Tempo de leitura: 4 minutos
Quem ama plantas pode apostar em muitas alternativas para decorar a casa. É exatamente por isso que a planta-da-fortuna ganha cada vez mais popularidade. O que você acha de aprender como plantar zamioculca para oferecer o melhor a ela, desde o solo adubado até os cuidados diários?
Independentemente do seu conhecimento sobre jardinagem, essa é uma planta fácil e simples de se cuidar. Afinal, ela se adapta muito bem a diferentes solos e pode ser plantada em vasos, ideal para quem mora em lugares pequenos.
Se quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Para você ter essa planta em casa, vamos contar tudo sobre como plantar zamioculca e mostrar quais são as características e os cuidados com a planta. Confira!
Quais são as características da zamioculca?
Para quem ainda não a conhece, a zamioculca é originária da África. O cultivo da espécie é bem simples, já que ela não exige manutenção todos os dias e adora ambientes com sombra.
Como ela é de porte pequeno, pode ser plantada em vasos, o que a torna perfeita como planta decorativa em apartamentos ou casas sem grandes espaços abertos. Na verdade, é até preferível que ela fique na parte interna da residência, já que não se dá bem com a luz solar direta.
Outra característica marcante é a cor bem verde-escura e reluzente. Os galhos são verticais e cheios de folhas médias e arredondadas. Além disso, a tradição oriental diz que a zamioculca é uma das plantas que atrai proteção e sorte para o local — origem do apelido de planta-da-fortuna.
Zamioculca é tóxica?
Sim, a zamioculca é tóxica. Porém, nada impede de cultivá-la em casa, porque ela não contamina os ambientes, caso sirva apenas de decoração. O grande problema está ligado aos efeitos da ingestão da planta, que causa vômitos, inchaço e até complicações respiratórias.
Por isso, caso você queira saber como plantar zamioculca e tê-la em casa, preste muita atenção, especialmente com as crianças e os animais. Apesar dessa plantinha não ter odores ou aparência atrativa para os pets, a curiosidade pode falar mais alto, podendo resultar no perigo de intoxicação.
Como fazer muda de zamioculca?
O primeiro passo para quem quer saber como plantar zamioculca em casa é conseguir uma muda da planta. Nesse caso, é preciso retirar os folíolos da própria folha e enterrá-los no solo. Depois, basta esperar criar raízes e crescer.
O cultivo de zamioculca é um grande exercício de paciência para os apressados: essa etapa é bem lenta, podendo demorar até três meses para render os primeiros brotinhos. Assim, uma planta adulta pode demorar até oito meses para atingir o tamanho máximo, com folhas bem verdes e estrutura vigorosa.
Uma forma mais rápida de obter as mudas, especialmente no verão, é por meio da divisão do caule, que fica debaixo da terra, chamado de rizoma. No entanto, assim, não é possível conseguir tantos brotos, como descrevemos anteriormente.
Plantando zamioculca em casa
Agora que você sabe onde conseguir as mudas, é hora de colocar a mão na massa e plantar zamioculca. Para ter uma planta sempre bonita e saudável, esses primeiros passos são essenciais. Separe pedriscos, argila, areia e húmus para começar o cultivo.
Os pedriscos auxiliam a drenagem da água e devem ser colocados no vaso primeiro. Depois, encha cerca de um quarto do recipiente com argila e terra, além de um pouco de areia e húmus, que devem possuir a mesma quantidade. Misture tudo no pote.
Faça um buraco e acrescente a muda da planta. Lembre-se de posicioná-la sempre no centro do vaso. Se for necessário, deixe um pouco da mistura citada acima para complementar e proteger bem a raiz da zamioculca.
Você viu que não é nada difícil ter essa planta em casa? Após o cultivo, basta ficar atento aos cuidados para a espécie se desenvolver vistosa, com o tom verde característico. Confira mais algumas dicas a seguir!
Cuidados com a zamioculca
Saber como cuidar de zamioculca é o grande segredo para manter a planta sempre saudável. Temos outra novidade para quem não é adepto de cuidados excessivos: como ela não precisa de muita luz, a água e o adubo também não devem ser frequentes na rotina.
O solo deve ser poroso. As pedras e a areia ajudam nessa necessidade fundamental no plantio. Com isso, a água não fica parada, causando excessos na raiz. Além disso, não é preciso repor adubos e insumos. No início, um solo fértil é suficiente.
Na hora de regar, evite encharcar a planta. Pouca quantidade de água já é o bastante. Além disso, o ideal é fazer esse processo apenas duas vezes por semana para garantir uma zamioculca saudável.
Entender como plantar zamioculca em casa é simples, não é? Agora que você já sabe tudo, basta cultivar a sua. Para isso, conheça produtos que ajudam na hora da jardinagem no site da Petz.