Pular para o conteúdo

Por que os pets levam animais mortos a seus tutores?

  • por

Se você tem um gato ou cão de estimação, é provável que já tenha sido presenteado com um animal morto. Passarinhos, ratos, baratas e outros insetos… todos, segundo os seus pets, estão na sua lista de presentes. Mas o que realmente está acontecendo em suas cabeças e quais são suas intenções com isso? 

Por mais que seja um comportamento estranho para nós, é perfeitamente normal e pode indicar o apego que eles têm a você. Contudo, também serve de lembrete do dano que eles podem causar à vida selvagem.

Em 2015, biólogos descreveram uma série de golfinhos-nariz-de-garrafa selvagens aparentemente oferecendo peixes, lulas ou polvos, geralmente, capturados na natureza, já mortos, para pessoas que já lhes davam peixes como parte de um programa de alimentação regulamentada na Austrália. Inicialmente, pesquisadores acharam que a ação era consistente com os comportamentos de brincadeiras, compartilhamento de presas e ensino observados em golfinhos, baleias e outros mamíferos considerados inteligentes.

“Em última análise, com esses golfinhos e com nossos próprios companheiros animais, podemos pensar nesse compartilhamento como uma expressão da relação particular entre o animal e o humano”, escreve a  pesquisadora da Universidade de Melbourne, que não tem relação com o estudo, Mia Cobb. “Em alguns casos, onde o comportamento é regular (mesmo que pouco frequente), podemos descrevê-lo como parte da cultura dos animais, como fizeram os biólogos dos golfinhos em seu artigo científico”.

(Foto: reprodução)

Fonte: Superinteressante, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Campanha “Janeiro Branco” chama atenção aos cuidados com a saúde mental

FMVZ-Unesp faz levantamento de zoonoses em assentamento no distrito de Rubião Júnior

Veterinária cita quatro receitas caseiras de petiscos para o verão para agradar os pets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *