Tempo de leitura: 4 minutos
Os coelhos são pets fofos e delicados que precisam de uma alimentação balanceada. Sendo assim, além do feno e da ração, eles podem se alimentar de frutas, verduras e legumes. Mas será que minicoelho pode comer beterraba?
Quando se pensa em saúde, o primeiro cuidado que se deve ter é em relação ao alimento. Quanto mais ideal para a espécie, mais ele aproveita os benefícios de um organismo bem nutrido. Hoje vamos falar mais sobre a beterraba e se ela pode ser inserida na alimentação dos minicoelhos.
Minicoelho pode comer beterraba?
Sim, minicoelho pode comer beterraba. No entanto, mesmo que a raiz não tenha nenhuma toxicidade para ele, pode causar desconfortos abdominais. As folhas da beterraba também causam desconfortos, então, o melhor é deixá-la fora da rotina alimentar do orelhudo.
Existem outras raízes que os minicoelhos podem comer e que são mais seguras para sua saúde, como, por exemplo, a cenoura e o nabo. Ainda assim, essas raízes possuem açúcar e podem fazer com que os minicoelhos fiquem obesos se consumidas em excesso.
Para evitar a obesidade, ofereça pequenos pedaços ocasionalmente. Além disso, a beterraba também pode causar diarreia nos orelhudos. Está aí mais um motivo para evitar o alimento. Lembre-se sempre: quando o coelho come beterraba, sua urina fica em tons avermelhados por causa de um pigmento que confere cor ao alimento. Não se assuste. Ao cessar o oferecimento, ela volta ao normal.
Mesmo sabendo que minicoelho pode comer beterraba, caso queira oferecer alguma raiz a ele, o ideal é conversar com o médico-veterinário para saber se é realmente necessário inserir o alimento.
Quais são as verduras seguras para os minicoelhos?
Os coelhos podem comer beterraba e mais diversos tipos de verduras. Inclusive, muitos tutores, tentando oferecer uma alimentação mais saudável, plantam as próprias verduras em casa para seus pets. Desse modo, elas ficam livres de agrotóxicos e podem ser consumidas com mais segurança.
Claro que para uma alimentação balanceada é preciso que as verduras sejam oferecidas de maneira bem variada. Caso elas não sejam orgânicas, devem ser bem higienizadas ou oferecidas sem casca aos coelhos.
Algumas verduras podem ser dadas diariamente, pois além de serem ricas em vitaminas, possuem fibras importantes para o bom funcionamento do intestino do pet. As fibras ainda ajudam a desgastar os dentes do minicoelho, que não param de crescer! Minicoelho pode comer beterraba e também:
- rúcula;
- escarola;
- agrião.
Existem outras verduras que devem ser oferecidas ocasionalmente, cerca de duas vezes por semana. Se você está se perguntando o que dar para minicoelho comer, além dos itens mencionados acima, saiba que também pode incluir na dieta do pet:
- acelga;
- alcachofra;
- brócolis;
- chicória;
- couve;
- espinafre;
- salsão.
Algumas folhas também são muito bem-vindas na alimentação do minicoelho, já que na natureza eles se alimentam de gramíneas e alguns tipos de ervas. Verifique logo abaixo:
- alecrim;
- alfafa;
- coentro;
- dente-de-leão;
- hortelã;
- manjericão;
- menta;
- salsinha;
- tomilho;
- trevo.
Além disso, eles podem comer as folhas de algumas frutas, como, por exemplo, amora, morango e framboesa. Aliás, as folhas verdes são as preferidas dos minicoelhos. No entanto, outros alimentos devem fazer parte da rotina deles para uma alimentação balanceada. Veja a seguir!
Qual é a melhor ração para minicoelho?
Existem diversas espécies de minicoelhos, mas a alimentação deles é a mesma: a base é composta por feno de boa qualidade, ração extrusada Premium ou Super Premium, verduras, alguns tipos de frutas e legumes.
Atualmente, as melhores rações para minicoelho são as extrusadas. Vale ressaltar que a ração deve ser específica para eles: jamais sirva uma ração de outro pet. O feno deve fazer parte da rotina de alimentação diária de um minicoelho, inclusive, deve ser oferecido à vontade. A principal função desse alimento é ajudar no sistema digestivo do orelhudo.
E quanto às frutas, será que minicoelho pode comê-las à vontade? Confira!
Minicoelho pode comer frutas?
Sim, as frutas são importantes na dieta dos minicoelhos. No entanto, nunca em excesso, pois são ricas em açúcar. Assim, ofereça, no máximo, duas vezes na semana, sempre de maneira variada.
Do mesmo modo que é melhor evitar a beterraba, algumas frutas também devem passar longe. Um caso extremo são as frutas tóxicas, que não podem ser consumidas em momento algum: o abacate da variedade avocato ou Hass, que possui uma substância chamada persina, responsável pelo óbito de alguns animais.
As folhas de tomate também são tóxicas para os minicoelhos, então, não ofereça a eles. Já as melhores frutas que podem ser colocadas no cardápio dos minicoelhos são:
- kiwi sem casca;
- maçã sem as sementes e sem casca;
- mamão sem sementes e sem casca;
- manga sem casca e sem caroço;
- melancia sem casca e somente a parte vermelha;
- melão sem a parte branca e sem casca;
- morango muito bem higienizados;
- pera sem as sementes e sem a casca.
- pêssego sem a casca e sem o caroço;
Agora que você sabe o que minicoelho pode comer, lembre-se de higienizar muito bem as frutas e oferecer sempre pequenas quantidades, mais como um agrado.
Além disso, já que o minicoelho pode comer beterraba, acompanhe as publicações do blog da Petz para entender ainda mais a dieta dos orelhudos! Para garantir comedouro, ração e demais itens que garantem o conforto do seu melhor amigo, visite uma de nossas lojas físicas ou acesse nosso e-commerce.