Pular para o conteúdo

Aprenda como fazer kokedama para orquídeas

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sempre quis ter um arranjo de flores em casa, mas não tem espaço? Saiba que existe uma solução prática, fácil e econômica: aprender como fazer kokedama para orquídeas. Assim, além de aproveitar a beleza dessas lindas flores, é possível conhecer uma técnica querida por inúmeros amantes de plantas.

Colocar kokedamas penduradas é uma maneira bem simples de evitar “entulhar” a sua casa e utilizar um espaço que é usado raramente, como o teto. Porém, para isso, é preciso saber como fazer esse tipo de arranjo, não é mesmo? A seguir, você confere um passo a passo fácil de acompanhar.

como cuidar de orquideas meio

Afinal, o que é uma kokedama?

Para um amante de orquídeas, o termo kokedama pode não ser tão estranho. Porém, isso não quer dizer que ele seja totalmente conhecido. Afinal, a origem do nome é japonesa, e a tradução é “bola de musgo”, que se refere à aparência do arranjo. Essa é uma técnica japonesa usada para criar um vaso somente com musgos, substratos e argila.

O processo é simples, mas garante tudo o que a orquídea precisa para sobreviver e prosperar. Além disso, as kokedamas — vasos em forma de esferas — são ornamentais e ecologicamente corretas, já que não exigem o uso de um recipiente de plástico, por exemplo.

É possível aprender como fazer kokedama para orquídeas de várias formas, seja para pendurar, seja para colocar sobre uma superfície. Como o item é algo artesanal, você pode dar a ele o formato que necessita e deseja.

O que é preciso para fazer uma kokedama?

Aprender como fazer kokedama é um processo que pode ser bem divertido. Inclusive, essa é uma maneira de personalizar e trazer um pouco de si para a decoração do ambiente, já que é você mesmo quem vai produzir o item. Além disso, o processo de criação é econômico, pois a lista de materiais necessários não é extensa.

Está pronto para entender melhor como fazer kokedama para orquídeas? A seguir, você confere a lista dos materiais que vai precisar para começar a criar o vaso ecologicamente correto. Confira.

  • Musgo de turfa;
  • Argila expandida;
  • Água;
  • Pedrinhas;
  • Húmus de minhoca;
  • Substrato para planta;
  • Linha de sisal ou barbante;
  • Tesoura;
  • Muda de orquídea.

Quando estiver com todos esses materiais em mãos, você já vai poder conferir como fazer kokedama passo a passo. Então, acompanhe as informações a seguir para iniciar os trabalhos.

como cuidar de orquideas topo

Como fazer kokedama para orquídeas

Não espere mais para aprender como fazer kokedama para orquídeas! Nos tópicos abaixo, você encontra um guia completo para montar o seu vaso com substrato, musgo e argila. Confira.

1. Separe a orquídea

O primeiro passo para começar a fazer a sua kokedama para orquídeas é separar a flor que vai ser replantada no vasinho. Uma dica é limpar bem as raízes e tratá-las, caso estejam debilitadas. Assim, é possível garantir sucesso na primeira etapa da criação do arranjo.

2. Deixe o musgo de molho

Para utilizar o musgo, é preciso deixá-lo por 15 minutos submerso em água (1,5 L). Caso a sua muda esteja doente, aplique algumas gotas de enraizante. Assim, você pode fortalecer as raízes um pouco.

3. Coloque o substrato em uma rede

Você pensa em colocar a sua orquídea em contato direto com o substrato? Para isso, separe a casca de pinus e o carvão e coloque-os na rede. Depois, forme uma bolinha, amarrando o substrato.

4. Faça uma bolinha com o musgo

Agora, com a sua orquídea bem posicionada, coloque o musgo em volta da raiz. Lembre-se de que ele precisa grudar, pois não pode soltar facilmente da rede e das raízes. Essa é uma forma de garantir que tudo fique seguro.

O próximo passo é pegar o barbante e prender a bolinha que se formou, evitando que o musgo caia. Circule o barbante várias vezes em volta do arranjo, fazendo um nó ao final. Certifique-se de que tudo está bem firme!

5. Pendure onde quiser

Agora, você já aprendeu como fazer kokedama para orquídeas! Só falta encontrar o lugar perfeito para pendurar sua plantinha. Lembre-se de que você pode usar o próprio barbante para criar um pendente e fixá-lo em uma floreira, uma treliça ou um pergolado. Tudo é permitido, desde que respeite as necessidades da flor.

Além de orquídeas, quais outras plantas é possível plantar?

Da mesma forma que você aprendeu como fazer kokedama para orquídeas, é possível criá-la para outras plantas. Elas prosperam nas mesmas condições, e você ainda ganha um lindo arranjo para decorar a sua casa. Veja a lista de mudas de flores que podem ser escolhidas.

  • Lírio-da-paz;
  • Samambaia;
  • Flor-de-maio;
  • Bromélia;
  • Planta-jade;
  • Planta-aranha;
  • Begônia;
  • Suculenta.

Você teria alguma delas em casa, além das orquídeas? Com essas opções, é possível garantir um espaço verde particular sem ocupar muito espaço, usando somente o teto!

como cuidar de orquideas

Agora, caso você queira um aliado para ajudar na criação da kokedama, conte conosco! Acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo on-line. Nele, é possível encontrar vários produtos de qualidade, feitos para os amantes de jardinagem. Confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *