Tempo de leitura: 5 minutos
Minicoelhos são pets herbívoros, por isso, necessitam de uma alimentação balanceada à base de feno, ração, frutas, verduras e legumes frescos. Uma dúvida comum é se minicoelho pode comer brócolis, já que essa é uma hortaliça muito presente nos lares dos tutores.
Hoje vamos falar mais sobre a alimentação dos minicoelhos e os cuidados que devemos ter antes de servir qualquer alimento a eles. É muito importante saber o que pode ou não oferecer a eles, pois uma dieta errada pode implicar em grandes riscos ao seu animalzinho.
Será que minicoelho pode comer brócolis?
Se você tem interesse em adquirir um minicoelho ou já possui um, é fundamental saber mais sobre o que ele come para não errar na alimentação dessa fofura. Alguns alimentos podem ser tóxicos a ele, já outros podem causar alterações que vão desde desconfortos até o óbito do animal.
Em todos os casos, saber o que minicoelho pode comer é a melhor maneira de cuidar bem do seu pet. Para acabar de vez com a sua curiosidade, minicoelho pode comer brócolis. Aliás, é uma excelente hortaliça para a alimentação deles.
Tão importante quanto saber se minicoelho pode comer brócolis é reconhecer seus benefícios e como servir o alimento a eles. Veja em seguida.
Benefícios do brócolis para os minicoelhos
O primeiro benefício do brócolis para o minicoelho são as fibras presentes na hortaliça. A fibra é fundamental para a digestão dos orelhudos, pois mantém o trânsito intestinal adequado.
Na natureza, os coelhos têm como principal fonte de alimento as folhas verdes das gramíneas, além de consumirem também algumas raízes. Em cativeiro, é preciso ter cuidado com sua alimentação. Deve-se manter a oferta de alimentos rica em fibras para não causar problemas gastroentéricos.
Coelho pode comer brócolis, inclusive, o alimento é muito benéfico para os orelhudos. O brócolis possui ação anti-inflamatória. Além de reduzir as inflamações, ele possui minerais muito importantes, como o cálcio, o magnésio e o zinco, que contribuem para o fortalecimento dos ossos.
Ainda assim, alguns cuidados são necessários, principalmente se eles nunca se alimentaram com a hortaliça. Veja a seguir como dar brócolis aos minicoelhos do jeito certo.
Como dar brócolis ao minicoelho?
Primeiro, sempre compre verduras frescas, de boa procedência, e prefira hortaliças orgânicas. Higienize muito bem o brócolis antes de oferecer ao minicoelho, já que ele deve ser oferecido in natura.
Outro cuidado que devemos ter é que apesar de o brócolis ser benéfico e rico em fibras, o excesso do alimento pode causar desconfortos abdominais. Então, ofereça-o apenas uma ou duas vezes na semana.
Se for a primeira vez que você vai oferecer o brócolis ao minicoelho, dê em pequenas quantidades para que ele se acostume primeiro. Aliás, faça isso com qualquer alimento novo em sua dieta.
O minicoelho pode comer brócolis, mas para uma alimentação balanceada, o alimento não pode ser nem a base, nem o principal alimento dos orelhudos. Por isso, outros alimentos devem ser incluídos em sua rotina. Mas você sabe com que frequência?
Com que frequência posso dar verduras, legumes e frutas ao minicoelho?
Para uma dieta balanceada, é preciso se atentar a alguns detalhes relacionados à alimentação do pet. Primeiro, a base da alimentação dos orelhudos deve ser o feno, sendo que este é oferecido à vontade e sempre de boa qualidade.
Outro alimento importante é a ração para minicoelhos. Ela deve ser servida diariamente, de acordo com o peso do animal e as orientações do fabricante. Vale lembrar que atualmente as melhores rações para minicoelho são as extrusadas Premium a Super Premium.
Isso porque elas possuem alimentos selecionados conforme as necessidades nutricionais dos coelhos. No processo de fabricação, os ingredientes são moídos e homogeneizados. Assim, em cada grão tem um pouquinho daquilo que eles precisam.
Já a importância do feno para os coelhos está relacionada ao seu sistema digestivo e ao desgaste dos dentes. No entanto, compre feno de qualidade! Aliás, você pode fazer um jardim interativo para seu minicoelho, pois o feno nada mais é do que um capim desidratado.
Outras opções para o minicoelho
Oferecer capim fresco também é uma ótima opção, mas lembre-se: certifique-se de que o mesmo possui boa procedência. Nesse jardim, você pode plantar diversos tipos de matinhos, como, por exemplo: alecrim, erva-doce, salsa, manjericão, milho de pipoca, entre outros.
Porém, o que dar para minicoelho comer além desses alimentos? Vale ressaltar que é sempre de grande importância contar com a ajuda de um médico-veterinário para entender melhor a dieta mais adequada para o seu pet!
E quanto às frutas?
As frutas devem ser oferecidas ocasionalmente, cerca de duas vezes por semana, por ter uma quantidade grande de açúcar. O ideal é variar entre aquelas permitidas ao minicoelho. Veja quais são:
- banana;
- cereja;
- manga;
- maçã;
- pera;
- melão;
- tangerina;
- papaia;
- kiwi;
- pêssego;
- morango.
Quais verduras e legumes o minicoelho pode comer?
Algumas folhas e verduras podem ser oferecidas todos os dias aos minicoelhos, assim como o feno. Folhas de cenoura e rabanete, agrião, rúcula, agrião e escarola também devem ser muito bem higienizadas.
Outras verduras podem ser oferecidas cerca de duas vezes na semana, como é o caso do brócolis. Entre elas estão: acelga, repolho, aipo, couve-flor, hortelã, couve, pimentão, pepino, berinjela, alfafa e cenoura. Não se esqueça de lavá-los muito bem.
Hoje você soube que minicoelho pode comer brócolis e outros tipos de alimentos. Nunca deixe restos em sua gaiola, pois além de juntar moscas, ao ingerir o alimento degradado, o animal poderá ter desconfortos intestinais. Para conferir mais conteúdos como este, acompanhe as publicações do blog da Petz!