Os cuidados com filhotes de cachorro são extremamente importantes para a saúde dos animaizinhos que, nessa primeira fase da vida, necessitam de muita atenção para garantir um crescimento saudável. Pequenos, frágeis e desprotegidos, os cãezinhos tem nas vacinas grandes aliadas, que podem deixá-los longe de doenças que vão das mais comuns e simples às fatais.
Garantindo esses cuidados com filhotes de cachorro, podemos proteger os pequenos de problemas sérios como raiva, hepatite canina, vermes, parasitas e uma grande variedade de vírus que podem interferir na saúde de seu pet.
Para que seu bichinho não corra o risco de precisar tratar alguma doença desse tipo, é indicado que ele seja acompanhado pelo veterinário desde sempre. Aos 30 dias de vida ele deve passar por um exame clínico e pela pesagem, que irá definir a dosagem do remédio antivermes, e aos 45 dias ele precisará retornar para que sua vacinação seja feita.
Detalhes em relação a limpeza e alimentação dos cachorrinhos também devem ser levados em conta, sendo que durante os primeiros 30 dias de vida, a amamentação é a melhor e mais indicada fonte de energia para os pequenos.
A partir disso, já se pode começar a alimentar os cães com rações próprias para sua idade ou mesmo com papinhas próprias para o desmame dos filhotes, que já podem ser encontradas no mercado brasileiro. Para o início do desmame é indicado iniciar a ração para filhotes, mas mesmo assim deixar o leite disponível, seja o leite artificial ou leite materno, aos 2 meses o animal já deve estar totalmente condicionado a comer a ração.
Leia Mais: Health for Pet: O primeiro plano de saúde para cães e gatos brasileiro
Em relação à higiene canina e passeios, é recomendado que os primeiros cuidados do filhote já tenham sido feitos, assim como todas as vacinas do primeiro ciclo antes de tomar seus primeiros banhos ou sair nas ruas, evitando infecções desnecessárias. Enquanto o animal não pode sair a rua é indicado a estimulação em ambientes internos, quanto mais desafios o animal tiver na primeira fase da vida maior a chance de ser um animal condicionado a um adestramento quando adulto, devido ao maior desenvolvimento da parte de raciocínio do cérebro do animal quando ele ainda estiver crescendo.
Acostumar seu pet com ossos artificiais e biscoitos para cães na época em que começam a despontar seus dentes – por volta dos trinta dias de vida – é uma boa opção para deixar seu cachorrinho mais confortável com o processo e, ao mesmo tempo, ensiná-lo a fazer sua limpeza oral, além de preservar os objetos que não são feitos para roer e nossos bichinhos adoram destruir, como chinelos e sofás.
Outro fator importante entre os cuidados com filhotes de cachorro é lembrar, sempre, que essa primeira fase de vida é o período em que o animal mais adquire hábitos e, portanto, ensinar detalhes básicos que serão rotina na vida do cãozinho – como visitar o veterinário, fazer a limpeza de ouvidos, dentes e algumas técnicas de adestramento – pode ser bem mais fácil nessa época, e sempre fazer de maneira que não se torne um trauma.
Link deste artigo:
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.
var FB_APP_ID = '106494692855697'; var FB_SCOPE = 'user_birthday,email, publish_actions';
///*** LOAD AND START FB API ***///
window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : FB_APP_ID, xfbml : true, status : true, cookie : true, version : 'v2.8' }); FB.AppEvents.logPageView(); };
(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = " fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
var facebookLogin = function() { FB.login(function(response) { if (response.authResponse) { $('#give_me').val('Obrigado! :)'); } else { console.log('User cancelled login or did not fully authorize.'); } }, { scope: FB_SCOPE }); }
///*** <./ LOAD AND START FB API ***///