Tempo de leitura: 5 minutos
Não tem nada mais emocionante que receber a notícia de uma gravidez! Como a gestação da cachorra só dura em torno de dois meses, prepare-se para ter fofas bolas de pelo correndo pela casa em breve! Também conte conosco para aprender como fazer parto de cachorra em casa!
Se sua cachorrinha está prenhe e você decidiu que ela terá os bebês em casa, em vez de uma clínica veterinária, existe uma série de cuidados necessários para adequar o ambiente para a mamãe e os bebês. Vamos começar com a gravidez: como ela é e o que esperar deste momento.
Gestação da cachorra
A gestação da cachorra dura de 58 a 63 dias. No começo, as mudanças são sutis, mas a mamãe vai ficando mais rechonchuda, esfomeada e dorminhoca com o passar do tempo.
Quando ela chegar aos 20 a 30 dias da gestação, é hora de ir ao veterinário para fazer o pré-natal e ver se está tudo bem com a mamãe e os bebês. Também é o momento de fazer um exame complementar, geralmente o ultrassom, para saber quantos filhotes estão a caminho.
Esse passo é o mais importante na gestação, pois como saber se ainda há um filhote para nascer sem ter o número de filhotes gerados? Assim, o exame é imprescindível para ter como fazer parto de cachorra em casa.
Criando um ninho para a mamãe ter os bebês
O ninho vai ser o local do parto e onde os bebês vão crescer até começarem a se aventurar pela casa. Por isso, escolha um cômodo da casa que seja calmo, não servindo de passagem para outros locais, e bem ventilado, mas sem correntes de vento nem escadas.
Nesse cômodo, o tutor deve colocar uma caixa de madeira ou papelão suficientemente grande para acomodar a cachorra e os bebês. Deixe essa caixa bem fofinha colocando uma almofada ou um colchão e, em cima, algumas toalhas ou panos limpos, deixando a cachorrinha se acostumar com ela.
Essa caixa deve ser alta para os bebês não saírem dela com facilidade, mas também baixa para a cachorrinha entrar e sair dela sem muito esforço nem pulos muito altos. Imagina fazer acrobacias com o barrigão e as mamas grandes!
Para encorajar a mamãe a usar o ninho, deixe nele os brinquedos e as cobertas favoritas dela. Também coloque os potes de água e comida por perto, para ela não ir muito longe dos bebês quando eles nascerem.
Mantenha o contato do seu médico-veterinário de confiança por perto. Tire todas as dúvidas com antecedência, para não buscar a esmo informações sobre cachorra parindo e o que fazer.
Sinais de que a hora do nascimento está chegando
Um tutor cuidadoso fez o pré-natal conforme as recomendações, sabe qual será o dia do parto da sua cachorrinha e como fazer parto de cachorra. Mesmo assim, alguns sinais vão confirmar que o tão esperado dia do parto chegou, então atente-se.
No dia do parto de cachorro, a mamãe vai recusar mesmo o petisco mais gostoso do mundo para ela. A temperatura do corpo dela fica mais baixa. Ela ainda pode ficar ofegante e trêmula.
Caso ela não fique deitada no ninho, não a force a ficar lá. Ela pode ter escolhido outro lugar para ter seus bebês. Deixe que ela tenha os filhotes nesse local e transfira o ninho para lá. Só depois que todos nascerem, o tutor pode tentar colocar todo mundo no ninho.
O parto começou, e agora?
Tenha calma! No geral, a natureza segue o caminho dela sem maiores problemas. Não fique nervoso perto da mamãe, para não deixá-la no mesmo estado. Essa é uma dica importante sobre como fazer parto de cachorra! Fique por perto, mas sem se intrometer muito no parto.
Como ajudar a mamãe?
Se você está se perguntando como ajudar a cadela no parto, siga nossas recomendações: se notar que um bebê nasceu logo após o outro, você vai ter que romper o saco amniótico e limpar o líquido da boca e do focinho do bebê que nasceu primeiro, pois a mãe vai cuidar do outro.
Para tanto, pegue um pano limpo e esfregue gentilmente o pelo do filhote no sentido contrário do crescimento. Esse movimento, além de secá-lo, vai estimulá-lo a respirar. Depois, coloque o bebê para mamar. Lembre-se de usar luvas para o procedimento.
Alimentando a cachorra depois do parto
Logo após o parto, a cachorra só vai querer dormir. Porém, se ela quiser comer, o que dar para cadela comer depois do parto? Procure oferecer a ração indicada pelo veterinário para este período.
Se ela estiver acostumada, você pode dar uma fruta ou um petisco que ela goste muito. O médico-veterinário pode recomendar uma suplementação, também.
A amamentação
Quais são os cuidados com a cadela amamentando? A cachorrinha vai ter bastante fome e sede, por isso deixe água sempre fresca e ração sempre à disposição. Não se preocupe com o peso dela nesse momento, a tendência é que ela perca peso com a amamentação.
Verifique diariamente as mamas, para evitar que o leite empedre e ela tenha mastite. Se notar uma mama muito cheia, coloque um filhote para mamar nela. Assim, ele vai naturalmente esvaziá-la.
Os bebês vão mamar bastante até o primeiro mês de vida. Depois, eles começarão a explorar a casa e podem até se interessar pela ração da mamãe. É assim que eles vão desmamar.
Pronto! Você aprendeu como fazer parto de cachorra e tem um monte de bebês pela casa agora! Se precisar de tapetinhos higiênicos e ração para a galera toda, visite a Petz e aproveite nossas promoções!