Pular para o conteúdo

Gatos que Saem à Rua – Cuidados

  • por

Os gatos são animais independentes. Os gatos que saem à rua são a maior prova dessa independência toda. Mas já parou pra imaginar por onde seu gato anda quando dá uma voltinha de madrugada e que você precisa estar atento a certos cuidados?

Os gatos que saem à rua, o fazem por muitos motivos, pra namorar, para caçar, para apenas passear ou para fazer suas necessidades num ambiente diferente. Mas rua não é lugar ideal para um gato.

Gatos sobrevivem vivendo nas ruas sim, exemplo maior disso são os gatos de rua, mas o gato doméstico, o que está acostumado com o conforto de casa, pode ter complicações nessas passeadas na noite.

 

Cuidados necessários

 

Leia Mais: Gato também precisa de anti-pulgas?


Os gatos que saem nas ruas estão expostos a uma série de doenças, como a rinotraqueite, que é a gripe dos bichanos; a clamidiose, uma bactéria que causa conjuntivite; a panleucopenia, que é uma virose; a toxoplasmose; o verme dipilidium que é transmitido pela pulga, facilmente possível de ser pega nas ruas; a hemobartonela, que causa anemia e a sarna.

 

 

É impossível evitar as saídas do seu gato, pois ele precisa dessas saídas, ficar ao ar livre, e como gato não é animal para se manter em coleira, você dificilmente conseguirá prendê-lo. O que você pode fazer é manter seu felino com as vacinas em dia, isso é de extrema importância, assim ele não fica tão exposto a contrair doenças.

Entre outros cuidados aos quais você deve estar atento para não tornar os passeios dos gatos que saem à rua num problema, é colocar uma coleira. Não para prender, mas para identificar. Na coleira pode constar o nome do gato e o telefone para contato com o dono, caso o gato se perca ou seja encontrado machucado.

Também é importante que na casa tenha uma saída/entrada de fácil acesso para o gato, assim ele pode voltar quando quiser. Uma boa alternativa é acoplar uma portinha para gatos na porta dos fundos da casa.

Link deste artigo:

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *