A empresa de pesquisa comercial The Business Resarch Company revelou que o mercado mundial de produtos farmacêuticos veterinários vai crescer 6,2% este ano, atingindo os 30,2 mil milhões de dólares. De acordo com o portal espanhol AnimalsHealth, estima-se que o valor chegue aos 37,12 milhões alcançados em 2027, a uma taxa de crescimento anual de 5,2%.
Para a Business Research, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia afetará os resultados, uma vez que interrompe as hipóteses de recuperação econômica global após a pandemia da Covid-19, pelo menos a curto prazo. “A guerra resultou em sanções econômicas em vários países, num aumento dos preços das matérias-primas e em perturbações na cadeia de abastecimento, o que levou à inflação em bens e serviços e afetou muitos mercados em todo o mundo”, explicam.
Por outro lado, o aumento da taxa de prevalência de doenças entre os animais será um motor do mercado farmacêutico veterinário. Segundo dados da Banfield State of Pet Health, a prevalência da diabetes em cães aumentou 79,7%: de 13,1 casos para 23,6 casos por cada 100 mil. A taxa de prevalência em gatos aumentou 18%.
Inversamente, o mercado será limitado pela falta de consciencialização sobre a saúde animal. Apesar das leis de bem-estar animal preverem, por exemplo, a vacinação em dia, nem todos os tutores estão cientes das suas obrigações. Um estudo da People’s Dispensary for Sick Animals revelou que apenas 38% da população no Reino Unido conhecia a legislação vigente nesse País.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?
Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos
Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos