Pular para o conteúdo

Cachorro cruzando com bicho de pelúcia: o que fazer?

  • por

Tempo de leitura: 3 minutos

Os cães adoram um bichinho de pelúcia, tanto que dormem com ele e o carregam para todos os lados. No entanto, é preciso se preocupar ao ver o cachorro cruzando com bicho de pelúcia?

Os pets podem ter vários comportamentos que incomodam ou constrangem os tutores. O cachorro cruzando com bicho de pelúcia na frente de familiares e amigos é um exemplo disso.

Trata-se de uma conduta que frustra os tutores na tentativa de fazer o pet compreender que não deve agir daquele jeito. Para ajudar, vamos explicar porque o cachorro faz a monta em pessoas e objetos.

melhores brinquedos para cachorro 2

Motivos pelos quais o cão faz a monta

Quem já teve uma ninhada de cãezinhos em casa pode ter observado que, muitas vezes, os filhotes montam uns nos outros. Animais tão novinhos não devem agir assim por um motivo sexual. Então, o que pode ser?

A monta por estresse e frustação

O estresse e a ansiedade são as causas mais apontadas pelos especialistas como motivo do cachorro cruzando com bicho de pelúcia, principalmente em situações em que o peludo não tem controle. Pode ocorrer quando alguém tenta obrigá-lo a fazer coisas que ele não quer durante um treinamento, por exemplo.

A ansiedade por separação também é um motivo muito comum, principalmente após a pandemia de COVID-19. Os tutores que ficavam em casa o dia todo passaram a se ausentar sob o ponto de vista dos peludos. Com isso, os pets podem extravasar essa frustração no objeto.

A monta por falta de socialização

Filhotes afastados muito cedo da ninhada não aprendem direito a respeitar limites durante brincadeiras e podem ter o hábito de montar em outros animais ou objetos.

A monta por excitação

A monta por excitação ocorre principalmente no cachorro agitado e hiperativo, que não pratica atividades físicas e distrações. Dessa forma, usa o amado bichinho de pelúcia para suprir essa carência.

A monta por motivo sexual

A monta por motivo sexual é um comportamento natural em animais. No caso dos machos, ocorre após a puberdade. Nas fêmeas, geralmente, acontece na época do cio. Como eles não conseguem cruzar com um par, usam a pelúcia para cachorro.

Como solucionar o problema de monta do peludo

Para inibir o comportamento de monta, não basta simplesmente repreender o cão ou impor castigos a ele. Isso só leva o animal a ficar cada vez mais reprimido, podendo aumentar ainda mais esse comportamento. Saber o motivo do comportamento facilita no auxílio ao pet.

cachorros bravos

Prevenir é melhor que remediar

Embora seja um clichê, prevenir é melhor que remediar. Entendendo que o estresse pode desencadear o comportamento de monta, é altamente recomendado realizar atividades diárias, que distraiam e entretenham o pet. Fornecer brinquedos também é uma boa opção.

Deixar o filhote com os irmãos de ninhada até os 60 dias de vida é importante para ele aprender as regras de convivência e não se estressar ao interagir com outros animais e pessoas.

Hormônios em alta

Como a puberdade é um dos possíveis motivos do cachorro cruzando com bicho de pelúcia, é de se esperar que a castração possa ajudar muito nesse caso. No entanto, ela deve ser feita antes que o comportamento comece. Se ocorrer depois, pode não ser totalmente efetiva.

Por isso, o tutor deve ficar atento aos “prazos”: a fêmea costuma ter o primeiro cio entre os 6 e 9 meses, enquanto o macho atinge a maturidade sexual entre os 7 e 12 meses. Ambos podem entrar nesse período mais tarde, dependendo da raça.

A urgência é muito maior no macho que na fêmea, pois, uma vez que ele entra na puberdade, a quantidade de testosterona, principal hormônio reprodutivo do cachorro no cio, aumenta e não mais diminui. Então, o comportamento de monta torna-se rotineiro.

Já na fêmea, o cio é um ciclo, no qual ocorre um pico de hormônios sexuais que diminuem depois de 15 dias, quando a cachorrinha vai se “acalmando” e parando de cruzar com o bichinho de pelúcia.

Uma última observação sobre a pelúcia para pet: procure comprar um produto fabricado para animais, com olhos e focinho que não se soltam com facilidade, nem sejam bordados ou desenhados, para evitar que eles os engulam.

como tirar agua do ouvido de cachorro2

Agora que você entendeu o motivo do cachorro cruzando com bicho de pelúcia, vai ficar mais fácil ajudar o peludo. Na loja da Petz, você encontra diversos tipos de brinquedos para entretê-lo. Venha nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *