Tempo de leitura: 4 minutos
Habitualmente, os tratamentos contra pulgas e carrapatos mais populares são voltados para cães jovens e adultos. Porém, infelizmente, esses parasitas não são muito seletivos. Assim, a idade não importa. Por isso, hoje, ensinaremos como tirar pulga de cachorro filhote.
Afinal, mesmo que você seja um tutor experiente, é difícil lidar com esses parasitas, não é mesmo? Por isso, o cuidado constante é importante, e as dicas a seguir podem te ajudar a se livrar deles.
Assim, caso você seja o tutor de um filhote com pulgas, fique conosco para aprender como resolver esse problema de maneira segura, mas eficaz. Tenha em mente que administrar produtos no filhote, como o antipulgas, requer mais cuidados. Confira!
Qual é a importância do controle parasitário?
Antes de aprender a tratar o filhote, é necessário entender o que a infestação de pulgas pode causar ao cachorro, se ela não for combatida corretamente. Pense que os cães muito novinhos ainda não consolidaram os anticorpos. Por isso, a atenção precisa ser redobrada.
A primeira coisa a saber é que a pulga se alimenta do sangue do cachorro. No caso dos filhotinhos, o principal problema que a infestação de pulgas pode causar é a anemia, associada à perda de sangue.
Além disso, o ato da pulga sugar o sangue provoca muita coceira. Em casos em que o animal está suscetível a alergias de pele, a coçadura intensa pode provocar irritações, feridas e até infecções cutâneas. Por isso, ao encontrar feridinhas, é bom já começar o tratamento.
Desta forma, não encare o problema de pulga em cachorro filhote como algo que pode ser ignorado. A situação é urgente e vale o bem-estar do seu bichinho de estimação. Sendo assim, é necessário ter cuidado!
Como tratar infestação de pulgas em filhotes
O primeiro passo para tirar pulga de filhote de cachorro é levar o cãozinho ao veterinário para avaliar a saúde e receber as primeiras orientações de tratamento. O profissional vai indicar o medicamento e a posologia ideal para a idade do pet, evitando a superdosagem do produto.
Porém, não basta apenas aplicar o remédio no animal. Também é necessário fazer a higienização do ambiente. Assim, você extermina os ovos, as larvas, as pupas e as pulgas adultas.
Afinal, a pulga é um problema ambiental que atinge os animais, não o contrário. Assim, tratar o espaço é arrancar o mal pela raiz, evitando que esse problema volte rapidamente.
Durante a consulta, o veterinário também vai informar quais são os inseticidas e os sprays específicos para o ambiente. Ele é a pessoa certa para sugerir produtos que não são prejudiciais para os animais. Então, não deixe de procurar ajuda profissional.
Remédios caseiros podem dar certo?
Existem muitas receitas caseiras que ensinam como tirar pulga de cachorro filhote. Algumas são tentadoras, pois utilizam itens encontrados em casa. Porém, ser um tutor responsável é não optar pelo mais prático, mas pelo mais seguro e eficaz à saúde do pet.
Por isso, um método caseiro que explica como tirar pulga de cachorro filhote, como a utilização de vinagre, não deve ser cogitado, ok? Um dos motivos é a falta de eficiência, já que a substância não consegue matar nem as pulgas, nem os ovos.
Além disso, por ser muito ácido, o vinagre pode causar úlceras e vômitos, caso o cão ingira muito produto. Como a sua intenção é eliminar as pulgas do seu amigo de quatro patas sem fazer mal para ele, opte pelas orientações comprovadas e testadas pelos profissionais.
Como eliminar pulgas em cães recém-nascidos?
Você quer descobrir como tirar pulga de cachorro filhote recém-nascido? Saiba que a contaminação ocorreu pela mãe. Por isso, é necessário tratar a cachorra com um medicamento específico para lactantes, enquanto o pequeno deve receber um antipulgas adequado para o tempo de vida dele.
Outro ponto importante é que todo o processo deve ser acompanhado por um veterinário. Assim, faça uma visita e converse com o profissional. Não se esqueça: a maior quantidade de pulgas está no ambiente, não nos animais. Por isso, o tratamento do local onde eles convivem é a melhor maneira de eliminar todos os parasitas.
Não se esqueça de limpar o ambiente!
Ao tratar a mãe e o filhote e deixar o ambiente livre da infestação, você pode comemorar. A guerra contra os parasitas pode ser difícil, mas não é impossível vencê-la. Basta entender como tirar pulga de cachorro filhote e colocar em prática todas as orientações do veterinário.
Por fim, também é preciso vermifugar e vacinar os cachorros recém-nascidos para eles terem uma vida plena e saudável. Isso mostra que saber como tirar pulga de cachorro filhote não deve ser a única preocupação. Pense nele como um bebezinho, que está no início da vida e necessita de todos os cuidados para ter muito bem-estar.
Conte conosco na luta contra os parasitas! Acesse o site da Petz e encontre tudo o que é necessário para os amigos de quatro patas ficarem felizes e saudáveis. Aguardamos você!