Tempo de leitura: 4 minutos
Os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que possuem morfologia e fisiologia adaptadas principalmente para o consumo de carne. Mesmo assim, é muito comum que os bichanos se interessem por alimentos de origem vegetal. Nesse sentido, você sabe se gato pode comer berinjela?
Se gatos são carnívoros, como eles podem comer vegetais?
Essa é uma pergunta muito comum entre os gateiros, e não é para menos: se de um lado sabemos que os gatos são carnívoros estritos, de outro, é muito comum que o bichano demonstre interesse por vegetais, provocando perguntas como: “Gato pode comer berinjela?”.
Sem dúvidas, os alimentos de origem animal são não apenas comidas que gatos podem comer, mas os mais essenciais e que devem ser a base da alimentação deles. Isso porque é somente a partir deles que os gatos conseguem obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento de seu organismo.
Aqui, fazemos um destaque para os aminoácidos essenciais, tais como arginina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, taurina e triptofano. A falta desses nutrientes pode trazer consequências graves para o bichano.
O que acontece se os gatos não receberem tais aminoácidos?
Entre os sintomas da deficiência de aminoácidos estão desde queda de pelo, associada aos aminoácidos, metionina e cisteína, até problemas cardíacos, neurológicos e de visão.
Alguns aminoácidos essenciais, como o triptofano e a metionina, também podem ser encontrados em algumas plantas. O problema é que, por sua fisiologia carnívora, o organismo dos bichanos não é capaz de absorvê-los corretamente a partir dos vegetais.
Feitas essas ressalvas, existem frutas e legumes que gatos podem comer como petisco de vez em quando. Além de serem alimentos em geral com menos gorduras e calorias do que petiscos prontos para gatos — o que é boa notícia para pets acima do peso —, eles também contribuem com o aporte de fibras, auxiliando no trânsito intestinal.
Pode dar berinjela para gato ou faz mal?
Certos vegetais podem ser oferecidos ao gato em quantidade moderada sem problemas. Já outros possuem componentes que não são metabolizados adequadamente pelo organismo deles, podendo provocar intoxicações. Com isso, será que gato pode comer berinjela?
Da família das solanáceas, da qual também fazem parte as batatas, os tomates e as pimentas, a berinjela, quando crus, contém uma substância chamada solanina que faz com que sejam alimentos tóxicos para gatos. Entre os sintomas da intoxicação de gatos por solanina estão:
- náusea;
- vômitos;
- falta de apetite;
- salivação excessiva;
- letargia.
Uma vez que a solanina é uma molécula instável bastante suscetível à ação do calor, fazer o cozimento da berinjela seria suficiente para reduzir sua toxicidade. Entretanto, haja vista que ela não agrega benefícios à dieta, o melhor é evitá-la sempre, dando preferência a outros vegetais mais seguros.
Algumas opções, como o pepino e a abobrinha, são ricos em água, o que pode auxiliar na ingestão hídrica de pets que se alimentam de ração seca, além de serem alimentos que gatos podem comer com tranquilidade. Sendo assim, gato pode comer berinjela? A resposta é: não é recomendado.
Entre as frutas, algumas das opções mais acessíveis e recomendadas são maçã, pera, melão e melancia. Elas devem ser oferecidas higienizadas, em boa condição de consumo e sem sementes.
Alimentação felina: como proporcionar uma nutrição completa
Na natureza, a dieta dos felinos é constituída principalmente pela carne de suas presas. Já em ambiente doméstico, a maneira mais prática de garantir uma nutrição completa e balanceada ao amigo de quatro patas é investir em uma ração de qualidade.
Formuladas com proteínas de origem animal e enriquecidas com vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, as rações para gato possuem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo dos gatos, de acordo com faixa etária, estilo de vida e condições de saúde especiais, como estresse, problemas digestivos ou renais. As rações podem ser encontradas em duas versões:
Ração seca
É mais prática e acessível. O processo de extrusão, que desidrata os alimentos, aumenta sua durabilidade e permite que ela possa ser armazenada por períodos mais longos e sem a necessidade de refrigeração, desde que mantida em recipientes fechados e protegida do calor e da umidade.
Ração úmida
É mais cara e tem menor durabilidade do que a ração seca quando está aberta. Sua principal vantagem é aumentar a ingestão hídrica, auxiliando na prevenção de problemas renais, bastante frequentes em gatos domiciliados.
Carne crua: por que ela não é a melhor opção para o gato
Por serem carnívoros, os gatos não devem seguir uma dieta à base de alimentos vegetais, como as dietas vegetariana e vegana. No entanto, tampouco é recomendado tentar simular a dieta dos felinos selvagens, oferecendo ao bichano apenas carnes cruas. Aliás, carnes cruas são alimentos proibidos para gatos!
De acordo com pesquisas, pets que são alimentados com carne crua têm muito mais chance de apresentarem micro-organismos em suas fezes. Nesse sentido, os especialistas destacam que não existe congelamento profilático, a única maneira de diminuir o risco de contaminação é por meio do cozimento dos alimentos.
Gostou de saber se gato pode comer berinjela? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para mais conteúdos como este! Conte com a nossa ajuda para entender cada vez melhor a dieta do seu amigo de quatro patas!