Quando o assunto é alimentação dos felinos, há inúmeros fatores aos quais devemos estar atentos, talvez o principal seja o tipo de ração. Há ração seca e há a mais úmida, como é o caso da ração em lata e em sachês para gatos, qual é a mais indicada?
A ração comercializada em sachês para gatos tem prós e contras. Antes de tudo, vale ressaltar o que é a ração em sachê para os gatinhos. O sachê é uma ração mais úmida, feita dos mesmos nutrientes da ração seca, porém acrescida de uma quantidade de líquido.
Os sabores do sachê variam e parecem agradar demais o paladar dos gatos. Deve-se evitar, contudo, o sachê de sabor peixe, pois há alta incidência de alergia em relação a frutos do mar.
Os prós e contras da ração em sachê
Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?
Houve muita discussão se o sachê para gatinhos era prejudicial ou não. Fato é que a ração em sachês concentra mais nas fontes de produtos animais, mas utiliza os miúdos, que são um pouco farelados e não recomendados. Também falta mais fonte de nutrientes vegetais, a alimentação do gato precisa ser balanceada.
Por ser um pouco mais salgada que a ração seca, os gatos parecem gostar mais. A alta quantidade de sódio não é indicada se acima de 1,6g a cada 100g da ração, você deve estar atento a isto, pois se ultrapassar, seu gato irá desenvolver problemas renais e urinários.
A ração sachê para gatos tem como sua maior vantagem o fato de conter líquido, pois os gatos não tomam a quantidade diária de água que deveriam tomar, e assim desenvolvem facilmente doenças renais.
Se tiver muito sódio, desconsidere a opção, pois a única vantagem do sachê seria anulada pelo sódio.
O indicado é misturar o sachê para gatos na ração seca, para estimular o bichano a se alimentar de ambas, equilibrando, assim, com a ração seca o que falta no sachê. A comida caseira também pode ser incorporada à dieta do felino, desde que feita seguindo alguns cuidados, como você pode ver neste link.
Por gostarem muito do sachê, recomenda-se que dê ao gato, mas nem todos os dias e nem como principal fonte de alimento. Dê o sachê ao seu gato como um agrado, não como refeição diária. A saúde e o paladar do seu bichano agradecem.
Link deste artigo:
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.
var FB_APP_ID = '106494692855697'; var FB_SCOPE = 'user_birthday,email, publish_actions';
///*** LOAD AND START FB API ***///
window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : FB_APP_ID, xfbml : true, status : true, cookie : true, version : 'v2.8' }); FB.AppEvents.logPageView(); };
(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = " fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
var facebookLogin = function() { FB.login(function(response) { if (response.authResponse) { $('#give_me').val('Obrigado! :)'); } else { console.log('User cancelled login or did not fully authorize.'); } }, { scope: FB_SCOPE }); }
///*** <./ LOAD AND START FB API ***///