Pular para o conteúdo

Como recomendar corretamente os alimentos úmidos?

  • por

A importância de uma dieta adequada na qualidade de vida, bem-estar e longevidade para gatos e cães já é conhecida por todos. Durante as consultas, sejam em casos de check-up ou algum motivo específico, já faz parte da rotina do médico-veterinário questionar a dieta de forma a verificar se o alimento fornecido pelo tutor, assim como a quantidade, é adequado ao animal ou se deve ser feita uma nova recomendação. 

Embora fornecer um perfil ideal de nutrientes seja fundamental para a filosofia de nutrição saudável, é claro que o formato da dieta também é uma escolha importante.  Essa dieta pode ser composta pelo alimento seco, alimento úmido ou ambos, o que chamamos de mix feeding. Os alimentos secos possuem umidade em torno de 10 a 12%, sendo uma fonte concentrada de nutrientes, e os croquetes podem influenciar positivamente na saúde oral, graças a um efeito mecânico de limpeza à medida que o animal mastiga. Já os alimentos úmidos possuem em torno de 60 a 87% de umidade, contribuindo para a ingestão hídrica, auxiliando na manutenção da saúde do trato urinário e limitando o ganho de peso, devido ao seu baixo conteúdo energético. O mix feeding, por sua vez, traz benefícios de ambos os tipos de alimentos, e pode torná-los ainda mais palatáveis, principalmente devido a mistura de texturas e aromas.

Abaixo as referências bibliográficas do artigo que pode ser encontrado na edição 282, de fevereiro, de 2023

Referências:

Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa  nº 30 de 5 de agosto de 2009. Estabelece critérios e procedimentos para o registro de produtos, para rotulagem e propaganda e para isenção da obrigatoriedade de registro de produtos destinados à alimentação de animais de companhia.

BUCKLEY, Catherine M.F. et al. Effect of dietary water intake on urinary output, specific gravity and relative supersaturation for calcium oxalate and struvite in the cat. British journal of nutrition, v. 106, n. S1, p. 128-130, 2011.

Freeman, Lisa, et al. “WSAVA nutritional assessment guidelines.” Journal of Feline Medicine and Surgery 13.7 (2011): 516-525.

National Research Council. Nutrient requirements of dogs and cats. Washington, DC: National Academies Press, 2006.

Wei, A., Fascetti, A. J., Villaverde, C., Wong, R. K. & Ramsey, J. J. 2011. Effect of water content in a canned food on voluntary food intake and body weight in cats. Am J Vet Res, 72, 918-23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *