Gatos são seres muito misteriosos, e isso pode pegar alguns donos de primeira viagem desprevenidos. Esses animais nos surpreendem até mesmo em detalhes, como a cor dos olhos. Se você se apaixonou pelos olhos azuis do seu gato quando o adotou, saiba que eles podem mudar.
Todos os gatos nascem com olhos azuis. Entretanto, essa característica pode não perdurar na vida adulta do bichano.
Na verdade, os olhos azuis não existem na natureza. Os gatos selvagens têm a íris castanha ou cor de cobre. Em algumas raças, são amarelas ou verdes.
Os olhos coloridos dos gatos domésticos – que podem até mesmo ser laranjas – começaram a aparecer com a seleção artificial e o cruzamento entre espécies.
Quando o gato deixa de ter olhos azuis?
A troca de cores dos olhos do gato começa bem cedo. Quando os bichinhos têm cerca de três meses, começam a revelar suas verdadeiras cores – isso vale para a pelagem também!
Os olhos dos filhotes de gato são sempre azuis, porque ainda não se desenvolveram. O azul que vemos é resultado da refração da luz e a falta de pigmentação do órgão. À medida que o animal se desenvolve, você percebe a mudança.
É normal que, entre os três e os seis meses de idade, seja possível ver diferentes cores nos olhos do bichano. Mas não se preocupe: é completamente normal. Se a cor não mudar, ele terá os olhos azuis até o fim da vida.
Entretanto, se os olhos do gato ficarem azuis depois de adulto, busque atendimento veterinário, pois pode ser por algum motivo de saúde.
Visão além do alcance
Se você é da época do desenho “Thundercats”, vai se lembrar que Lion pedia para ter a “visão além do alcance”. Mas, na vida fora das telinhas, os felinos não precisam de uma espada para isso. Só precisam existir.
Embora os gatos não tenham uma grande percepção de detalhes, quando comparados aos humanos, têm uma visão excelente. Eles têm a capacidade de adequar seus olhos a pequenas luminosidades e precisam apenas de um sexto do que nós precisamos para enxergar. Por isso, conseguem se guiar tão bem no escuro!
Além disso, conseguem ver a luz ultravioleta e têm uma percepção de movimento de objetos bem melhor que a nossa.
Fonte: Escola e educação, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médico-veterinário fala sobre os cuidados na hora de viajar com os pets
Nova resolução aprova Sistema de Certificação para cursos de Medicina Veterinária em SP
Médico-veterinário dá orientações de como dar banho nos cães em casa