A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) convida a comunidade veterinária a rever a Lista de Medicamentos Essenciais para Cães e Gatos, com o objetivo de lançar uma revisão atualizada da mesma em 2023.
A partir de 09 de janeiro de 2023, os membros da WSAVA, representantes da indústria e as restantes partes interessadas, serão convidadas a enviar os seus comentários sobre a atual edição da lista e o prazo para a submissão é até ao dia 31 de março deste ano.
“A Lista de Medicamentos Essenciais para Cães e Gatos foi desenvolvida pelo Grupo de Diretrizes Terapêuticas da associação. Pela primeira vez, globalmente, visava enfrentar as dificuldades existentes para os veterinários de animais de companhia em muitas regiões do mundo no acesso a medicamentos veterinários vitais, apoiando a disponibilidade de medicamentos necessários para os padrões mínimos da prática clínica”, explica a associação em comunicado. O documento inclui medicamentos essenciais básicos e complementares, listados por ordem alfabética, por categoria de medicamento ou sistema de órgão/especialidade. Está disponível para download gratuito no site da WSAVA.
Por meio do Grupo de Diretrizes Terapêuticas, a WSAVA lidera uma campanha para resolver as desigualdades globais no acesso a medicamentos veterinários e, recentemente, abordou o tema durante a sessão “Moldando o Futuro” no WSAVA World Congress 2022, em Lima, no Peru.
O co-presidente do Grupo de Diretrizes Terapêuticas, Paulo Steagall, refere que a Lista de Medicamentos Essenciais para Cães e Gatos da WSAVA provou ser um passo importante nos esforços para melhorar a disponibilidade global de medicamentos. “Sabemos que já está apoiada a tomada de decisões reguladoras sobre licenciamento, registo e aprovação, além de auxiliar na farmacovigilância. Como foi lançado em 2020, agora é a hora da sua revisão trienal e, para isso, convocamos a comunidade veterinária global para nos ajudar para que possamos garantir que o documento cumpra o seu propósito de se tornar um elemento-chave do quadro regulamentar e uma ferramenta útil para garantir o acesso a medicamentos veterinários globalmente”.
Antes de fazerem os seus comentários, os colaboradores devem consultar as definições de medicamentos essenciais e complementares na primeira edição da Lista de Medicamentos Essenciais da WSAVA por meio deste link.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária comenta se gatos positivos para FeLV podem ter o apetite afetado
Médico-veterinário ajuda a criar base de atendimento de animais no meio do Pantanal
Estudo: Quais são as principais causas de morte em coelhos domésticos?