banho e lá vão eles de novo passar a língua por todo o corpo para alinhar a pelagem e, ainda por cima, enterra seu xixi e cocô! É muita limpeza, não?
Mesmo gatos que não possuem uma caixinha de areia buscam fazer suas necessidades em terrenos onde é possível enterrá-las. Então, uma explicação para o gato enterrar as fezes é a higiene instintiva do bichano. Mas não é só isso!
Proteção contra possíveis predadores
Essa é a explicação mais aceita para por que gato enterra fezes. Enterrar as fezes minimiza a chance de um predador seguir o odor do excremento e de ele encontrar o bichano.
Proteção contra outros gatos
Ao enterrar as fezes, o gato esconde informações valiosas sobre seu estado de saúde. Um dos odores que existem nas fezes do gato é o feromônio, um cheiro que só os felinos sentem e que poderia delatar alguma fraqueza de um gato para outro.
Além disso, ao enterrar as fezes em território que não lhe pertence, o bichano manda uma mensagem para o dono da casa: “Obrigado por me deixar usar seu banheiro, estou de passagem e não quero briga!”.
Ok, esses são os motivos de por que gato enterra fezes. No entanto, alguns tutores podem ter em casa um bichano que faz justamente o contrário — ele não enterra as fezes. Por que isso acontece?
Gatos que não enterram as fezes
Olhando novamente para os felinos selvagens, muitas vezes, eles não enterram as fezes. Pelo contrário, os pets as deixam bem expostas em locais estratégicos chamados de fronteiras (porque fazem fronteira com o território de outro felino mesmo).
É uma forma de o gato marcar território com fezes para deixar claro que ali tem dono e ele está de olho constantemente em seu território. E tem mais: alguns felinos mais “brigões” podem fazer cocô em território alheio e não enterrar como forma de reivindicar aquele espaço.
Sendo assim, um gatinho fofinho e domesticado pode não enterrar as fezes na sua linda caixinha de areia por ser um pouco mais territorialista e para deixar claro que aquele espaço tem dono!
Gatos que defecam fora da caixa de areia e não enterram
Por que meu gato não enterra as fezes? Casas com muitos gatos e que não possuem caixa de areia suficiente para todos podem ter esse problema. Um ou mais gatos podem fazer cocô fora da caixa de areia e, então, não a enterram.
Além da superpopulação, esses gatos podem estar disputando território. Em qualquer um dos casos, ter o número certo de liteiras ajuda nesse comportamento. Tenha sempre uma caixa de areia a mais que o número de gatos, ou seja, se você tem três gatos, deve ter quatro caixas de areia.
Porém, se você só tem um gatinho e ele tem esse hábito, procure adequar o banheiro ao gosto dele: comece mudando o tipo de areia, depois, o tipo da caixa de areia. O local onde o banheiro se encontra também é importante: na lavanderia, ao lado da lavadora de roupas, é muito barulhento e assustador!
A limpeza diária da caixa de areia também ajuda
O bichano pode procurar outros locais para defecar porque já tem fezes na caixa de areia e ele se recusa a usá-la porque está suja. Dessa forma, sempre que possível, retire as fezes assim que ele defecar.
Da mesma forma que o cocô, o xixi deve ser retirado todos os dias. A caixa de areia pode ser lavada semanalmente e sempre que o bichano tiver um desarranjo intestinal.
Além disso, tenha cuidado com o produto que usar para limpar a liteira. Se o cheiro for muito forte, o gato pode se recusar a usá-la. Por isso, sempre a enxágue muito bem para evitar resíduos e esse odor mais forte.
Outros gatos na vizinhança podem estimular esse comportamento
Se o peludo sentir a presença de outro gato na vizinhança, ele pode começar a não enterrar suas fezes. Nesse caso, para impedir que esses “intrusos” entrem na sua casa, tele-a. Isso também evita que o seu próprio gatinho saia de casa e sofra algum mau trato ou pegue alguma doença.
Doenças que fazem o gato não usar a caixa de areia
Se o bichano está doente, isso pode ser um motivo de gato fazendo fezes fora da caixa de areia. Nos idosos, as dores articulares são a principal causa dos bichanos que não usam a liteira.
Ainda, se o pet tiver uma “emergência”, pode não dar tempo de chegar até o local. Seja qual for o motivo, o correto é levá-lo para uma consulta com o médico-veterinário para que ele diagnostique e trate do pet.
Hoje você descobriu por que gato enterra fezes e por que ele não enterra! Está precisando de ajuda para redecorar o banheiro do bichano? Então, corra para a loja da Petz e aproveite nossas promoções!